quarta-feira, 21 de julho de 2010

Direito à Memória no Grafite e no Museu do Cortejo.


O rapper, grafiteiro e presidente do Ponto de Memória Museu de Favela – MUF (RJ), Carlos Esquivel, conhecido como ” Acme”, e o grupo DF Zulu, do Distrito Federal, fizeram grafite em painéis em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde está acontecendo o 4º Fórum Nacional de Museus. Os artistas estão retratando o tema Direito à Memória.
“Viver e não ter a vergonha de ser feliz”. Em ritmo contagiante de alegria, o Museu Cortejo percorreu, nesta terça-feira, 13 de julho, o Fórum Nacional de Museus após a abertura da mostra fotográfica Memória em Movimento - que retrata e une em Brasília as comunidades onde estão sendo desenvolvidos os Pontos de Memória.
Para celebrar a ligação das comunidades com a terra – a luta pela moradia , questão que perpassa a história e memória de todas, os representantes dos pontos apresentaram as terras por eles trazidas, que, num ritual de celebração, foram misturadas, tornando-se uma só.
Marcando a união de terras, memórias e pessoas, o museólogo e diretor do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Mário Chagas, gritou “terra brasilis“, guiando então o cortejo até o auditório, onde começou a Conferência Produção Simbólica e Diversidade Cultural.

Fonte: IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus

Nenhum comentário:

Postar um comentário