segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Turismo e Sustentabilidade

A consolidação de um novo modelo que se desenvolve em nossa região depende da atitude de nossas instituições. A busca pelo envolvimento em pautas e propostas que estruturem novas relações. O turismo tem dado sua contribuição neste sentido. Com a fundação da Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce temos trabalhado com foco na constituição deste ambiente.
É preciso urgentemente recuperar um longo tempo perdido em nossa região. Ter práticas coerentes que definam objetivamente os temas necessários à reconversão e à diversificação do atual modelo de desenvolvimento. Atuar na operação de programas em todas as esferas para o fortalecimento de nossa economia. Buscar a solução de gargalos históricos e que são necessários para a busca de resultados concretos. Estabelecer iniciativas pragmáticas para consecução de projetos de curto, médio e longo prazo. O século XXI será um tempo repleto de desafios na busca pela sustentabilidade. Os gravíssimos problemas ambientais contemporâneos colocaram em cheque o atual modelo de produção capitalista neoliberal.
Na Costa Doce, sentimos os reflexos dos desequilíbrios impostos pelo homem a natureza. Neste mês de janeiro, por exemplo, em São Lourenço do Sul, 5 minutos de chuva de granizo foram responsáveis por um prejuízo de R$ 5 milhões aos agricultores familiares. A Laguna dos Patos clama por investimentos fundamentais em saneamento ambiental e em políticas de despoluição de um dos maiores mananciais de água doce do mundo, principal responsável pelo ascendente fluxo turístico à região. É chegado o momento de encararmos efetivamente estes dilemas. Necessitamos de um ambiente de maior cooperação, integração e protagonismo de nossas lideranças. Precisamos manter o projeto de soberania e autonomia nacional em curso e recuperar o papel do estado indutor do desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Forjar representações engajadas com projetos democráticos, populares e com capacidade de realizações factíveis de apoio ao setor produtivo, à agricultura familiar, aos empreendimentos de economia solidária, de fomento ao turismo, com capacidade de proposição e aprovação de leis estaduais e federais de desoneração tributária de cadeias produtivas estratégicas para a economia da região, tais como arroz, carne e leite. Fomentar a inovação, a ampliação do PIB industrial dos municípios e atrair projetos de incremento tecnológico com agregação de valor a cadeias produtivas tradicionais.
Tudo isto com foco na preservação das riquezas naturais e valorização da cultura de nosso povo. Buscando a diminuição gradual das taxas de juros ao micro, pequeno e médio empreendedor urbano e rural. Incrementando e ampliando políticas como o microcrédito para famílias da cidade e da colônia. Apoiando iniciativas como, por exemplo, da FETRAF/SUL, de construção e reforma de casas para melhorar a habitação rural com possibilidade de extensão destas medidas às moradias dos bairros mais pobres dos nossos municípios.
Estes são alguns dos desafios complexos, históricos e cada vez mais atuais daqueles que labutam para a consolidação de outro modelo de desenvolvimento pautado na paz, no respeito à diversidade e fundado na justiça social.
____________________________________________________________________
Contribuição feita por Zelmute Oliveira - Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul e Presidente da Agência de Desenvolvimento da Costa Doce - AD Costa Doce

Nenhum comentário:

Postar um comentário