sexta-feira, 13 de maio de 2011

Universo Feminino Retratado em Mostra no Museu Júlio de Castilhos

Aberta na noite dessa terça-feira (10) a exposição Tecendo...Memórias do Feminino, que fica aberta ao público de terças a sábado das 10h às 18h. Com esse evento a Secretaria de Estado da Cultura integra a programação da 9ª Semana Nacional de Museus, que também apresenta palestras e filmes.
O Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro que possui um mês dedicado aos museus, que é este mês de maio, pois no dia 18 se comemora o dia Internacional de Museus. A exposição Tecendo...Memórias do Feminino é composta com obras do acervo do Museu e conta com a parceria da secretaria de Políticas para as Mulheres e do Instituto Brasileiro de Museus.
Na cerimônia de abertura o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, lembrou que possui uma ligação especial com o Museu Júlio desde os seus tempos de criança, quando estudava no colégio Anchieta, que ficava ao lado do Museu. “Temos que festejar essa iniciativa da exposição em homenagear as mulheres, com suas conquistas ampliadas no mundo. Há muito o que recuperar ainda e é uma mostra emblemática nesse momento de transformação política em que se encontra o estado”, disse o secretário.
A secretária de Estada das Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, disse que a exposição lança um desafio a todos e todas para mergulhar na lembrança desses cenários de dureza para as mulheres que estão marcados nas fotos. “O desafio de conseguir mergulhar na história da vida de cada mulher ali retratada e que nos remete ao presente”, afirmou a secretária Márcia.
O diretor do Museu Júlio de Castilhos falou sobre o novo momento na expografia da instituição que se inicia com essa mostra. Além da exposição Tecendo...Memórias do Feminino há outras atividades programadas para o mês dos museus.

18/05 – 19h
Isabel Almeida – diretora do Arquivo Público - APERS – Afinal, onde estão as mulheres no Arquivo Público? Gênero, Memória e História

26/05 – 19h –
No Cineclube do Museu- exibição do filme – Ventre Livre - de Ana Luiza de Azevedo- entrada Franca.

Semana dos Museus

A Semana Nacional de Museus ocorre anualmente em celebração do Dia Internacional dos Museus, que é 18 de maio. Durante uma semana as instituições museológicas de todos o país promovem eventos em torno de um mesmo tema, que em 2011 é Museu e Memória.

Texto e foto: Asscom Sedac

Um comentário:

  1. Que tristeza não poder ter ido! Mas parabéns pela iniciativa e realização, realmente fantástico!

    ResponderExcluir