sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A Trilogia do Mal

É notório saber, que a Região Sul do RS, encontra-se hoje menos desenvolvida, com uma capacidade de atração de investimentos muito aquém que outras regiões do estado. Contudo, chega a ser surreal o esforço que determinados tipos de meios de comunicação, principalmente o grupo RBS e o "Jornalista Lasier Martins", utilizam para apregoar ações e investimentos milagrosos para a solução do desenvolvimento local. O caso mais recente agora chama-se Aracruz Celulose, que anunciou em vésperas as eleições de 2002, um projeto de expanção de sua unidade em Guaíba ao qual geraria milhares de ofertas de empregos diretos e outras centenas de empregos indiretos, por consequência do montante do investimento que seria aplicado.

Foi aquele alvoroço, tanto foi a pressão desses determinados meios de comunicação, que a empresa conseguiu fazer interferências no governo do estado, interferindo no chamado zoneamento ambiental, um processo construido por especialistas e órgãos competentes ligados ao meio ambiente.

Com o discurso pró-desenvolvimento alegavam uma derrota do governo Olívio e da falta de capacidade do PT, em negociar com a Ford. Passados alguns meses do ardor mercantil da Aracruz a mesma anuncia o cancelamento dos investimentos e outra vez a solução mágica defendida pela mídia, se dissipou como poeira.

E agora, o estado que já sofre com o arrocho de um governo que não tem um mínimo de iniciativa de desenvolvimento, fica como? E a inúmera quantidade de eucalipto plantada na região, a Aracruz vai comprar? Aonde está o Discurso Lasier Martins que os ambientalistas estão atrasando o progresso do estado? Sumiu? E Yeda e o PSDB, serão cobrados da mesma forma pela perda deste investimento? O que fazer com os eucaliptos plantados? Com a quase inexistência da Emater, como ficam os agricultores que acreditaram nesta proposta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário