quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Governo Promove Encontro Cultural de Arte e Humanidade Sob Parâmetros do FSM

O governador Tarso Genro e o secretário da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, reuniram-se com diversos intelectuais ligados à arte, cultura e pensamento, para um jantar com o tema O Papel das artes e das Humanidades no Fórum Social Mundial 2012. Foram convidadas 80 pessoas, entre artistas plásticos e pensadores, para traçar um perfil para o FSM. O encontro ocorreu na noite desta terça-feira (8), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, e foi o primeiro de muitos outros segundo o governador e o secretário, novos grupos serão reunidos dentro da mesma perspectiva.
"É uma reunião de acolhimento e reaproximação com a base intelectual do nosso Estado. O projeto é ambicioso e passa pelo bom relacionamento com a intelectualidade. Numa área de alta complexibilidade e pluralidade, queremos construir no nosso Governo uma participação popular direta da cidadania. Queremos, também, tirar dessa reunião insumos para construir esse projeto de alcance mundial, que é trazer o Fórum de volta para Porto Alegre", ressaltou Tarso em seu discurso.
Tendo em vista a realização do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, em 2012, será proposto pelo Estado do Rio Grande do Sul uma discussão de caráter preliminar e multidiciplinar, em forma de seminário, envolvendo o domínio das humanidades, por uma abrangência conceitual. “ Nada melhor que o FSM para que isso aconteça. Por sua emblemática luta por outro mundo possível o Fórum notabilizou-se por franquear a mais livre manifestação das idéias e dos diferentes pensares do mundos, acabando por ser a mais legítima assembléia das nações e povos” disse o secretário Assis Brasil.
De acordo com o músico Thedy Corrêa, poucos governantes conseguiram reunir personalidades comprometidas com a cultura em torno de uma causa como Tarso Genro. " Estamos estabelecendo um novo patamar de diálogo sobre temas relevantes como é o caso do Fórum Social Mundial."
Para o escritor Alcy Cheuiche, uma relação qualificada e de respeito está se estabelecendo no campo da cultura no Rio Grande do Sul. "É um Governo identificado com a causa. Nada mais apropriado do que trazer o Fórum de volta as suas origens e debater questões relevantes do ponto de vista sócio-políticas e de caráter urgente para a humanidade".
Segundo o secretário da Cultura Luiz Antônio de Assis Brasil “ foi uma idéia que evoluiu e pedimos apoio da comunidade intelectual a esse tema de discussão, para produzirmos o documento final que será a proposta de retomar ao Estado o evento em 2014”.

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário