terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A união faz a diferença!

“Os Jogos devem continuar”, a frase proferida pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Avery Brundage, após os atentados terroristas nos Jogos Olímpico de 1972, em Munique, foi seguida na noite desta segunda-feira em Porto Alegre. Mesmo abalados com o acidente que vitimou três profissionais do Brasil de Pelotas, na semana passada, os dirigentes do clube decidiram disputar o Campeonato Gaúcho que começa amanhã.
Apesar da tragédia, a vida segue e o futebol não para. Em reunião no centro da Capital gaúcha ficou definida a ajuda que o Xavante irá receber para poder disputar o estadual. O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, conseguiu angariar R$ 400 mil em auxílio nas despesas do clube. Além disso, uma conta será aperta para doações. Um jogo de exibição, também, será realizado com este objetivo.
“A situação do Brasil é muito complexa. Não vimos outra solução que não fosse a disputa do campeonato. Se não jogasse seria muito pior. A reunião virou um balcão de negócios e pedidos. Não tivemos condições de atender todos os pedidos do Brasil”, explicou Noveletto.
Os dirigentes do Xavante queriam um mês para o time poder treinar e voltar a disputar uma partida oficial. A solicitação não foi atendida. O clube entrará no torneio em igualdade com os demais. O Brasil não estará imune de rebaixamento como chegou a ser cogitado.
Os primeiros quatro jogos do time no campeonato foram remanejados. Na terça-feira a FGF anunciará a nova tabela do Gauchão com as datas dos confrontos do Rubro-negro. Foram postergados os duelos contra O São José de Porto Alegre, o Sapucaiense, o Grêmio e a Ulbra.
Por ironia do destino, o retorno do Xavante aos gramados será contra o Santa Cruz, adversário do clube pelotense no dia da tragédia que vitimou três profissionais do clube. O Brasil entrará numa maratona de jogos, tendo que disputar duas partidas a cada dois dias.
“Acordamos apoio financeiro. Teremos apoio de dois empresários que cederão oito jogadores. Teremos apoio de jogadores de Inter e Grêmio, também. Amanhã vamos conversar com o Amando (Dessessards) sobre a comissão técnica”, revelou o presidente do Brasil, Hélder Lopes.
Além de cederem jogadores, os empresários Jorge Machado e Gilmar Veloz irão pagar os salários dos atletas. A terça-feira será de reuniões para Lopes. Ele conversará com o técnico Armando Dessessards, que segue internado com uma fratura no tornozelo, e pedirá uma indicação para um substituto. Um dos nomes cogitados é o de Lisca. Na sequência, o presidente se reunirá com a direção da Dupla Gre-Nal para o acerto de empréstimo de jogadores.
Ao todo, o Brasil deverá receber em torno de 10 atletas. Dos sobreviventes no acidente, cerca de oito deverão estar aptos para a estreia no Campeonato Gaúcho.
O ônibus que levava o elenco Xavante não venceu uma curva no entroncamento da RS-471 com a BR-392, em Canguçu, no Rio Grande do Sul na última sexta-feira. Após sair da pista, o veículo capotou, descendo uma ribanceira de cerca de 40 metros. No desastre morreram o atacante Cláudio Milar, o zagueiro Régis e o preparador de goleiros Giovani Guimarães. ____________________________________________________________________ Contribuição feita pelo site da Revista Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário