quarta-feira, 5 de novembro de 2008

VI Conferência Internacional Sobre Orçamento Participativo


Após evento em Sevilha, a parlamentar petista do RS, Stela Farias, que é a Embaixadora no Brasil dos projetos do Observatório Franco-Brasileiro de Periferias, participa em Nanterre (França) das reuniões preparatórias para o Fórum Social Mundial 2009 da Rede FALP de Metrópoles Solidárias
A deputada estadual Stela Farias (PT) viaja hoje (03) para Sevilha, na Espanha, a convite do prefeito local, Alfredo Sánchez Monteseirín. Durante três dias (5, 6 e 7) Stela acompanhará os debates realizados na VI Conferência Internacional Rumo a Total Cidadania – Inclusão Social e Orçamento Participativo (VI Jornadas Internacionales Hacia la Ciudadanía Total, Inclusión Social y Presupuestos Participativos). O evento é organizado pela Câmara Municipal de Sevilha, Fórum de Autoridades Locais pela Inclusão Social e Democracia Participativa, Instituto de Estudos Políticos para América Latina e África e Orçamento Participativo de Sevilha.
O Orçamento Participativo, implantado em Porto Alegre durante 16 anos nas gestões municipais do PT, ganhou projeção nacional e internacional, gerando novos paradigmas da participação cidadã institucionalizada por governos municipais, tendo como referência na Europa o caso de Sevilha. Outras prefeituras internacionais também adotaram a participação popular, como é o caso de Sant-Denis (França), Carnide (Portugal), Rosário (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Barcelona (Espanha), Toronto (Canadá) e Bruxelas (Bélgica).
Já em Nanterre, na França, onde Stela Farias no início do ano participou ao lado de representantes da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Saint Dennis (Paris 8) e da prefeitura da cidade da criação do Observatório Franco-Brasileiro de Periferias, onde a parceria inclui a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), reuniões preparatórias discutirão o Fórum Social Mundial 2009, que acontecerá de 27 de janeiro a 7 de fevereiro, em Belém (Pará).
A criação do fórum binacional é resultado da histórica relação que a deputada Stela Farias tem com organismos internacionais ligados ao desenvolvimento de políticas públicas para os territórios que concentram as populações mais pobres das cidades, como a Rede FALP e a cidade de Nanterre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário