terça-feira, 13 de julho de 2010

Direto de Brasília no 4° Fórum Nacional de Museus

No primeiro dia de evento no Centro de Convenções em Brasília/DF, além de reencontrar os amigos do campo museológico, houve a realização de diversos mini cursos que enfatizaram debates pertinentes a vida museal. Optei pelo mini curso de Museus e Turismo, organizado pelo Ministrantes Lana Guimarães (Especialista em Turismo Cultural, Dirige a Empresa Triade Patrimônio Turístico Educação), André Ângulo (Museológo, Responsável pela Reserva Técnica do Museu da República/IBRAM e Coordenador do Circuito de Sitíos Históricos da República), onde foram abordados temas características do Turismo Cultural, Turismo Educativo, Interferência Museológica, Experiências e Bibliografias, Programa de Modernização de Museus para o Turismo, e o Papel da Visitação Para a Comunidade Local.
As 19hs, ocorreu ontem, a Abertura da Conferência Tema I: Direito à Memória, Direito à Museus com o Ministrante Christian Feest (Diretor do Museun Für Völkerkunde (Museu da Etnologia) em Viena/Austria, Etnólogo, Historiador, Especializou-se em Nativo-Americanos dio Nordeste e na Antropologiada Arte Nativo- Americana), no qual fez questão de se comunicar em português com todos os participantes da Conferência.
Ocorreu também a abertura da Exposição Memória em Movimento, e de multiplos espaços como ambientes, Conhecendo Museus do Ibram que inclui exposição e material audiovisual elaborado em conjunto Fundação José de Paiva Neto, Mostra de Artesanato, e diversos estandes de instituições ligadas a vida museológica. Na ocasião o Secretário de Cultura do Estado do RS, Sr. César Prestes, assinou o Termo de Cooperação Técnica entre o Sistema Estadual de Museus do RS e o Instituto Brasileiro de Museus, sendo o primeiro estado brasileiro a assinar este termo no país.
Enfim é o passado legitimando ações do Presente no 4° Fórum Nacional de Museus, e definindo caminho para as políticas públicas culturais deste setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário