sábado, 9 de março de 2013

MinC Troca Comando de Autarquia dos Museus


O antropólogo José do Nascimento Júnior foi exonerado anteontem da presidência do Instituto Brasileiro de Museus. Ele criou há quatro anos o órgão do Ministério da Cultura responsável pela gestão de museus e estava na pasta há dez anos, desde a gestão de Gilberto Gil (2003-08).
Nascimento Júnior é mais um a cair na onda de trocas levada a cabo pela ministra Marta Suplicy desde que assumiu o MinC há seis meses.
Deixaram o ministério o secretário de políticas culturais, Sergio Mamberti, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira Araújo, e o titular da Fundação Casa de Rui Barbosa, Wanderley Guilherme dos Santos.
"Não há nenhuma crise com a ministra", disse Nascimento Júnior à Folha. "Há um ciclo de mudanças no ministério. Era uma vontade minha. O Mamberti está saindo, outros estão saindo, e eu estava buscando uma saída."
À frente do Ibram, Nascimento Júnior teve como bandeiras a aquisição de obras para acervos federais -75 mil itens foram incorporados a coleções públicas- e a desoneração da importação e exportação de obras de arte, projeto que não avançou.
Até o fechamento desta edição, o MinC não havia anunciado o substituto de Nascimento Júnior.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário