Comunidade da Costa Doce recebe exposição fotográfica sobre os índios brasileiros
A participação da secretaria de Estado da Cultura na interiorização de governo na região da Costa Doce começou na manhã desse sábado (25), no Parque Histórico Bento Gonçalves foi aberta a exposição Indios de Darcy Ribeiro.
Na concepção original do Museu do Indio do Rio de Janeiro a exposição itinerante apresenta um painel vivo do modo de vida e cultura de três povos e a coletividade dos que ocupam espaços territoriais no Brasil atual. Pelo olhar do antropólogo, ensaísta e educador, Darcy Ribeiro são apresentados os Kadiwéu, Ofayé e Urubu-Ka’apor. A exposição pode ser visitada até dia 01 de abril, com palestras diárias às 10h e 15h.
Diversidade Cultural
A solenidade de abertura contou com a presença do vice-governador, Beto Grill, que destacou o desenvolvimento da região e a importância da cultura nesse setor. “ Estamos nos destacando no crescimento pelas nossas potencialidades e uma delas é a nossa cultura, com sua riqueza de diversidade.Essa exposição é muito importante para esta região que participa assim do circuito estadual das manifestações culturais”.
O secretário Assis Brasil salientou a importância da cultura indígena para o Brasil e do autor das fotos. “Darcy foi um dos intelectuais mais completos do nosso país. Provocou uma reflexão sobre as culturas originais do nosso país, com uma dimensão e grandiosidade inesperadas”.
Museu atuante
“Esta instituição vive um novo tempo de um museu vivo e atuante. Hoje é um dia especial, essa exposição devolve a auto-estima a este museu”, disse o diretor do Parque Bento, Pedro Alexandre.
Também participaram da abertura o secretário de infra-estrutura e logística Beto Albuquerque, o diretor do Sistema estadual de Museus, Joel Santana, além de autoridades municipais da região.
Na parte da tarde, durante o encontro da interiorização de governo, no galpão crioulo do Camping Municipal de São Lourenço do Sul, o secretário Assis Brasil anunciou investimentos para a recuperação da estrutura física do Parque Bento.
Comunicou ainda que nos próximos dias será assinado o convênio com o Ministério da Cultura para a implantação de 125 pontos de cultura no estado, por meio de edital. Esta é uma das reivindicações da comunidade de São Lourenço.
No final do encontro o secretário e os diretores da Sedac visitaram o Ponto de Leitura da praia das Ondinas, em São Lourenço. Este é um dos 19 pontos organizados, em convênio com as prefeituras do litoral norte, sul e balneários de água doce. São 150 livros colocados à disposição da comunidade, como empréstimo, para leitura na beira da praia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário