quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Gilvã Grellert é Pré-Candidato a Prefeito do Cristal
Gilvã Grellert |
O microempresário Gilvã Grellert é o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores a Prefeito do Cristal.
Reunidos na manhã do domingo, 26, a militância do PT recebeu a visita do deputado federal Henrique Fontana e do ex-prefeito de Santa Vitória do Palmar e Presidente do IRGA, Cláudio Pereira, na residência do vereador Nicolau Trescastro (foto).
O Diretório Municipal do PT tem mantido reuniões sistemáticas, debatendo programa de governo, tática eleitoral e concluindo a formação da nominata de pré-candidatos a vereadora e vereador.
“Aqui no Cristal vamos apresentar um programa sintonizado com o governo federal de Dilma e o governo estadual de Tarso Genro, aproveitando os melhores exemplos de nossas administrações na região sul”, enalteceu Fontana.
Para Gilvã, o momento é de tratar do futuro do município com toda comunidade cristalense, “queremos conversar com todos, dialogar com os demais partidos, mas acima de tudo apresentar propostas viáveis que vão projetar o nosso município no contexto da região, do estado e do país”.
Fonte: Blog da Esquerda Democrática
Decepção do Meu Tricolor
Foto: AE |
O Grêmio começou a era do(a) Luxa(ção), e começou mal, primeiro com aquela gafe mal intencionada do Presidente Paulo Odone, mostrando na camisa de apresentação do Técnico Luxemburgo exatamente o número do seu partido 23 (PPS), e o pior o técnico se prestou a esse papel.
Mas o fiasco, ainda estava por vir, na semifinal do Campeonato Gaúcho do 1° turno, o Grêmio até que tentou com o Gladiador e Marcelo Moreno no ataque, mas a insistência tricolor com o Marquinhos (pior em campo, quase sempre em todas as partidas), fez com que o Caxias dominasse o jogo, e arrancasse um empate, que virou vitória nos pênaltis. e tirou o tricolor da disputa.
Até quando irá essa era, e o que será do tricolor com esse comando na presidência, que usa o clube para sua auto-promoção? Perguntas que o futuro irá responder, só espero que o estrago não seja tão grande para o tricolor.
Camaquã Entra na Disputa Por Montadora de Caminhões no RS
No dia 1º de fevereiro, em agenda conjunta do vereador José Carlos Copes e o Prefeito de Dom Feliciano, Clênio Boeira, com o representante da Casa Civil, Inácio Fritzen, e logo em seguida com o coordenador da assessoria superior do governo, João Victor Domingues, reuniram-se para tratarem da vinda da montadora chinesa, que deverá ter uma linha de montagem de caminhões. Segundo as informações do prefeito Ernesto Molon, os representantes da montadora estiveram prospectando uma área onde seriam as futuras instalações. Camaquã disputa com Santa Maria o investimento. No dia 27 de fevereiro, o vereador José Carlos Copes, apresentou um pedido de que, após ouvir o Plenário, seja encaminhada correspondência ao Governador Tarso, manifestando unidade política da Câmara de Vereadores, no sentido de acumular forças para atrair o investimento. "Tenho fé de que podemos trazer este investimento que mudará nossa realidade e desenvolverá Camaquã em muito. Assim como fizemos todo o esforço para a vinda do Ifsul, passando por cima de todas as diferenças políticas que poderiam haver, neste momento também estamos juntos num só propósito, que é trazer a montadora Chinesa para território camaquense", afirmou Copes.
Na íntegra o pedido de Ouvido do Plenário, aprovado por unanimidade.
Senhor Presidente:
Na íntegra o pedido de Ouvido do Plenário, aprovado por unanimidade.
Senhor Presidente:
Ao cumprimentá-lo, o Vereador José Carlos Copes do Partido dos Trabalhadores (PT) solicita que, após Ouvido o Plenário, para manifestar a unidade política desta Casa, seja encaminhada correspondência ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Rio Grande do Sul, nos seguintes termos:
CARTA AO GOVERNADOR
Senhor Governador Tarso Genro,
Utilizamo-nos deste expediente, para apresentar a Vossa Excelência, em nome do município de Camaquã, o interesse de que o investimento chinês de uma montadora de caminhões, que prospecta instalar-se em nosso estado, possa ocorrer em Camaquã.
Há uma unidade de ação administrativa e política se constituindo na Região Centro-sul, para que se viabilize aqui este investimento.
Nós, do Partido dos Trabalhadores, solicitados pelo Prefeito de Camaquã, Ernesto Molon, já fizemos diversas interlocuções com o vosso Governo.
Em 1º de fevereiro, com a Assessoria da Casa Civil e na Assessoria Superior da Coordenação de Governo, com o Secretário João Victor Domingues, apresentamos a demanda e buscamos aconselhamentos. Acompanhou a Executiva do PT de Camaquã, o Prefeito de Dom Feliciano, Clênio Boeira, Presidente da Associação de Municípios da Região Centro-sul, Acensul.
Em 9 de fevereiro de 2012, no Gabinete do Vice-governador Beto Grill, a Prefeitura de Camaquã apresentou o projeto e solicitou o apoio, baseado nas atribuições da vice-governadoria, de agir nas reduções das desigualdades regionais. Estiveram presentes os representantes brasileiros dos investidores, assessores da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Prefeito de Camaquã Ernesto Molon, Vice-prefeito em exercício Nelson Devantier, Presidente da Câmara de Vereadores Renato Dillmann, Secretário de Desenvolvimento de Camaquã Clóvis Rodrigues, Assessor da Prefeitura Marcelo Heiden Monser, além deste vereador.
Em 27 de fevereiro, fomos recebidos na Secretaria de Desenvolvimento e Promoção de Investimento pelo Secretário Mauro Kinijnik, onde fomos muito bem recebidos. Fizemos encaminhamentos e recebemos orientações no sentido de avançar na conquista do investimento. Presentes novamente a mesma caravana, agora acrescidos da presença do Prefeito de São Lourenço do Sul, José Nunes.
Sabemos das dificuldades e dos interesses que precisam ser contornados, para que nosso Estado obtenha este investimento, mas para além disto temos a expectativa que, em ocorrendo, Camaquã possa estar na disputa, com políticas adequadas para o desenvolvimento da metade sul, que V. Exa. vem coordenando muito bem.
Camaquã, 27 de fevereiro de 2012.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador Copes (PT/Camaquã)
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
SEDAC Mobiliza Costa Doce com Atividades Culturais
Comunidade da Costa Doce recebe exposição fotográfica sobre os índios brasileiros
A participação da secretaria de Estado da Cultura na interiorização de governo na região da Costa Doce começou na manhã desse sábado (25), no Parque Histórico Bento Gonçalves foi aberta a exposição Indios de Darcy Ribeiro.
Na concepção original do Museu do Indio do Rio de Janeiro a exposição itinerante apresenta um painel vivo do modo de vida e cultura de três povos e a coletividade dos que ocupam espaços territoriais no Brasil atual. Pelo olhar do antropólogo, ensaísta e educador, Darcy Ribeiro são apresentados os Kadiwéu, Ofayé e Urubu-Ka’apor. A exposição pode ser visitada até dia 01 de abril, com palestras diárias às 10h e 15h.
Diversidade Cultural
A solenidade de abertura contou com a presença do vice-governador, Beto Grill, que destacou o desenvolvimento da região e a importância da cultura nesse setor. “ Estamos nos destacando no crescimento pelas nossas potencialidades e uma delas é a nossa cultura, com sua riqueza de diversidade.Essa exposição é muito importante para esta região que participa assim do circuito estadual das manifestações culturais”.
O secretário Assis Brasil salientou a importância da cultura indígena para o Brasil e do autor das fotos. “Darcy foi um dos intelectuais mais completos do nosso país. Provocou uma reflexão sobre as culturas originais do nosso país, com uma dimensão e grandiosidade inesperadas”.
Museu atuante
“Esta instituição vive um novo tempo de um museu vivo e atuante. Hoje é um dia especial, essa exposição devolve a auto-estima a este museu”, disse o diretor do Parque Bento, Pedro Alexandre.
Também participaram da abertura o secretário de infra-estrutura e logística Beto Albuquerque, o diretor do Sistema estadual de Museus, Joel Santana, além de autoridades municipais da região.
Na parte da tarde, durante o encontro da interiorização de governo, no galpão crioulo do Camping Municipal de São Lourenço do Sul, o secretário Assis Brasil anunciou investimentos para a recuperação da estrutura física do Parque Bento.
Comunicou ainda que nos próximos dias será assinado o convênio com o Ministério da Cultura para a implantação de 125 pontos de cultura no estado, por meio de edital. Esta é uma das reivindicações da comunidade de São Lourenço.
No final do encontro o secretário e os diretores da Sedac visitaram o Ponto de Leitura da praia das Ondinas, em São Lourenço. Este é um dos 19 pontos organizados, em convênio com as prefeituras do litoral norte, sul e balneários de água doce. São 150 livros colocados à disposição da comunidade, como empréstimo, para leitura na beira da praia.
sábado, 25 de fevereiro de 2012
Os índios de Darcy no PHGBG
A Secretaria de Estado da Cultura, Museu do Índio do Rio de janeiro, Museu Antropológico do RS e Parque Histórico General Bento Gonçalves, honrosamente convidam para o ato solene de abertura da exposição, “Os Índios de Darcy Ribeiro” neste sábado a partir das 10:00h da manhã. Um magnífico acervo composto de fotografias; algumas destas, assinadas pelo próprio Etnólogo Darcy Ribeiro. A solenidade contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura Sr, Assis Brasil e demais diretorias de Estado. Sua presença nos honra ainda mais.
A exposição ficará em cartaz ate dia 01 de abril de 2012.
Realização;
Secretaria de Estado da Cultura
Museu do Índio do Rio de Janeiro
Museu Antropológico do RS
Parque Histórico General Bento Gonçalves
Apoio;
Prefeitura Municipal de Camaqua
Prefeitura Municipal de Cristal
UNIASSELVI e SERVI Camaqua.
Parque Histórico General Bento Gonçalves
BR 116 - KM 423 - Cristal/RS
Contato: Pedro Alexandre - Diretor PHGBG
(51) 9689-5226
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Biblioteca Aurélio Viríssimo de Bittencourt do Museu Julio de Castilhos
O secretário Assis Brasil assinou a portaria no qual a biblioteca do Museu passa a ser denominada Biblioteca Aurélio Viríssimo de Bittencourt, em homenagem ao papel histórico relevante desenvolvido pelo referido jornalista e secretário do governo de Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros.
Este é um reconhecimento proposto pela nossa gestão, a partir de diversos debates com agentes culturais, que evidencia um papel de um negro letrado em um período histórico bastante complexo.
Conheça uma breve biografia de Aurélio Viríssimo de Bittencourt
Aurélio nasceu em Outubro de 1849 na cidade de Jaguarão/RS, filho de uma escrava liberta, Maria Julia da Silva, e de um Capitão da Armada, Hypólito Simas de Bittencourt, foi batizado na Matriz local como exposto, filhos de pais incógnitos. Evidencia-se assim uma relação consensual entre um militar que participava da constante tarefa de vigiar a fronteira sul do Império brasileiro e uma ex-escrava.
Após passar a infância ao lado de sua mãe, na cidade natal, Aurélio mudou-se para Porto Alegre, onde passou por um breve período de educação. Na capital da Província, ele trabalhou como tipógrafo, jornalista e fundou com outros jovens intelectualizados a Sociedade Partenon Literário, militou pelo abolicionismo e ingressou no serviço público como amanuense (copista, escrevente ou escriturário). A Sociedade não serviu somente para divulgar textos, poesias, contos ou ensaios de seus colaboradores.
Entre outras iniciativas, seus integrantes criaram a escola noturna gratuita (1872-1885), um museu e uma biblioteca própria, que chegou a ter mais de 6.000 volumes, alforriaram escravos, encenaram peças teatrais, propagaram os ideais abolicionistas e republicanos, assim como instituíram a pesquisa bibliográfica, resgatando o registro de lendas e tradições Sul Rio-Grandenses. Segundo Guilhermino César, a entidade agregou prosadores, poetas e homens de teatro, dando-lhes oportunidade de aparecer em conjunto, através de ruidosas manifestações (CESAR, 1956. p.49)
Além disso, ao longo da vida, Aurélio demonstrou profundo sentimento mistico, sendo figura assídua do associativismo religioso local, membro de mesas diretoras de irmandades e ordens terceiras.
O burocrata, devoto, abolicionista, literato, tipógrafo Aurélio Viríssimo de Bittencourt era um indivíduo negro, ou pardo (segundo seu atestado de óbito) ou preto segundo artigo escrito por Borges de Medeiros nas comemorações realizadas em seus cem anos de batismo, em 1949.
O funcionário público, de carreira, Aurélio Viríssimo de Bittencourt, com sua reconhecida eficiência e fidelidade, foi o Secretário do Governo de Julio Prates de Castilhos e Antonio Augusto Borges de Medeiros. Gozando de afeição pessoal do primeiro citado.
Referência Bibliográfica:
Arquivo Histórico do RS. Política e Poder nos Primeiros Anos da República: A Correspondência Entre Julio de Castilhos e Seu Secretário Aurélio Viríssimo de Bittencourt. Porto Alegre. Edicpucrs. 2009.
Mudanças no Tricolor Gaúcho
Durante o feriado de carnaval muitas mudanças agitaram o ambiente do Grêmio, principalmente após a derrota no sábado para o São José, levando o clube a um confronto direto com o arquirrival colorado, logo nas quartas de finais do primeiro turno do Campeonato Gaúcho.
A sequência instável de resultados e uma grande dose de precipitação, que no futebol é permanente e constante, derrubaram do cargo de Técnico Caio Junior do comando do time. E ainda na terça de carnaval, foi anunciado Vanderlei Luxemburgo, sonho antigo do Presidente do Grêmio, Paulo Odone.
Na quarta, dia do GRENAL, o Auxiliar Técnico Roger Machado, ex-jogador do clube, comandou a equipe, justamente no maior clássico, onde ele mesmo já havia enfrentado e tendo êxito em Rivera.
Dessa vez, o Treinador Interino, foi feliz mais uma vez, e em pleno estádio Beira Rio, patrolou o Inter, numa atuação de luxo do Tricolor, vencendo a partida por 2 X 1, com simplificações na equipe e com um espírito guerreiro, o Imortal Tricolor demonstrou força e vibração na partida.
Roger Machado, vem demonstrando que será um treinador de grande futuro no futebol e de uma simplicidade enorme, também destaque da partida o volante Souza contratado do Porto, foi um gigante no meio campo, assim como o retorno de Léo Gago, que se afirma com o primeiro gol da partida de seu chute potente.
Mas, sem sombra de dúvida, o maior destaque foi Kléber, o Gladiador, foi decisivo na partida, marcando o segundo gol, e infernizando a zaga vermelha, que atônita, não conseguiu parar o craque gremista, que sentenciou a eliminação do Colorado no primeiro turno do Gaúchão.
O Grêmio pega agora o Caxias pela semifinal do campeonato.
Enfim, mudanças no tricolor de comando, mas a principal foi a atitude que impressionou...
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Roberto Prym Assume a Direção do Museu Júlio de Castilhos
“Brincavam comigo que por causa dos cabelos e da barba eu me pareceria com Júlio de Castilhos, e que para ficar igual só faltaria começar a gaguejar”, falou em tom descontraído o fotógrafo Roberto Schmitt-Prym em seu discurso de posse da direção do Museu Júlio de Castilhos. Em solenidade ocorrida na manhã dessa quinta-feira (23), o novo diretor substitui Joel Santana, que assume o comando do Sistema Estadual de Museus (SEM).
O secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, destacou a importância da instituição: “O Museu Júlio de Castilhos é uma referência nacional, um dos museus mais antigos de nosso país e merece um cuidado todo especial do administrador público”.
Joel Santana falou sobre as mudanças ocorridas na instituição |
Joel Santana lembrou dos trabalhos realizados e fez uma despedida simbólica, pois como coordenador do SEM deve acompanhar de perto as demandas da instituição a qual coordenou. “O nosso desafio, que não era pequeno, de iniciar um processo de reinventar o Museu começou da forma mais fácil, que era conectá-lo as mídias sociais. Trabalhamos os conceitos de cidadania cultural, abrindo diálogos com novos grupos, como os indígenas, os negros e as mulheres. Isso foi fundamental para que a gente pudesse avançar no debate e termos convertido melhor nosso espaço de memória e de história”, ressaltou ele.
Assis Brasil assinou o documento no qual a biblioteca do Museu passa a ser denominada Biblioteca Aurélio Viríssimo de Bittencourt |
O secretário Assis Brasil assinou a portaria no qual a biblioteca do Museu passa a ser denominada Biblioteca Aurélio Viríssimo de Bittencourt, em homenagem ao papel histórico relevante desenvolvido pelo referido jornalista e secretário do governo de Júlio de Castilhos.
Texto: Asscom Sedac
Estação Primeira da Cruzeiro é a Campeã do Carnaval Lourenciano
Premiação das escolas de samba marca a terceira noite de folia em São Lourenço do Sul
Estação Primeira do Cruzeiro é a campeã do Carnaval mais quente da Costa Doce. |
A terceira noite de Carnaval em São Lourenço do Sul foi marcada pelo desfile de premiação das escolas de samba, com grande público presente.
Destaque para a campeã Estação Primeira do Cruzeiro, que com o samba-enredo “A Trajetória de Um Líder – Beto Grill: Um Homem Com a Garra de Um Leão”, conquistou o título por apenas dois décimos em comparação à segunda colocada, a Escola de Samba Unidos da Lomba.
Escola homenageou o Vice Governador Beto Grill |
Destaque Mestre Sala e Porta Bandeira da Vice-Campeã |
A atual tetracampeã do Carnaval Lourenciano Unidos da Lomba foi a Vice-Campeã e empolgou também o público, num dos carnavais mais equilibrados e disputados da cidade.
Escola de samba Vai Vai abriu o carnaval lourenciano em 2012 |
A Sociedade Recreativa XV de Novembro, que perdeu três pontos por exceder o tempo máximo de desfile, descumprindo o regulamento, ficou em quarto lugar.
XV de Novembro trouxe a história do perfume para a passarela do samba |
A Escola de Samba Jurerê da Duque se licenciou por motivos pessoais para se reorganizar, mas estará de volta a passarela para o ano que vem.
A apuração dos votos foi realizada na manhã desta segunda-feira (20), enquanto os integrantes das escolas esperavam ansiosamente pela divulgação dos resultados. A Corte do Carnaval 2012, com a fantasia Arcanjos da Superação, seguida pelas rainhas e duquesinhas dos clubes sociais também passaram pela passarela do samba na terceira noite de folia.
Grande carnaval organizado pela Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, com ótima estrutura e boa organização.
sábado, 18 de fevereiro de 2012
Um Sistema Estadual de Museus Mais Forte e Um Agradecimento ao MJC
Ontem fui efetivado na Coordenação dos trabalhos do Sistema Estadual de Museus do RS, que ganhará nova atribuição por determinação da Secretaria Estadual da Cultura. O SEM/RS que já presta assessorias, acompanhamentos e oficinas ao quase 400 museus do estado, que coordena a organização e a sistematização do Colegiado Setorial de Museus do RS, agora irá atuar na supervisão e na colaboração dos trabalhos dos museus da SEDAC.
Com isso, o Sistema Estadual de Museus do RS, irá ter uma nova estrutura física para ampliar suas ações, e se transferirá para a CAFF no 19° andar, local este onde se localiza a Secretaria de Estado da Cultura.
Em reunião com os Diretores de Museus da SEDAC, o Secretario da Cultura, Assis Brasil ressaltou que este é o primeiro passo para constituirmos no estado um instituto estadual de museus do RS. Já o Secretário Adjunto Jéferson Assumção enfatizou que o SEM/RS terá um papel importante na articulação dos museus do estado.
Obviamente, com a demanda desta nova atribuição no SEM/RS estarei passando o comando do Museu Julio de Castilhos para o colega Roberto Schmitt-Prym que terá a missão de coordenar o museu mais antigo do RS.
Foram especificamente um ano a frente do museu, com debates, com ampliação da ação educativa, com exposições, com organização de espaços e retomanda de planejamentos de captação de recursos, que se concretizarão em 2012.
Uma experiência muito significativa, que criou conceitos e aproximou entidades do museu, artistas que reconheceram no museu uma casa museológica ampla e diversa, e ainda parcerias que puderam trazerem novos olhares sobre a instituição.
Como última contribuição no Museu Julio de Castilhos, enquanto diretor, quero compartilhar que a biblioteca do museu, passará a se chamar Aurélio Viríssimo de Bittencourt, negro, abolicionista, jornalista, chefe de gabinete de Julio de Castilhos e Borges de Medeiros, e que ajudou a fundar a Sociedade Partenón Literário, em reconhecimento a esta figura histórica, tanto invisibilizada pelo processo.
Ao que me resta, e agradecer em primeiro lugar a confiança da SEDAC nesta nova missão, e que com orgulho assumo, e aos trabalhadores e trabalhadoras do Museu Julio de Castilhos, pela dedicação, pela amizade, pelo respeito, mas principalmente por acreditar que um outro museu é possível de se reinventar, mesmo que seja centenário...
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Abraço ao Hospital em Dom Feliciano
Saúde em Dom Feliciano tem os maiores investimentos da história.
Comunidade abraça o Hospital na reinauguração em dezembro |
A Prefeitura Municipal tem um orçamento de R$ 4.113.181,60 para 2012, sendo que foram de R$ 3.514.560,07 em 2011. O aumento de R$ 598.621,53 reitera os maiores percentuais da história do município na área de saúde. Em anos anteriores à atual administração, por exemplo, os investimentos ficaram abaixo ou pouco acima do percentual de 15% exigido por lei (veja gráfico). Os recursos são aplicados no financiamento e manutenção de atividades e ações nas áreas de Média e Alta Complexidade Hospitalar (MAC), atenção básica, assistência farmacêutica, vigilância em saúde, gestão em saúde e investimentos.
Hospital
O Hospital Dom Sinésio Bohn, reaberto em dois de janeiro para atendimento ao público, até o dia 20 realizou 1017 pronto atendimentos, via SUS, 19 internações, 95 exames de RX e 88 laboratoriais pelo Sistema Único de Saúde- SUS. Também foram realizados 93 atendimentos particulares, que, segundo o presidente da Associação de Saúde de Dom Feliciano, Cesar Augusto Waimer, “não é regra do Hospital, visto que 90% ocorrem pelo SUS”.
A Prefeitura adquiriu e reformou o prédio do Hospital, que pertencia às irmãs Bernardinas, comprou e consertou equipamentos e contabiliza R$ 180 mil mensais para mantê-lo de portas abertas. A Associação do Hospital trata de angariar sócios que podem contribuir com valor R$ 10 mensais, visando auxílio nas despesas.
O prefeito Clênio Boeira salienta a importância dos governos federal e estadual no repasse de recursos, já que foi sancionada em 16 de janeiro a Emenda Constitucional (PEC) 29 que fixa valores mínimos de investimento do orçamento na área da saúde. Ela estipula que os Estados dedicarão pelo menos 12% dos seus orçamentos para o setor, e a União, o valor empenhado no ano anterior acrescido da variação do PIB nos dois últimos anos.
Aplicação de recursos na Saúde – Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS)
Ano Valor R$ Percentagem no Orçamento Municipal
2005 1.226.709.43 14,90% (abaixo do percentual mínimo exigido por lei)
2006 1.493.973,91 16,26%
2007 1.608.975,95 15,14%
2008 1.940.794,63 15,06%
2009 2.391.669,21 19,79%
2010 2.941.310,76 21,01%
2011 3.514.560,07 21,41%
2012 4.113.181,60 22,80%
2005 1.226.709.43 14,90% (abaixo do percentual mínimo exigido por lei)
2006 1.493.973,91 16,26%
2007 1.608.975,95 15,14%
2008 1.940.794,63 15,06%
2009 2.391.669,21 19,79%
2010 2.941.310,76 21,01%
2011 3.514.560,07 21,41%
2012 4.113.181,60 22,80%
Fonte: Prefeitura Municipal de Dom Feliciano
Confira os Horários do Museu Julio de Castilhos no Carnaval
COMUNICADO
Comunicamos que o Museu Julio de Castilhos, durante o feriado de carnaval NÃO irá funcionar nos horários abaixo descritos:
Comunicamos que o Museu Julio de Castilhos, durante o feriado de carnaval NÃO irá funcionar nos horários abaixo descritos:
Sábado dia 18/02/2011: Funcionamento normal (10h – 18h).
Segunda – Feira dia 20/02/2012: Não haverá expediente.
Terça- Feira dia 21/02/2012: Não haverá expediente.
Quarta – feira dia 22/02/2012: Expediente a partir das 13h.
OMS: Dom Feliciano Exemplo Para o Mundo
O prefeito Clenio Boeira está participando, em Genebra, Suíça, de reunião do Grupo de Trabalho que discute a implementação dos artigos 17 e 18 da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco. Estes artigos tratam da criação de alternativas para a diversificação de culturas e também da saúde do trabalhador.
Clenio foi convidado pela Organização Panamericana de Saúde – Opas, para falar sobre o Programa de Diversificação que está sendo implementado em Dom Feliciano. Na manhã desta terça-feira (14) o prefeito falou por cerca de 30 minutos, com tradução para o espanhol, inglês e francês.
O prefeito apresentou as diversas ações que estão sendo desenvolvidas no município, como Mais Peixe, Pró-Uva, Mais Produção, Agroindústria, Alimentação escolar, PAA, dentre outros. No encontro chegou a ser sugerido que a experiência brasileira em diversificação seja tomada como modelo para o mundo.
Na tarde de segunda (13) a delegação brasileira foi recebida pela Embaixadora do Brasil, Maria Nazareth Farani Azevedo, onde foi discutida a participação do Brasil neste processo de diversificação da agricultura.
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
São Lourenço do Sul se Prepara Para o Carnaval Mais Quente da Costa Doce
Bateria da Vai-Vai é destaque nos carnavais lourencianos
A festa mais popular do país está chegando e São Lourenço do Sul já conta com uma extensa programação que promete fazer a alegria dos foliões. O Carnaval na Terra de Todas as Paisagens será comemorado de 18 à 21 de fevereiro. Durante os quatro dias de folia escolas de samba, carros alegóricos e blocos burlescos passarão pela passarela do samba.
As comemorações tiveram início com a escolha da corte de 2012, em uma animada festa promovida no Largo Laura Abreu, pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, no dia 28 de janeiro. A Rainha Lidiane Soares, assim como a 1ª Princesa Thaís Mendes Alves e a 2ª Princesa Thyfany Centeno da Silva, acompanhadas pelo Rei Momo Michel Nunes prometem encantar a todos com a simpatia, beleza e samba no pé lourencianos neste Carnaval.
A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, responsável pela realização do evento, vem preparando através de empresas contratadas a estrutura de sonorização, camarotes, arquibancadas, os palcos e decoração, assim como um eficiente esquema de segurança. “O Carnaval de São Lourenço do Sul é conhecido pela sua segurança, o pessoal pode levar a sua cadeira de praia para a passarela do samba pela manhã, e quando chegar, as 21 horas da noite, a cadeira ainda estará lá.” – declara o Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio Gilmar Pinheiro.
A cidade, que recebe um grande número de turistas nesta época do ano, conta com uma grande variedade hotéis, pousadas, casas disponíveis para aluguel, assim como o Camping Municipal, onde é possível acampar com uma completa infra-estrutura, além de uma extensa variedade de restaurantes e lancherias.
Unidos da Lomba é a atual tetra campeão do Carnaval Mais Quente da Costa Doce
Sempre em busca de inovação, neste ano o desfile das escolas de samba e dos carros dos clubes sociais acontece no sábado (18) e na segunda-feira (20). Devido a reivindicações, o desfile que acontecia tradicionalmente no domingo e na terça-feira teve a data alterada. Serão quatro escolas de samba do município na passarela nos dias de folia, os ensaios estão em ritmo acelerado.
Mestre Sala e Porta Bandeira da XV de Novembro
A abertura oficial acontece no sábado (18) a partir das 21h30min, com a corte municipal e os carros dos clubes sociais. Em seguida desfilam a Associação Recreativa e Cultural de Samba Vai-Vai com o samba-enredo “Através das Belezas do Jardim do Éden e da Criação da Humanidade: A Vai-Vai Retrata a Força e a Magia dos Elementos Naturais”, a Escola de Samba Unidos da Lomba com o samba-enredo “O Poder da Sedução de Adão e Eva a Um Paraíso Chamado Brasil”, a Sociedade Recreativa XV de Novembro com o samba-enredo “A História do Perfume – Poder e Sedução” e a Escola de Samba Estação Primeira do Cruzeiro com o samba enredo “A Trajetória de Um Líder – Beto Grill: Um Homem Com a Garra de Um Leão”.
Carros Humoristicos e suas irreverentes sátiras são destaque da participação popular
O irreverente desfile dos carros humorísticos e dos blocos burlescos, um diferencial da participação popular no carnaval lourenciano acontecerá nas noites de domingo (19) e terça-feira (21). Na tarde de segunda-feira (20), os carros humorísticos também desfilam pela orla da praia, a partir das 16 horas.
O Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio Gilmar Pinheiro salienta o potencial turístico do município e a importância do evento para a geração de renda. “Estamos sempre trabalhando em busca do crescimento, pois se o Carnaval de São Lourenço cresce, isso se reflete no comércio, na rede hoteleira, nos restaurantes, fomentando a economia.” – afirma o Secretário, otimista e na expectativa pela festa que este ano evidencia a superação lourenciana.
Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul
domingo, 12 de fevereiro de 2012
MiniCom Estuda Criação de Serviço de Internet “a cobrar”
O Ministério das Comunicações, juntamente com a Anatel e o NIC.br, estão trabalhando em um projeto de conectividade à cobrar, cujo piloto deve ser iniciado ainda no primeiro trimestre deste ano.
Fazendo uma analogia, o serviço seria equivalente à popular ligação a cobrar, cuja tarifa é paga pelo receptor ou destinatário da chamada telefônica. Só que neste caso, o serviço em questão seria o de internet.
A informação é do próprio ministro das comunicações, Paulo Bernardo, que nesta terça-feira (07/02) participou de um painel na Campus Party, evento de cultura digital realizado em São Paulo.
O ministro explicou que a ideia é criar uma conexão não tarifada, assim como já existe na telefonia. “O internauta entra no site de uma empresa para fazer uma reclamação ou solicitar algum atendimento e esse acesso é subsidiado pela empresa. É uma espécie de 0800 digital”, afirmou.
Segundo o ministro, o piloto do projeto deve acontecer na primeira quinzena de março, na região de Varjão, em Brasília.
*Com informações do site da revista Exame
Fonte: Site Mercado e Cultura
Experienciando Um Casamento
Assim foi o final de semana com a minha amada, um misto de gestão do cuidado mútuo, de afazeres domésticos, de saídas em público, de boa conversa, de dormir abraçadinho, de compreensão, de planejar futuro, de alegria, de confidências de amor e pasmem, seus pessimistas, sem nenhum desentendimento, mostrando que nossa relação é madura e sólida para enfrentar as turbulências que possam vir a surgir.
Um cuidado especial, daquele quando os dois estão doentes, e ambos por estarem juntos se fortalecem, do cuidado de interromper o que se esta fazendo para dar atenção a outra pessoa, de colocá-la no colo e abraçar fortemente tentando proteger de toda dor que possa tentar te alcançar.
De tornar uma tarefa doméstica, em um momento de cumplicidade, onde um ajuda o outro na construção de uma vida mútua que estamos buscando juntos. De organizar as coisas, de preparar os espaços para que a vida possa nos juntar assim mais rapidamente.
Mas também foi de pode sair de mãos dadas pela rua, de comer pipoca e refrigerante no "escurinho do cinema" dando uma boa gargalhada numa comédia em que "cada um tem a (alma) gêmea que merece", e a minha é pra lá de especial...
De uma boa conversa, sempre regada de um bom mate, ou no estante antes de deitarmos, ou num trem enquanto passeamos, ou numa questão da internet, ou na opinião do outro sobre isto e aquilo, uma boa conversa sempre tem espaço no nosso relacionamento.
De dormir abraçadinho, protegido e acolhido por um amor que de tão grande, é vasto e complexo, mas quente e verdadeiro, e por isso cada gesto, cada beijo, é um enlace que deve e permite que seja recordado, a cada instante.
De sempre buscar entender o outro, antes de julgá-lo, de tornar essa cumplicidade cada vez mais sólida, mais intensa, mais permanente na nossa relação, êxito este, que nos aproxima mais e mais a cada dia.
De buscar informações sobre como construir a nosso refúgio, de fazer projeções de lugares e situações, de buscar aliar o ter e o saber, mas que junto com a razão o coração ande ao lado, por que a felicidade só é completa se ambos estão juntos.
Da constante alegria, que é estar juntos, de trocas de nossa jura de amor, renovando votos, e que esperamos que estes sejam permanentes, e que as confidências nos tornem cada mais próximos.
Assim, começo a perceber esta experiencia de um casamento, um troca mútua que tem cumplicidade, paixão, alegria, diálogo, respeito, admiração e amor... É bem verdade, que ainda não passaram as grandes atribulações, mas acho que com essa base de valores, elas serão como diz o Lula, "marolinhas" pro oceano que o nosso amor está se consolidando.
Por isso, descubro a cada dia a magia de amar alguém tão especial, quanto é a minha menina/mulher de cabelos esvoaçantes, olhar e coração irrequieto, capaz de se indignar com a injustiça que afeta nosso semelhante.
Acho que agora quero, me bateu uma vontade de casar...
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Wando, o Romantismo Perde o ídolo das Calcinhas
O Falecimento do Cantor Wando, marca uma ausência na música romântica, ou brega como é popularmente conhecida no país, de quem tentou retratar os sofrimentos e as amarguras envolto no amor.
Não é atoa, que seu grande sucesso é a música "Fogo e Paixão" produzida em 1988, e que toca até hoje nas rádios do país, com uma letra de destaque e mostra um saudousimo do homem por sua amada.
Mas mais do que as músicas, o que realmente levou o cantor para o estrelato foi uma jogada de marketing com calcinhas. A atitude de distribuir as peças íntimas surgiu em 1987 e acabou virando marca registrada de Wando, que sempre recebia de volta das fãs várias calcinhas durante seus shows. Ao longo dos anos, ele garantia ter juntado mais de 17 mil peças e pensava em fazer um museu.
Problemas cardíacos, cansaram o coração do velho romântico aos 66 anos de idade. Há 10 anos sem lançar um trabalho novo, Wando ainda tinha uma agenda bastante agitada por conta de compromissos em programas de TV, Rádios e Shows.
Uma de suas últimas aparições, foi no 32° Bailôco em 2011 na cidade de Camaquã/RS, onde o público vibrou com a breguice do artista.
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Deputado Visita Exposição Sobre Ferrovias, de Paulo Carvalho
Em sua estada em Pedro Osório, o deputado Alexandre Lindenmeyr visitou a exposição sobre a História da Ferrovias, de autoria do pesquisador rio-grandino Paulo Nilton Carvalho. Aposentado da R.F.F.S.A. de Rio Grande, Carvalho vem fazendo um trabalho extenso, buscando resgatar a importância do trem na história do Rio Grande do Sul. A exposição conta com fotos, gravuras e miniaturas que estão sempre nas mostras itinerantes que levam ao público um verdadeiro documento da evolução do transporte via ferrovias. “É sem dúvida um trabalho da maior qualidade, que traz informações importantes sobre a história do nosso estado. O Paulo está de parabéns pela qualidade da sua exposição”, declarou Lindenmeyer.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Alexandre Lindenmeyer (PT/RS)
Camaquã Tem Grupo de Gagueira Infantil
Caica Inicia Grupo de Gagueira Infantil
Devido à grande procura para tratamento da gagueira na lista de espera para o serviço de Fonoaudiologia do Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (CAICA) surgiu a ideia da criação de um Grupo de Gagueira Infantil que veio para atender e beneficiar essas crianças e adolescentes da nossa sociedade.
O grupo visa atender os pacientes e suas famílias. Que necessitam de muitas orientações para aprender a lidar com a gagueira e ajudar muito aquele que gagueja a superar esse problema.
O que é a gagueira?
A gagueira é normalmente considerada um distúrbio que não faz parte do desenvolvimento normal da linguagem, é um distúrbio na fluência da fala. A gagueira é, na verdade, uma condição extremamente complexa que envolve mais do que a repetição das palavras, prolongamento das sílabas e outras "disfunções" da fala. A gagueira afeta a pessoa como um todo e é mais adequadamente descrita como uma combinação de disfunções de fala, comunicação e comportamento, diz a Fonoaudióloga Juliana Peter Oliveira, organizadora do projeto.
A maioria das crianças na fase de aquisição da fala e aumento de vocabulário, apresenta períodos de disfluência, mas isso é superado com o tempo em aproximadamente 75% dos casos. Nos 25% restante, a gagueira se mantém ou agrava.
A disfluência considerada normal se dá dos 2 aos 6 anos de idade, quando a criança apresenta dificuldade na emissão das palavras com sons mais difíceis, podendo hesitar, repetir sílabas ou palavras. São situações que ocorrem, mas que com o tempo desaparecem.
A etiologia da gagueira ainda é desconhecida, porém há maior incidência em crianças do sexo masculino; quando há existência de outros familiares com gagueira e devido a complicações durante o parto (prematuridade, baixo peso ao nascer, entre outros).
Para se fechar o diagnostico de gagueira deve-se considerar alguns fatores, o principal deles é analisar na fala da criança a quantidade de disfluências como: bloqueios ao iniciar palavras e frases, repetições, prolongamentos, esforço e tensão ao falar, associação de movimentos faciais ou corporais, se esses ultrapassarem 10% da fala, deve-se ficar em alerta. Além dos demais fatores associados, como alguns gagos exibem sentimentos e percepções negativos sobre a sua gagueira e sobre si próprios:
Vergonha: sentem vergonha da gagueira e fazem todos os esforços para ocultá-la.
Culpa: sentem culpa por não conseguirem obter aquilo que poderiam obter facilmente se falassem com fluência.
Frustração: sentem-se frustrados pela sua incapacidade em comunicar eficazmente com as outras pessoas.
Baixa auto-estima: a gagueira às vezes causa um sentimento de impotência.
A terapia fonoaudiológica para gagueira visa promover uma diminuição significativa da gagueira. Mas depende de uma série de fatores, tais como: intensidade da gagueira, presença de outros distúrbios de fluência e/ou de linguagem, presença de outros distúrbios neurológicos ou psiquiátricos, idade do paciente, aderência do paciente ao tratamento. Em média, os tratamentos duram de seis meses (casos mais leves) até dois anos (casos mais graves).
O Grupo de Gagueira iniciará no mês de fevereiro e será coordenado pela Fonoaudióloga Juliana Peter, onde atenderá crianças e adolescente na faixa etária entre 8 e 14 anos. Serão realizados encontros semanais, toda segunda – feira das 10h30min às 12h no CAICA.
Os interessados deverão procurar o Centro de Atendimento, localizado na rua Duque de Caxias, 180 (ao lado do Cine Coliseu), das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
Maiores informações também pelo telefone (51) 3671 9770.
Fonte: Prefeitura Municipal de Camaquã
Dom Feliciano: Transparência na Aplicação dos Recursos
A representante da Casa Civil, Monique Tadiotto, elogiou a iniciativa da Prefeitura de aderir à Conferência |
Em 25 de janeiro, foi realizada eleição para escolha dos delegados que estarão presentes na 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL. O evento é organizado pela Subchefia de Ética, Controle Social e Transparência da Casa Civil do Estado e será realizada em 15 de março, em Porto Alegre. Entre as propostas que serão levadas pelo município está a criação de canais de ouvidoria, palestras para os servidores públicos e cursos de formação para mobilização comunitária, cidadania e controle social. “Nós governantes, temos que assegurar formas da população ter acesso às informações sobre como, no que e onde são aplicados os recursos públicos”, disse o prefeito Clênio Boeira.
Delegados:
Representantes da sociedade civil:
· Marco Aurélio Tyska – Representante da Associação Constantino Zajkowski, de Dom Feliciano-RS.
· Eduardo Cordeiro da Silva – Representante do Pré Território Centro Sul
· César Augusto Weimer – Representante da Associação da Saúde de Dom Feliciano
· Alvorino Bergmann Miritz – Presidente da Cooperativa entro Sul
· Maira Hax Mendes Souza – CRESS
Representantes do poder público:
· Clenio Boeira da Silva – Presidente da ACENSUL e Prefeito de Dom Feliciano
· Luciana Terezinha Novinski Rembowiki – Servidora pública municipal
· Glacy Teixeira Marques – Servidora pública municipal
· Silvana Almeida Henrique – Representante da SMTHAS
· Tiago Hüber Martins – Representante da Secretaria Municipal da Saúde do município de Cristal-RS.
Representante do conselho:
Cleo da Silva e Silva – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural
domingo, 5 de fevereiro de 2012
Muitas Orientações na Construção de Planos Museológicos
Uma das principais questões que vem pautando minha passagem por esse período que estou interino na Coordenação do Sistema Estadual de Museus do RS, é o grande número de solicitações para orientação e participação na construção de regimentos internos e planos museológicos das instituições.
Fato este, que me deixa bastante feliz, uma porque demonstra que os museus estão buscando se adaptar a lei que rege o Estatuto dos Museus, e outra que esse planejamento estrutural e organizacional da instituição remete para algumas instituições a possibilidade de se redescobrir, de se reinventar, e a partir disso, ampliar a sua atuação junto a comunidade, onde está inserida.
Algumas instituições que aprofundam este debate, aproximam novos agentes, que se tornam parceiros fortalecendo esta mesma atuação do museu, outras compreendem suas limitações e passam a trabalhar medidas que amenizem estes problemas, enquanto buscam soluções mais adequadas, e ainda, fortalecem seus pontos fortes de atuação, e isso mostra a significação da sua representação social, projetando o museu e a sua identidade para os seus públicos.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Intervenção Urbana no Museu Julio de Castilhos
Proposto pelo Grupo de Trabalho de Cultura do FST, a intervenção Urbana do Projeto Arte-memória no FicLivre - Fórum Internacional de Cultura Livre no Fórum Social Temático, nas instituições culturais da SEDAC, o Coletivo Iô instalou sua intervenção na Sala do Patriarca do Museu Julio de Castilhos.
Entrelaçando o quarto com faixas e projetando luzes através do espelho, o Coletivo Iô representado pelos artistas Munir Klant e Laura Cattani, instigam o pensar da história envolto na arte. A intervenção fica até o início de março.
Nota do Presidente do PT de Dom Feliciano
OPOSIÇÃO GOLPISTA ATENTA CONTRA A DEMOCRACIA EM DOM FELICIANO
Gostaria de compartihar com os companheiros e para quem mais possam divulgar, que a Câmara de Vereadores de Dom Feliciano, capitaneada por um vereador do PMDB e cinco tucanos, aprovaram criação de comissão processante contra o Prefeito Clenio, com base no DL. 201/67, da época da ditadura, visando cassa-lo com base em factóides e sem qualquer fundamentação. Tal como aconteceu em Gravataí e Pinheiro Machado, pretendem um julgamento político, por medo de perder - e vão perder de novo a eleição pra nós - porque não tem projeto e as ações e avanços produzidos no nosso governo são evidentemente superiores aos últimos 20 ou 30 anos de administrações anteriores em Dom Feliciano. Temos 25 veículos novos conquistados, 15 máquinas novas, dentre elas 2 patrolas, 2 esvadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, caminhões, ônibus, ambulância, etc. Reabrimos o hospital que foi adquirido pela Prefeitura e hoje é patrimônio do povo de Dom Feliciano. Desenvolvemos diversos programas de diversificação de cultura, valorizando o trabalho do agricultor familiar. Salários são pagos no máximo no dia 25 do mês em curso. Melhoramos salários, valorizamos e qualificamos o funcionalismo, inclusive com oferecimento de curso superior em Gestão Pública.... O prefeito já foi convidado e participou de evento no Uruguai, sobre diversificação de culturas e em fevereiro está indo a Genebra, na Suíça, a convite e por conta da Organização Mundial de Saúde, falar sobre o trabalho que é desenvolvido em Dom Feliciano. O Ministério da Saúde, o INCA, e a Secretaria Estadual da Saúde, junto com a SMS, desenvolvem pesquisa inédita para diagnosticar problemas na área de saúde, que também servirá de base para trabalho a ser apresentado na OMS. Por tudo isso e muito mais que não cabe num e-mail é que o desespero bateu nos parasitas de plantão, que perdendo seu hospedeiro - as tetas do poder - apelam agora para o GOLPISMO DESAVERGONHADO E COVARDE, para tentar subverter a decisão livre e soberana do povo nas urnas em 2008. Sabem que não voltam pela via democrática. Buscam a excessão e o Golpismo abjeto e desqualificado para tentar voltar ao poder e inviabilizar a reeleição do prefeito Clenio. Não podemos assistir calados essa violência contra a democracia. Estamos adotando estratégias para nossa defesa e contra-ataque, mas precisamos que essa prática espúria e antidemocrática seja denunciada e fortemente combatida. É impossível calar diante do que se avizinha como sendo a INDÚSTRIA DAS CASSAÇÕES E GOLPES CONTRA OS PREFEITOS DO PT. Peço que dêm a mais ampla divulgação destas informações para todos os companheiros de suas relações e a todos os que respeitam e apoiam a democracia. Passem também para militantes, prefeitos e especialmente para nossos parlamentares, em todos os níves, para que denunciem da tribuna essa arbitrariedade que pretendem perpetrar em Dom Feliciano. Saudações!
Paulo Job
Presidente do PT Dom Feliciano
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Assessoria Superior do Governador Troca de Titular
Ambos ao Centro da Mesa ao lado da Secretária Stela Farias |
Flávio Koutzii deixa o comando da Assessoria Superior do Governador, devido a problemas de saúde, assim João Victor Domingues que é o atual adjunto da pasta, assume o comando por definitivo da Assessoria.
O Governador Tarso Genro, afirmou sobre a saída Koutzii que "Quando o convidei, ele me disse que ficaria por um ano. Esse compromisso ele já cumpriu".
Embora alguns meios de comunicação tentem atribuir a saída de Koutzii a uma divergência política com o governador, ou a disputas de correntes internas do PT, especialmente do enfraquecimento do campo da Mensagem ao Partido, para fortalecimento do Socialismo 21 aproximando ao campo majoritário, o mesmo não é verdade, porque Koutzii estava independente na atuação de correntes, e João Victor é membro da corrente Esquerda Democrática que integra o campo da Mensagem ao Partido, que passa a ter três Secretários de Estado, Marcelo Danéris (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), Stela Farias (Administração e Recursos Humanos) e João Victor Domingues (Assessoria Superior do Governador).
Meu Agradecimento
Quero tornar público o agradecimento e o envolvimento de todos que estiveram na atividade de comemoração dos 109 anos do Museu Julio de Castilhos, com uma representação histórica sobre as "Várias Faces de Julio de Castilhos" realizada no pátio dos canhões no museu.
Primeiramente agradecer a Casa do Artista Rio Grandense que aceitou o desafio de representar a peça com brilhantismo e emoção, ao talentoso Diretor Marcelo Restori que sempre surpreende ao público com sua genialidade criativa, a Roberto Prym, Assessor do Secretário da Cultura do RS, que possibilitou toda articulação e infraestrutura para que a atividade fosse um sucesso, a Leila Matos, Assessora do DAC/SEDAC, que articulou o figurino, a comunicação e o som, a Maria Emilia Portella, Assessora de Comunicação SEDAC e sua equipe, ao Diretor Paulo Wayne da CCMQ, que gentilmente cedeu o som, e a equipe do Museu Julio de Castilhos, que se esmerou na organização do evento, e oportunizou pesquisa para a elaboração do roteiro.
Por fim, quero agradecer as presenças de Margarete Moraes, Representante da Regional Sul do Ministério da Cultura, e do Secretário de Cultura do RS, Assis Brasil e suas palavras a meu respeito, que tem grande significado a mim "[...] jovem intelectual de pensamento social avançado [...]" que tenho o prazer e o desafio de repensar e reinventar esta instituição centenária.
Faço questão de descrever estes agradecimentos, para comprovar que a Secretaria de Estado da Cultura do RS, é uma equipe colaborativa, que trabalha em rede, e que busca revitalizar as funções dos equipamentos públicos, mas também a sua programação, oportunizando cada vez mais a transversalidade como um de seus eixos norteadores.
Novamente, obrigado a todos!
Assinar:
Postagens (Atom)