quinta-feira, 1 de julho de 2010

Tarso Debate na Famurs


A Governadora Yeda Crusius não compareceu ao encontro, ocorrido no 30º Congresso dos Municípios do RS, promovido pela Famurs, em Porto Alegre. Tarso Genro e José Fogaça participaram do primeiro debate na corrida pelo Piratini em 2010. O encontro, ocorrido no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, foi promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
A governadora Yeda Crusius não compareceu, prestigiando apenas a solenidade de posse do novo presidente da entidade, Vilmar Zanchin (prefeito de Marau), ocorrida após o debate. Sabatinados pelo jornalista Lasier Martins, Tarso e Fogaça responderam a onze perguntas elaboradas por técnicos da Famurs.
O evento durou cerca de três horas. Os candidatos mantiveram o clima amistoso, evitando maiores confrontamentos. Tarso, no entanto, fez questão de salientar a ligação com a candidatura de Dilma Rousseff, e destacar as conquistas do governo Lula. “É importante que a população saiba identificar nos candidatos o projeto que eles representam. Nós somos os representantes da candidatura da ministra Dilma, e fizemos parte das grandes conquistas obtidas ao longo de oito anos do governo Lula”, afirmou.
Na educação, o petista fez questão de priorizar a expansão do ensino técnico e a qualificação no ensino médio e ensino superior, como prevê o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). “O Fundeb amplia os recursos que já eram repassados para ensino fundamental, para que os Estados ampliem as vagas do ensino médio”, explicou o ex-ministro da Educação. Tarso também prometeu "tirar da UTI" a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e ampliar o alcance do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
O Pronasci entrou em pauta também quando o assunto foi Segurança Pública. Segundo o ex-ministro, o programa já destinou ao Estado R$ 167 milhões. “A Lei aprovada no Congresso e que instituiu o Pronasci propõe a integração das forças policias, dos municípios, do Estado e da União”, enfatizou Tarso.
Outro ponto de destaque foi o comprometimento com o respeito à Emenda 29, que prevê o repasse de 12% das receitas do Estado para investimentos em saúde nos municípios. Tarso ainda falou sobre a criação de um gabinete especial que servirá de link direto entre prefeitos e o governo estadual. Esse contato direto facilitaria na criação de núcleos de apoio aos prefeitos na obtenção de financiamentos do governo federal, BNDES, Banrisul e Banco Mundial.

Fotos: Fernando Rezende/Famurs
Fonte: Claiton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário