terça-feira, 29 de junho de 2010

Na Convenção do PT

Estive no último sábado na convenção do Partido dos Trabalhadores do RS, e pude comprovar o grande clima de entusiasmo emtorno da Candidatura Dilma - Presidente, Tarso - Governador, Beto Grill - Vice Governador, Paim - Senador, Abigail - Senadora, e os demais deputados federais e estaduais.
O Companheiro Zelmute, candidato a Deputado Estadual, se ressaltou por seu bom trânsito interno dentro do partido, característica que demonstra sua capacidade de interlocução com o PT e a base que forma o partido, o credenciando com um forte postulante a assumir uma cadeira na Assembléia Legilsativa Gaúcha. Acredito na força desta candidatura que representará com força a metade sul de nosso estado.
Vamos lá fazer a diferença, com uma Unidade Popular Pelo Rio Grande!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Tarso Governador do Rio Grande


Com esta palavra de ordem, mais de mil petistas entre delegados e convidados, homologaram o nome de Tarso Genro como candidato do partido ao governo do Estado, na manhã deste sábado (26) no centro de Eventos do Plaza São Rafael em Porto Alegre. Os 600 delegados do PT/RS também aprovaram o nome dos 75 candidatos a deputados estadual e 18 a federal. A candidata do PT a presidência da República, Dilma Roussef enviou sua manifestação de apoio e entusiasmo com as candidaturas da Unidade Popular pelo Rio Grande lida pelo ex-governador Olívio Dutra.

Unidade e desenvolvimento

O ato político, que contou com a presença dos seis partidos (PT, PSB, PCdoB, PR, PPL e PRTB) que formam a coligação UNIDADE POPULAR PELO RIO GRANDE, encerrou com a manifestação do candidato a governador Tarso Genro que rebateu a imagem de isolamento que vinha sendo atribuída a sua candidatura. “Essa unidade demonstrada aqui hoje, ressaltou ele, quebra uma série de tabus. Entre eles, o que nós estávamos isolados”, abriu seu discurso.
Ao falar do governo federal, o ex-ministro destacou, “quando Lula chegou à presidência nós tínhamos um país na falência, graças a um governo neoliberal e privatista. Mas com responsabilidade e reforço no investimento público o Brasil cresceu”, referindo-se aos números de crescimento que marcam o governo Lula. “E será este caminho que vamos traçar para o Rio Grande, tirando o Estado do isolamento, da falta de investimento público em áreas fundamentais para seu desenvolvimento”, sublinhou.
Sobre a participação popular, Tarso Genro destacou que ela está presente já na construção do programa de governo, trabalhado através de várias ferramentas. “Neste programa que nos unifica, teremos uma grande participação popular. Vamos retomar o Orçamento Participativo, reforçar a Consulta Popular, os Coredes, os Comudes, e ter no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social nossa instância de consensos para governo o Rio Grande”, aprofundou o candidato ao governo do Estado. “O nosso lado é o lado dos trabalhadores e trabalhadoras, das mulheres, dos negros, dos pobres e de todos aqueles que querem desenvolvimento com distribuição de renda
Para os movimentos sociais deixou claro que não serão tratados como caso de polícia, “saibam os professores e demais servidores que entre o governador e os trabalhadores não estará a Brigada Militar para reprimir, e se comprometeu em retirar a UERGS da UTI e transforma-lá em referência no ensino superior e técnico. O piso dos professores também será implementado”.
Para desenvolver o Rio Grande, Tarso Genro garante que “aqui terá lugar para quem trabalha, para quem quer investir e produzir. Também estaremos abertos aos investimentos de fora do estado, fazendo nossa base produtiva crescer”.
O candidato a vice Beto Grill destacou a trajetória de Tarso Genro como Ministro, “Tarso, você na Educação revolucionou o ensino superior através do PROUNI. No Ministério da Justiça foi responsável pelo maior programa voltado para a segurança pública, o Pronasci. Mas você também foi responsável por montar uma coalizão propositiva e com base no diálogo e na consertação política consolidou as políticas do presidente Lula, por isso, a marca da campanha acompanha tua trajetória, Rio Grande do SUL, do BRASIL e do MUNDO, fez a analogia.
Candidato a reeleição, o senador Paulo Paim(PT) lembrou de momentos de luta junto com os construtores do PT, disse que “o companheiro Lula estará a o nosso lado na campanha como um militante, levando junto milhares de pessoas pelo Rio Grande e pelo Brasil”, apoio que reforça as bandeiras de luta do PT e seus aliados.
Candidata ao senado Abigail Pereira (PCdoB) afirmou “a nossa proposta, a nossa aliança vai colocar o Rio Grande de frente para o Brasil e para o desenvolvimento do Estado”.
O ex-governador Olívio Dutra foi responsável por ler a carta que Dilma Rousseff enviou para a convenção. Trecho da carta destacou, "O povo tem dito que quer a continuação do projeto iniciado pelo presidente Lula. O povo já compreende que eu represento a continuidade deste processo de mudança. Aqui no Rio Grande do Sul, o povo já percebe que Tarso Genro representa Lula. E que nós todos - o Partido dos Trabalhadores, Tarso Genro e eu - vamos continuar mudando o Brasil e vamos mudar o Rio Grande do Sul. Eu conto com vocês para fazer avançar a obra do presidente Lula. E vocês e o Rio Grande podem contar comigo. Sempre".
O deputado federal Beto Albuquerque (PSB) falou da chapa Tarso Genro/Beto Grill, "Tarso, terás um vice leal. Terás um PSB leal. Se não era a minha vez de ser candidato, é porque é a tua vez de ser o governador. Você é um homem de trajetória e de realizações no Rio Grande do Sul, no Brasil e no Mundo.
O presidente do PR, João de Deus Antunes registrou, “entendemos que é possível realizar uma grande transformação no Rio Grande para dar mais dignidade e respeito ao povo gaúcho”.
A deputada federal Manuela D´Ávila (PCdoB) recordou a trajetória de lutas que sempre unificou o campo popular e de esquerda, “a nossa aliança não é para construir sonhos. Juntos, nós já realizamos muita coisa para melhorar a vida das pessoas e vamos continuar construindo estas mudanças.
O presidente do PT Raul Pont, também destacou a união dos partidos do campo popular e de esquerda, “nós estamos unificados não por uma questão eleitoral. Esta é uma aliança ampla e que tem compromissos. Entres estes compromissos está a luta para recompor o piso regional criado pelo governador Olívio”.
O presidente do PSB, Caleb de Oliveira afirmou, “nós estamos firmando um compromisso para juntos construir um Rio Grande mais justo.”
O presidente do PCdoB Adalbarto Frasson já projetou “essa é uma aliança forte, consolidada que nos une e vai nos levar a vitória aqui e no Brasil com Dilma.
A presidente do PPL Mari Perusso destacou, hoje é um dia especial porque esta é uma coligação que une partidos comprometidos com a sociedade.
O presidente do PRTB Ricardo Senna garantiu, “estamos orgulhos de fazer parte desta coligação”.

Fonte: Site do PT/RS

A Força da Nominata Petista

Na sua convenção o Partido apresentou sua nonimata de candidatos a deputados federais e estaduais, demonstrando a força da candidatuta Tarso a Governador, na oportunidade foram citados os 18 candidatos a federais e os 75 candidatos a estaduais.
O PT ainda deve se coligar com o PRTB na proporcional para a Assembléia Legislativa. Esta nominata forte, de ampliar os espaços do partido na assembléia legislativa do RS, e no congresso nacional.

Deputado(a) Federal

Vale do Sapateiro
Novo Hamburgo
Clemente Krechowiek

Vale do Rio dos Sinos
Nova Santa Rita
Dionilso Marcon

Litoral Sul
Rio Grande
Dirceu Lopes
Fronteira Noroeste
Santo Cristo
Elvino Bohn Gass

Fronteira Oeste
Santana do Livramento
Emília Fernandes

Centro
Santa Maria
Fabiano Pereira

Litoral Sul
Pelotas
Fernando Marroni

Porto Alegre
Henrique Fontana

Alto Uruguai
Erechim
Ivar Pavan

Porto Alegre
Luiz Fernando R. Sousa

Vale do Rio dos Sinos
Canoas
Marco Maia

Porto Alegre
Maria do Rosário

Porto Alegre
Paulo Ferreira

Centro
Santa Maria
Paulo Pimenta

Serra
Caxias do Sul
Pepe Vargas

Vale do Rio dos Sinos
São Leopoldo
Ronaldo Zulke

Vale do Sapateiro
Campo Bom
Suzana Ambros Pereira

Deputado (a) Estadual

Porto Alegre
Adão Villaverde

Porto Alegre
Aldacir Oliboni

Litoral Sul
Rio Grande
Alexandre Lindenmeyer

Altos da Serra
São José do Ouro
Algacir Menegat

Alto Uruguai
Erechim
Altemir Tortelli

Vale do Rio dos Sinos
São Leopoldo
Ana Affonso

Vale do Rio Pardo
Santa Cruz do Sul
Ari Thessing

Vale do Taquari
Arroio do Meio
Aurio Scherer

Porto Alegre
Carlos Todeschini

Vale do Paranhana
Parobé
Claudio Roberto Ramos da Silva

Centro
Tupancireta
Cristiano Aquino

Vale do Gravataí
Gravataí
Daniel Bordignon

Vale do Taquari
Estrela
Denise Rodrigues Goulart

Vale do Sapateiro
Sapiranga
Deoclécio Grippa

Centro
Santa Maria
Diógenes Berthes da Silva

Litoral Sul
Pelotas
Dione Soares Manetti

Porto Alegre
Edegar Pretto

Vale do Gravataí
Viamão
Ederson dos Santos – Dedo

Vale do Rio dos Sinos
Sapucaia do Sul
Edson Portilho

Vale do Sapateiro
Sapiranga
Egon Kirchhein
Vale do Rio dos Sinos
São Leopoldo
Eliene Amorin dos Santos

Vale do Rio dos Sinos
Canoas
Emílio Millan Neto

Serra
Bento Gonçalves
Enio Eliseu Ceccagno

Encosta Superior do Nordeste
Nova Prata
Everson Marca

Vale do Rio Pardo
Sobradinho
Gabriel Humberto de Sousa

Fronteira Oeste
Alegrete
Giovanna Vargas

Fronteira Oeste
Santana do Livramento
Glauber Goulart Lima

Fronteira Noroeste
Santa Rosa
Jeferson Oliveira Fernandes

Carbonífera
Charqueadas
Joacir Picolotto

Porto Alegre
João Nunes Ramis

Fronteira Oeste
Uruguaina
José Clemente da Silva Correa

Vale do Sapateiro
Estância Velha
José Plinio Hoffman

Palmeira das Missões
Rio dos Índios
Josué Evangelista de Resende

Campos de Cima da Serra
Vacaria
Juçara Dutra Vieira

Vale do Sapateiro
Estância Velha
Júlio César de Melo Ferraz

Porto Alegre
Júlio Quadros

Palmeira das Missões
Frederico Westphalen
Lauro Luiz Chielle

Porto Alegre
Lauro Pogozelski

Vale do Sapateiro
Novo Hamburgo
Luis Lauermann

Campanha
Bagé
Luiz Fernando Mainardi

Vale do Taquari
Lajeado
Luiz Fernando Schimidt

Porto Alegre
Luiz Francisco Carrinho de Oliveira

Porto Alegre
Marcelo Sgarbossa

Serra
Caxias do Sul
Marcos Antônio Daneluz

Porto Alegre
Maria Celeste de Souza da Silva

Porto Alegre
Maria da Conceição Lopes

Vale do Rio dos Sinos
Canoas
Maria Eunice Wolf
Serra
Caxias do Sul
Marisa Formolo

Porto Alegre
Marizar Mansilha de Melo

Vale do Rio dos Sinos
São Leopoldo
Maurício Piccin

Porto Alegre
Mauro Pinheiro

Litoral Sul
Pelotas
Milton Rodrigues Martins

Litoral Sul
Pelotas
Miriam Marroni

Serra
Bento Gonçalves
Moacir Camerini

Vale do Rio dos Sinos
Canoas
Nelson Luiz da Silva

Vale do Rio dos Sinos
São Leopoldo
Nestor Schwertner

Litoral Norte
Torres
Nilvia Pinto Pereira

Litoral Sul
Rio Grande
Paulo Sérgio Costa da Costa

Noroeste
Pananbi
Paulo Sérgio Rodrigues

Fronteira Noroeste
Três de Maio
Raquel Wünsch

Porto Alegre
Raul Pont

Vale do Caí
Montenegro
Reily Rodrigues Ruiz

Litoral Sul
Santa Vitória do Palmar
Roberto Carlos Oliveira da Silveira

Botucaraí
Espumoso
Roberto Iopp

Planalto
Passo Fundo
Rui Lorenzato

Vale do Gravataí
Gravataí
Sérgio Stasinski

Vale do Gravataí
Alvorada
Stela Farias

Fronteira Oeste
São Gabriel
Tani Vieira

Vale do Gravataí
Gravataí
Tania Ferreira

Centro
Santa Maria
Valdeci Oliveira

Vale do Rio dos Sinos
Canoas
Valdemir Estran

Serra
Carlos Barbosa
Valmor Milani (Home Véio)

Porto Alegre
Vera Soares

Centro
Santa Maria
Vilmar Teixeira Galvão

Litoral Sul
São Lourenço do Sul
Zelmute Oliveira

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Escrevendo...

Estava pensando no que escrever, derrepente pensei porque não escrever a importância de escrever, poderia simplificar escrevendo, e assim escrevendo exemplificando, meio lógico, meio dúbio, meio nostálgico. Mais sei que escrever, requer também ler, e lendo, percebendo, revisando, aprendendo, para depois escrevendo.
Poderia imitar a coluna do Juremir Machado da Silva, do Correio do Povo, escrevendo uma carta para os meu heróis, mas eles não estão na ativa mais, e os que estão tem outras prioridades em sua vida, mas que essa é uma boa idéia, isso é.
Assim fico pensando na tenacidade da escrita e o que ela pode proporcionar, criando e reiventando atmosferas no nosso cotidiano, perpassando personagens e histórias, como as que a gente vê, de 4 em 4 anos, ou teorias conspiratórias, ou biografias e tudo mais.
Essas histórias, se contam e recontam, quando escrevemos e como é bom escrever, mesmo que seja escrever por escrever, ir escrevendo sem uma metodologia, sem um espaço determinado, sem um ponto específico, sem uma especificidade determinada.
Acho que já escrevi demais pro meu tamanho tamanho hoje, vou terminar aqui, porque preciso continuar escrevendo..., para outras coisas, e até a próxima escrita.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Camaquã em Festa

Hoje é dia de São João Batista, padroeiro de Camaquã, minha terra natal, onde acontece a única fogueira acesa dentro dágua, num show de luzes e cores e dentro de uma grande programação, assistido por milhares de pessoas.

Convenção Petista no RS, Agora é Tarso!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Jornada de Formação Política do Partido dos Trabalhadores de Camaquã

No último dia 19, em Camaquã ocorreu a etapa municipal da Jornada de Formação Política do Partido dos Trabalhadores, ao qual debateu através de 4 módulos temáticas referentes a vida partidária. Na oportunidade temas como o Socialismo petista, Concepção e Funcionamento do Partido, História do Partido dos Trabalhadores e eu que tive a honra de ser convidado, na condição de Blogueiro para tratar do tema  A Evolução da Comunicação nas Redes Sociais.
Foi uma nova experiência e uma referência no reconhecimento de minha atividade virtual, ao qual demonstra que este blog consegue estabelecer um diálogo e principalmente comunicar, trazendo informações ao seu leitor.
O encontro também obteve a presença do Secretário Estadual de Formação Política  do PT, Adriano Oliveira que abordou a conjuntura em nível nacional e estadual em decorrência do período eleitoral que se avizinha.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Conheça o Projeto em 3D da Revitalização da Praça Dedé Serpa em São Lourenço do Sul


Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação da Prefeitura  Municipal de São Lourenço do Sul

Um Amigo Que Deixará Saudade...

A população lourenciana anoiteceu triste e menos poética na segunda-feira dia 21 de Junho , perdemos com profundo pesar o grande amigo Sr. Sérgio de Laforet Padilha. Grandioso poeta que transcrevia em pequenas linhas, as mais belas e inspiradoras histórias de amor, contista consagrado nos mais conhecidos concursos literários, declamador incompáravel, companheiro de lutas e batalhas em prol da educação e do conhecimento dos lourencianos. Insaciável colecionador, que sempre buscou por novidades em uma de suas muitas coleções, a de canoas, que eram guardadas cuidadosamente por ele, em seu acervo, conhecido por Acervo Tamandaré.
Incansável pesquisador da história dos fazeres e saberes, um visionário da cultura, que já nos deu a honra de ser um dos patronos de nossa Feira do Livro, incrementando com seu conhecimento as manifestações artisticas da nossa cidade.
Contudo, sua arte continuará, a partir do legado de suas muitas obras literárias e dos seus acervos. E como deixou em registrado em seu livro 'Saudade', lançado em 2007 … Falar de Saudade é fazer poesia... '' é lembrança de fatos marcantes/ e de gente querida/ de um quarto discreto/ de uma noite de amor/ de uma confissão custosa/ e necessária/ de um teatro repleto/ de um estádio em delírio/ de um baile encantado/ que nos transportou/ … (Finalmente).

Uma homenagem dos amigos e companheiros da APHAC - Associação de Pesquisa Histórica e Amigos da Cultura, e Coordenadoria de Cultura.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

PV Camaquã Indica Vice Governandor

O Partido Verde no RS, realizou neste final de semana a sua convenção, que indicou os nomes de Montserrat Martins como candidato a Governador, o camaquense Luiz Carlos Evangelista como Vice Governador e deixou em aberto os nomes ao Senado, homologou mais 21 candidaturas federais e 51 candidaturas estaduais.
A última eleição de Evangelista foi a de candidato a vereador em Camaquã, onde não obteve a sua eleição.

Foto: Site do PV/RS

Saramago: Literatura em Luto

A perda do último final de semana do escritor José Saramago, enlutece a literatura mundial, o escritor que iniciou a escrever já em idade avançada, incorporou temas e debates relevantes a literatura, denunciando e evidenciando atos e fatos, com o suas imensas frases, que pareciam períodos, e períodos que pareciam textos, textos que pareciam histórias, histórias que eram contadas uma a uma, e todas ao mesmo tempo, por este grande divulgador da lingua portuguesa.
Tão comunicador desta língua, que foi agraciado e reconhecido com um Prêmio Nobel em Literatura, e anunciou em alto e bom som "não uma descoberta da língua portuguesa, mas um registro dela em escala mundial". Ah! Saramago que ao 87 ano partiste, mas que deixou sua obra que permanecerá eterna, fruto da sua imaginação e da sua instigação que ardia em seu peito.
Um comunista que denunciou diuturnamente o cinismo da invenção capitalista, o neoliberalismo, e que exprimiu pelo tom de sua sutil irônia, os gritos que muitos silenciam, e que cegos não os vemos.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mais Um Capitulo da Tragicomédia Pepista

Já não bastasse, as firulas em torno do nome do candidato pepista a vice de Yeda, primeiro com inscrições para uma prévia interna que não saiu do papel, e depois com a indicação de três nomes, um não aceitou por constragimento de tentar coligar com outro partido (chama-se Francisco Turra), os outros dois até queriam, um fez lobby para valorizar seu passe e retirou sua candidatura de Deputado Estadual (o ex-Secretário da Agricultura, João Carlos Mahcahdo) se lascou, embora Yeda gostasse mais desse, e Otomar Vivian (ex-Chefe da Casa Civil) que detinha o interesse do partido na sua indicação, não levou.
Mas o que pesou de fato, foi a influência da imagem da RBS, que cedeu Ana Amélia Lemos para o quadro dos pepistas, exigindo exclusividade a jornalista, a figura bancou e levou o que queria, trouxeram o PPS (que havia rompido com a coligação, alegando que o PSDB não havia cumprido o acordo em relação as eleições proporcionais) e volta como marido traído, mas que ama sua mulher e recebe como recompensa o cargo de vice na chapa majoritária, com a provável confirmação de do Deputado Estadual Berfran Rosado, que já foi secretário de Yeda. E consegue por tabela a exclusividade da coligação no seu apoio, que terá apenas ela como postulante ao cargo de Senado.
Mas calma, que ainda não anunciaram o fim da tragicomédia, e no PP é assim, uma comédia com ar trágico!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Insensatez do Deputado Federal Perondi

O Deputado Federal Darcísio Perondi (PMDB/RS), ousou ironizar a coligação de seu partido a nível nacional com o PT, depois que o Presidente do Partido dos Trabalhadores no RS, o Deputado Estadual Raul Pont entrou em contato com o Senador Pedro Simon (Presidente do PMDB) para iniciar as tratativas em relação ao palanque da Candidata a Presidente Dilma (PT) no estado. Perondi ironizou ao Jornal Correio do Povo, o porque o PT não faz intervenção no RS, para não ter candidato ao governo do estado. O que seria ridiculo, já que no RS, a disputa entre ambos os partidos é histórica, além do mais, a situação deplorável da Prefeitura de Porto Alegre, que Fogaça (Pré-Candidato do PMDB ao Piratini) a deixou.
Enquanto isso, Tarso (Pré-Candidato do PT ao Piratini) aparece em primeiro nas pesquisas de intenções de votos, e mostrando que onde o partido abriu mão, a coligação era conjunta, e em alguns casos, sequer o candidato era petista.
A insensatez de Perondi (PMDB) é tamanha, ao falar uma babaquice dessas, já que o seu próprio presidente de partido aceita debater estratégias de campanha, e o principal partido aliado de Fogaça, o PDT, apóia incondicionalmente a candidata petista para governar o país. O discrurso do Deputado Perondi (PMDB) cai na vala comum, e soma como mais um ponto negativo na campanha de Fogaça (PMDB), trazendo desconforto aos aliados de sua coligação. Enfim, mais uma viúva de Requião.

Zelmute Destaca a Importância do Edital dos Pontos de Cultura

O jornalista Zelmute Oliveira participou na sexta-feira (11), em Rio Grande, do evento de lançamento do edital para a instalação de 16 Pontos de Cultura na região da Costa Doce. A solenidade ocorreu na Universidade Federal de Rio Grande (Furg). O investimento do Governo Federal no projeto será de R$ 4 milhões. Cada uma das 16 ações receberá o investimento de R$ 185 mil para o desenvolvimento de atividades ao longo de dois anos. O período de inscrição de projetos vai até o dia 25 de julho.
Segundo o jornalista Zelmute Oliveira, ex-presidente da AD Costa Doce, o projeto vem sendo desenvolvido há três anos em conjunto com a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) visando, além do aspecto cultural, a questão da promoção turística. “As propostas deverão trabalhar de forma transversal os temas da cultura e do turismo”, disse. “O edital será direcionado a entidades da sociedade civil que tenham um histórico na atuação cultural e do turismo na Costa Doce.”
Os 16 pontos de cultura poderão ser instalados em qualquer um dos 39 municípios das regiões Centro-Sul e Sul. Os convênios serão realizados diretamente com organizações não-governamentais, que terão a responsabilidade de executar os projetos após a aprovação. O Rio Grande do Sul foi um dos poucos estados do Brasil a não conveniar com o Ministério da Cultura para o desenvolvimento do projeto Pontos de Cultura, motivo pelo atraso na implantação do projeto. Os pontos existentes hoje, como em Pelotas e em São Lourenço do Sul, funcionam por intermédio da universidade federal e da Prefeitura Municipal, respectivamente.
De acordo com o prefeito de São Lourenço do Sul José Nunes, à época presidente da Azonasul e responsável pela negociação junto ao Ministério da Cultura, a ideia é promover a cultura num projeto articulado regionalmente, tendo em vista a ampliação da possibilidade de acesso aos recursos do projeto estendida aos municípios da região Centro-Sul. “É uma forma global de pensar as boas iniciativas”, destacou o prefeito. “Estamos demonstrando na prática o que muito vem se falando sobre ação regional e cooperação entre os municípios”.
Segundo informou a pró-reitora de cultura e extensão da Furg, professora Darlene Torrada Pereira, os projetos deverão contemplar, prioritariamente, o fomento das culturas locais, seja na difusão, promoção ou formação. “Além da atividade propriamente dita, como a dança gauchesca ou outra modalidade artística, o projeto poderá contemplar o estudo da história e da formação da cultura tradicionalista num campo mais amplo”, exemplifica. Cada uma das 16 ações receberá o investimento de R$ 185 mil para o desenvolvimento de atividades ao longo de dois anos.
Ao abrir o encontro, o reitor da Furg, João Carlos Brahm Cousin, elogiou a iniciativa da Azonasul e disse que os projetos governamentais direcionados à cultura também estão tendo espaço de um maior desenvolvimento. “Assim como nos vemos da sala para a cozinha para atender os editais de ciência e tecnologia, agora também temos alternativas na cultura”, destacou. “Isso representa um novo momento, um novo patamar nos investimentos públicos. Um país que investe em educação precisa também fazê-lo em cultura”.
Para o reitor, cultura é vida e a região tem uma rica diversidade a ser explorada, cabendo aos gestores municipais terem a compreensão de sua importância para as suas localidades. “A cultura é algo básico para a comunidade e o prefeito que não tem essa compreensão, não honra o cargo que ocupa”, destacou.
A chefe da representação do Ministério da Cultura no Rio Grande do Sul, Rozane Dalsasso, disse que o edital enfocando duas regiões é uma das primeiras experiências no país e visando a ampliação da política de descentralização de recursos. “Esperamos que essa descentralização também aconteça na localização dos projetos”, disse. “Visamos a potencialização de iniciativas já existentes, de grupos que vêm atuando, contribuindo para que esses experiências tenham voz e vez”.
Segundo Rozane, o Rio Grande do Sul tem 51 pontos atualmente. No Brasil são 2.500. “Não foi possível no RS a realização de um convênio com grande potencial, como aconteceu em São Paulo – existem 300 pontos de cultura - e na Bahia – 150 pontos instalados”, afirmou. “O Ministério está negociando a assinatura de convênio com o Estado para a instalação de 18 unidades, contudo seriam necessários pelo menos 200 pontos para a maior capilaridade da política”.

Fonte: http://www.zelmute.com.br/

terça-feira, 15 de junho de 2010

Agora é Candidata, Dilma Presidente


O Partido dos Trabalhadores confirmou em convenção no último final de semana, o nome da ex-ministra Dilma Rousseff como Candidata a Presidente da República, tendo o Deputado Federal Michel Temer (PMDB) como vice na chapa, aprovado na convenção do seu partido.
Como Dilma apontou que o "país precisa continuar seguindo em frente, com fez o governo do Presidente Lula" e que agora o país "será governado com alma e coração de uma mulher, assim como faz cada mãe ao cuidar de seu filho" e a reafirmou "Lula mudou o Brasil e o Brasil quer seguir mudando".
E cada vez mais cresce o sentimento no país, de que chegou a hora e a vez de uma mulher governar este país. Vamos lá companheira Dilma, ganhar as ruas do Brasil para continuar mudando a vida dos brasileiros.

Rede FURG de Pontos de Cultura

A Universidade Federal do Rio Grande realizou no seu Centro de Eventos o Seminário de Sensibilização de Organização do Edital dos Pontos de Cultura da Rede FURG, que lançará o edital para 16 pontos de cultura para as regiões Sul e Centro-Sul.
Pela manhã o Seminário recebeu os relatos da experiência de três pontos de cultura, o ArtEstação (Rio Grande) o Espelho da Comunidade (TV OVO - Santa Maria) e o MusicArte (São Lourenço do Sul). A tarde, foi apresentado o projeto do edital e o programa Cultura Viva que abrange os pontos de cultura do país. Na oportunidade o Sr. Reitor Cousin, enalteceu a articulação da Prefeitura de São Lourenço do Sul na pessoa do Sr. Prefeito Zé Nunes (na época Presidente da AZONASUL), e do ex-Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio Zelmute Oliveira (na época Presidente da AD Costa Doce).
A delegação lourenciana compareceu com o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Gilmar Pinheiro, a Coordenadora da Casa de Cultura, Joice Kaul e o Assessor de Memória e Patrimônio, Joel Santana que coordena o Ponto de Cultura MusicArte.

Fonte: Ponto de Cultura MusicArte

Reabre o Ponto de Cultura MusicArte

Desde o dia 05 de junho, o Ponto de Cultura MusicArte reabriu suas portas após o seu fechamento para reparos de infraestrutura.
O novo Coordenador do Ponto de Cultura MusicArte, Joel Santana, ressalta que "a cultura popular volta a ter seu ponto de encontro, e a ter seu espaço para fazer a sua produção cultural, reafirmando assim a sua identidade".
O Ponto também tem novo horário de funcionamento que abrirá de segunda às sextas-feiras das 9h-12h e das 14h-22h e no primeiro e terceiro domingo do mês das 14h30min às 16hh30min.

Fonte: Ponto de Cultura MusicArte

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Henrique Fontana em São Lourenço do Sul

O Deputado Federal do PT Henrique Fontana esteve na quarta-feira (02/06) realizando Plenária do Mandato no Restaurante Pinz, em São Lourenço do Sul. O prefeito José Nunes, o vice-prefeito Daniel Raupp, o pré-candidato a deputado estadual Zelmute Oliveira, secretários municipais, vereadores, o presidente do PT Luiz Weber, empresários, militantes e lideranças do interior e da cidade participaram do evento que reuniu dezenas de pessoas.
Henrique Fontana falou sobre as ações de seu mandato para o desenvolvimento do Município. Reiterou seus compromissos com São Lourenço do Sul, município que, segundo ele, sempre o acolhe muito bem fazendo com que se sinta em casa. Afirmou estar otimista com o crescimento do Brasil, que em 2010 terá o terceiro maior índice do mundo ficando apenas atrás da China e da Índia. Assegurou que vai continuar trabalhando para aquisição de mais infraestrutura para o meio rural e obras para a área urbana de São Lourenço do Sul.
O Prefeito José Nunes elogiou a atuação do parlamentar em seu pronunciamento. “O Henrique Fontana é o Deputado Federal de São Lourenço do Sul. Ele sempre nos apoiou e auxiliou em nossos projetos e encaminhamentos em Brasília. É uma pessoa amiga com a qual temos a melhor relação. Vou sempre apoiar o Henrique Fontana, respeitando a todos, mas a atuação dele é imprescindível para o nosso município”, disse.
Henrique Fontana e Zelmute Oliveira têm intensificado as ações e agendas conjuntas pelo desenvolvimento de São Lourenço do Sul e da Metade Sul do Estado. Estarão, no próximo período, debatendo o futuro do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Deputado Federal Henrique Fontana Realiza Plenária Para Avaliar Mandato

Vice-Prefeito Recebeu Visita de Angolanos


O Vice-Prefeito Daniel Raupp Martins, Coordenador do Gabinete de Relações Comunitárias do município recebeu comitiva Angolana que visita a região sul do estado, através do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) na última sexta-feira (04). Na ocasião foram trocadas experiências sobre a situação política e econômica da região, do Brasil e Angola, e ressaltaram a preocupação dos paises em reforçar o combate à pobreza e elevar o nível de educação da população. Participaram do encontro o acompanhante da comitiva Daniel Soares (PRETTO) – Assessor de Desporto e o Secretário de Turismo, Indústria e Comércio – Gilmar Pinheiro (GIBINHA).

ANGOLA - Angola foi a última colônia portuguesa a tornar-se independente. Mesmo assim, a proclamação da independência, em 11 de Novembro de 1975, deu início a uma guerra civil que durou até ao primeiro trimestre de 2002. O país divide-se em 18 províncias e tem como capital a cidade de Luanda. O número estimado de habitantes em 1995 era de 11 milhões, com previsão de chegar a 16 milhões ainda em 2010.

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação da Prefeitura Muniucipal de São Lourenço do Sul

terça-feira, 8 de junho de 2010

O Cômico PP do RS

Tragiocomédia marca a pré-campanha pepista em 2010, de relance sob um discurso comodista e alienador,a juventude do partido progressista tenta colocar que o jovem deve ficar em casa, sem precisar sair e reivindicar seus direitos, que eles devem mesmo aceitar as condições de violência e sub emprego ao qual estão submetido, com o discurso "ninguem precisa usar camiseta do Che Guevara e sair para as ruas", como se ficasse em casa adiantaria alguma coisa.
E na escolha do tal vice de Yeda, primeiro fazem uma enrolação e apertam os tucanos para fazer coligação na proporcional para câmara e para assembléia, aí depois tomam um arrocho da executiva nacional e cedem, depois abrem vagas pras prévias e tiram candidatos, expõem seus correligionários a disputa, e os sepultam sob o argumento de que não há o concenso da governadora, aí a governadora indica o ex-Secretário de Agricultura, o camaquense, João Carlos Mahcado, o PP insiste e apresenta Turra e Otomar Vivian, Turra desiste, usou uma desculpa de trabalho, mas na verdade sai de cena porque articulou com Beto Albuquerque a coligação que não vingou.
Enquanto eles amornam João Carlos Machado em banho maria, se constrói Otomar Vivian, que ao que parece, mas nem tudo que parece é, que diga o Covatti rifado da disputa, quando se inscreveu para as prévias, Otomar Vivian deve levar a disputa, e João Carlos Machado que já havia desistido de concorrer à Assembléia, volta pra casa chupando no dedo.
É ou não é uma tragicomédia?

Foto: Correio do Povo

E Vem aí a Copa do Mundo

E como todo mundo já está falando em Copa do Mundo, do Brasil e de toda dinâmica que envolve o futebol, eu também vou dar meu palpite para quem será o ganhador deste ano, e acredito que será a Espanha, seu time tem conjunto, tem um goleador na frente (Fernando Torres), tem um bom goleiro (Casillas), um meio de campo qualificado (Xavi, Iniesta), um parceiro de ataque (Davi Villa) e mesmo que ainda tenha toda a escrita de que a Espanha decepcione em mundiais, acredito que dessa vez, chegou a hora dela ser campeã.
Mas não me surpreendo pois não existe nenhum bixo papão nessa copa, e qualquer equipe mais organizada pode levar, inclusive o Brasil.
Mas fica ai o meu palpite!

sábado, 5 de junho de 2010

E Começou a Baixaria Eleitoral

Conforme já era previsto na camapanha eleitoral, começou a baixaria e as acusações levianas, o PSDB apavorado com o crescimento de Dilma nas pesquisas, tenta acomunada com a Revista Veja, implacar um escandâlo, sobre uma possível fabricação de dossiê por parte da campanha da petista.
Isto mostra a leviandade, que o próprio candidato tucano José Serra assume ao acusar sem provas a candidata do governo, demonstrando uma velha tática de produzir boatos e manchetes que visem a atingir a credibilidade de sua adversária.
E o que dizer do péssimo exemplo de jornalista, chamado Bóris Casoy, que em fim de carreira, tenta induzir uma "arapongagem dos petistas", sem considerar sequer um espaço a parte acusada de se defender. São as velhas raposas exalando seu veneno e seu desespero contra a popularidade de Lula que está fazendo a sua sucessora.

A Importância do Polo Naval

Os investimentos do governo federal no Pólo Naval de Rio Grande estão transformando a economia regional. Até 2014 estão previstos investimentos entre US$ 200 bilhões e US$ 240 bilhões com a criação de 12.000 empregos diretos. Considerando que a indústria naval gera um arraste de outros segmentos industriais como eletrônico, eletrônico embarcado, metal-mecânica, produtos siderúrgicos em geral, química, indústria do mobiliário, está criado um ambiente de desenvolvimento econômico regional com o beneficiamento de diversos setores estabelecendo complementaridades entre si.
Na última semana a Revista Voto Política e Negócios, promoveu o Seminário Rio Grande Onde o Rio Grande Renasce. Na terça-feira 11, juntamente com o Prefeito de São Lourenço do Sul José Nunes, acompanhamos a ex-ministra chefe da Casa Civil Dilma Rousseff na sua participação neste evento. Dilma Rousseff foi a idealizadora e condutora desta política pública de revitalização da indústria naval brasileira, quando foi Ministra de Minas e Energia do Governo Lula e Presidente do Conselho da Petrobras. As metas apresentadas enfatizaram a prioridade da atual gestão com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, em especial da Metade Sul.
A duplicação da BR 392 está em sintonia com este processo. Ao longo de toda rodovia, entre a ponte Pelotas-Rio Grande até o início do município do Rio Grande, são máquinas e trabalhadores realizando obras em ritmo intenso. Estão sendo investidos R$ 1,2 bilhão nos 84,6 quilômetros que estão sendo duplicados em quadro trechos com prazo de conclusão no final de 2010 para os trechos 2 e 3 e agosto de 2011 para os trechos 1 e 4. Estes investimentos integram o Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, criado e concebido pela ex-ministra Dilma Rousseff.
Em São Lourenço do Sul, conquistamos e realizamos cursos de qualificação profissional na Associação Comercial e Industrial - ACI, incluídos no PlanSeq Naval, através do Ministério do Trabalho. Uma indústria lourenciana integra o Programa Setorial do Petróleo e Gás do SEBRAE. Estes exemplos apontam para um momento de diversificação da matriz produtiva regional. A região sul acelerando o crescimento acompanhando o país. São Lourenço do Sul liderando regionalmente diversas políticas públicas que estão apontando para um futuro com mais geração de emprego, renda e inclusão social. 
________________________________________
Foto: Vinicíus Costa
Fonte: Site www.zelmute.com.br

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Telecentro Ganhará Logomarca Própria

O Telecentro Digital que encontra-se dentro da estrutura do Ponto de Cultura MusicArte, ganhará logomarca própria e com a reabertura do Ponto que estava em obras, vai voltar a realizar cursos gratuítos com software livre para a comunidade local.
O Telecentro possui onze computadores e deve também estar aberto a visitação da comunidade para pesquisa e uso do software livre, a nova logomarca vai enfatizar justamente a liberdade do software livre na escolhas da programação.
O uso do linux traz uma nova proposta para a escolha do software que mais se adequar ao usuário dos computadores.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Falando de Mim

A quem possa interessar...
Eu raramente uso este espaço pra falar de mim, a não ser quando falo sobre algumas questões profissionais e questões que debatem com a vida das pessoas, mas prezados amigos vivo uma inquietação, e que bom voltar a viver as inquietações.
Sentei ontem de madrugada a beira da praia, senti a brisa que mais parecia um doce beijo, de uma velha estrela quem me permitiu a vê-la de novo.
Um novo que como uma frase de ontem, se revive, e se molda a transparência de seres.
Na verdade algumas pessoas trazem a magia e a esperança de recontar a nossa história.
Bom entao, o silêncio nesta noite virou meu aliado e me mostrou que mesmo distante, posso estar perto.
Hoje quero-te apenas um sorriso, nem noticias me interessam mais, claro que vou torcer pra Dilma e pro Tarso.
Mas como um famoso livro expôs "Sou eternamente responsável por aquilo que cativo", ou melhor que um dia cativei, e quiçá um dia possa voltar a cativar?
O tempo é o senhor dos tempos, e sábio. Graças a Deus, o destino nos traz uma segunda oportunidade de corrigir os erros do passado, sem que seja mesmo por imaturidade e insegurança.
Estarei aqui no sul, com os olhos e o coração no norte.
Amanhã quem sabe não voltam as notícias.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Pra Começar Bem o Mês dos Namorados

DESTINO

Minha vida cruzou-se a tua
Em meio a poesias e canções
Instante mágico, fabuloso
Tão surpreendente quanto o destino
Teus olhos, de um brilho sublime,
o sorriso, mais encantador que uma estrela,
ou melhor, que uma constelação inteira
nas noites quentes do verão.

E a tua voz, chegava em mim como canção,
tão suave, tão serena ,
e das tuas palavras,
conseguia formar belas poesias.
A beleza daquele momento,
se ofuscou perto da tua,
E a minha unica vontade,
era ficar ali, te admirando, admirando-te simplismente!

E agora meu dias tem inúmeras razões para sorrir.
És agora a mais bela das minhas inspirações,
e faz dos meus sonhos, os mais lindos filmes amor.
E hoje sonho com o dia que te verei de novo,
fecho os olhos e moldo cada gesto,
Sonho com o momento em que vais me olhar de novo,
o momento em que vais somente sorrir pra mim.

Emanuelle Freitas