quinta-feira, 21 de março de 2013

Errei o Palpite do Papa

Errei mesmo o palpite sobre o nome que seria escolhido pelo conclave para o papado, José Mário Bergóglio, Cardeal Franciscano de Buenos Aires, agora Papa Francisco, foi uma surpresa para todos, que inicia seu pontificado trazendo esperança aos fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana.
O nome do Santo escolhido para seu pontificado, ligado ao cuidado dos pobres e dos animais, trouxe um sentido de simplicidade, mostrando sinais de uma igreja mais peregrina e mais próxima de suas comunidades. Seu primeiro gesto como pontífice, antes de dar a benção, pediu que o povo o abençoasse intercedendo por ele junto a Deus. Sinal este, de quem entende o sentido de comum união entre igreja e povo.
Presidenta Dilma foi a primeira audiência pública do Papa Francisco
Um Papa pobre, que tem mostrado em gestos cotidianos, simplicidades, partilha e gestos de fraternidade para com o próximo, atentando para que a igreja aproxime-se mais da construção da paz e amenize os sofrimentos daquele que sofrem com a pobreza.
O primeiro Papa Sul-Americano, aponta os olhos para a caridade, mostrando que a fé também precisa ser construída com o gestual, com o exemplo, com a mudança de hábitos. Essa é a esperança que a igreja começa a perceber, como disse o Teólogo Leonardo Boff no programa Rodaviva "[...] o Papa trará uma mudança pastoral muito importante [...] esperemos dele, não uma mudança radical na teologia da igreja, mas uma mudança gradual que trazem sinais da igreja mais proxima de seus fiéis".
Que possamos nós, dar tempo, antes de criticar, para entender os sinais que este pontificado esta emitindo, trazendo boas novas.
Errei, mas parece que a igreja acertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário