sábado, 18 de fevereiro de 2012

Um Sistema Estadual de Museus Mais Forte e Um Agradecimento ao MJC

Ontem fui efetivado na Coordenação dos trabalhos do Sistema Estadual de Museus do RS, que ganhará nova atribuição por determinação da Secretaria Estadual da Cultura. O SEM/RS que já presta assessorias, acompanhamentos e oficinas ao quase 400 museus do estado, que coordena a organização e a sistematização do Colegiado Setorial de Museus do RS, agora irá atuar na supervisão e na colaboração dos trabalhos dos museus da SEDAC.
Com isso, o Sistema Estadual de Museus do RS, irá ter uma nova estrutura física para ampliar suas ações, e se transferirá para a CAFF no 19° andar, local este onde se localiza a Secretaria de Estado da Cultura.
Em reunião com os Diretores de Museus da SEDAC, o Secretario da Cultura, Assis Brasil ressaltou que este é o primeiro passo para constituirmos no estado um instituto estadual de museus do RS. Já o Secretário Adjunto Jéferson Assumção enfatizou que o SEM/RS terá um papel importante na articulação dos museus do estado.
Obviamente, com a demanda desta nova atribuição no SEM/RS estarei passando o comando do Museu Julio de Castilhos para o colega Roberto Schmitt-Prym que terá a missão de coordenar o museu mais antigo do RS.
Foram especificamente um ano a frente do museu, com debates, com ampliação da ação educativa, com exposições, com organização de espaços e retomanda de planejamentos de captação de recursos, que se concretizarão em 2012.
Uma experiência muito significativa, que criou conceitos e aproximou entidades do museu, artistas que reconheceram no museu uma casa museológica ampla e diversa, e ainda parcerias que puderam trazerem novos olhares sobre a instituição.
Como última contribuição no Museu Julio de Castilhos, enquanto diretor, quero compartilhar que a biblioteca do museu, passará a se chamar Aurélio Viríssimo de Bittencourt, negro, abolicionista, jornalista, chefe de gabinete de Julio de Castilhos e Borges de Medeiros, e que ajudou a fundar a Sociedade Partenón Literário, em reconhecimento a esta figura histórica, tanto invisibilizada pelo processo.
Ao que me resta, e agradecer em primeiro lugar a confiança da SEDAC nesta nova missão, e que com orgulho assumo, e aos trabalhadores e trabalhadoras do Museu Julio de Castilhos, pela dedicação, pela amizade, pelo respeito, mas principalmente por acreditar que um outro museu é possível de se reinventar, mesmo que seja centenário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário