domingo, 3 de março de 2013

Lauermann é Eleito Prefeito de Novo Hamburgo

Com 55,84% dos votos válidos (70.521), Luis Lauermann (PT) venceu a nova eleição para prefeito de Novo Hamburgo, na Grande Porto Alegre, realizada neste domingo. Paulo Roberto Kopschina (PMDB) ficou em segundo, com 44,16%. Em Eugênio de Castro, também no Rio Grande do Sul, Daltro Steglich (PSDB) teve 53,53% (1.214) e assumirá a prefeitura. 

Luis Lauermann Foto: Divulgação
Luis Lauermann Foto: Divulgação
Em Novo Hamburgo, durante a campanha, a oposição pediu a impugnação de Kopschina, alegando que ele não teria se desligado de um cargo de direção do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sinprofar) no RS, no prazo correto, mas o peemedebista teve o registro aceito em primeiro grau. A coligação de Lauermann então recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral e o pedido deve ser julgado ainda nesta semana.
No dia 30 de agosto do ano passado, o TRE-RS indeferiu o pedido de registro de candidatura do então prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann (PT). Os juízes entenderam que a condenação sofrida pelo político em 2004, pela participação irregular em evento para inaugurar um Centro de Atenção Socioeducativo, ainda estava em vigor no momento do registro de sua candidatura.
O ex-prefeito recorreu ao TSE, mas a decisão do TRE-RS foi mantida. Como obteve mais de 50% dos votos válidos, uma nova eleição suplementar foi determinada. Zimmermann chegou a pedir novamente o registro para participar do pleito, mas teve a solicitação negada pelo juízo eleitoral da 76ª zona eleitoral e o candidato foi trocado por Lauermann.

Fonte: Site Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário