sábado, 21 de maio de 2011

Vice Diretora do Museu do Índio do Rio de Janeiro Faz Palestra no Museu Julio de Castilhos

O Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, em parceria com o Museu Julio de Castilhos, realizou nessa sexta-feira (20) palestra com a antropóloga e vice diretora do Museu do Índio do Rio de Janeiro, Ariuza Almeida .
O Museu do Índio, órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio (Funai), vinculada ao Ministério da Justiça, foi criado por Darcy Ribeiro, no bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 1953. É a única instituição oficial no país, exclusivamente dedicada às culturas indígenas.
Durante sua explanação Ariuza, apresentou a estrutura do Museu do Índio, que conta hoje com laboratórios de conservação, reservas técnicas, biblioteca e galerias, além de dar ênfase às exposições de longa duração e mostras temporárias realizadas pela instituição. Num segundo momento foram apresentadas as experiências realizadas no campo da expografia e de ações educativas. Segundo Ariuza os projetos da instituição buscam associar entretenimento, educação e estudo, transformando o Museu do Índio em forte referência para pesquisadores e interessados na questão indígena.
O Museu Antropológico e o Museu Julio de Castilhos são instituições vinculadas a Secretaria de Estado da Cultura.

Texto e Foto: Rodrigo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário