sexta-feira, 27 de maio de 2011

Museu Julio de Castilhos Recebe Portas Restauradas

A fachada do Museu Julio de Castilhos está com novo rosto. Na manhã dessa quarta-feira (25) iniciou a colocação das portas restauradas.
O processo de restauração, além de incluir os procedimentos de conservação, preocupa-se com a valorização dos valores históricos e estéticos, conferindo ao trabalho a qualidade de obra histórica única. Esse processo busca conservar e proteger a estrutura da fachada da casa onde viveu Julio de Castilhos da atuação de agentes externos, como a temperatura, umidade e ação do ar, de forma a favorecer a proteção aos materiais constitutivos da obra.
Com a supervisão técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) está sendo realizado o polimento e redefinição da pintura das esquadrias, um trabalho específico sobre as figuras presentes nas portas da casa e o acabamento das mesmas, assim como a colocação dos balaustre de mármore.
O Museu Julio de Castilhos é uma das instituições museológicas vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro em número de museus.
 
Museu Julio de Castilhos
Rua Duque de Caxias, 1.205 – Centro – Porto Alegre
A instituição fica aberta ao público de terças a sábados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.
Telefone (51) 3221.3959, no site www.museujuliodecastilhos.rs.gov.br ou
pelo e-mail museu_juliodecastilhos@cultura.rs.gov.br

Texto e Foto: Rodrigo Vieira Ribeiro
Edição: Asscom/Sedac

Nenhum comentário:

Postar um comentário