quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dilma Vez Por Todas: Agora é Que São Elas

No próximo dia (31), iremos as urnas escolher o novo Presidente do país, e é necessário fazer um exame de consciência de como estava o país antes de 2002, e como está agora com o governo do Presidente Lula, de como a vida era e de como ela está.
Este exame precisa ser consciente, precisa ser sincero, não a julgo de meras promessas eleitoreiras as vesperas de um pleito, de pôr na balança a medida de um governo e de outro, pesnando suas realizações, seus avanços em cada área, e pensar o que é mais coerente, mudanças estruturais para o densenvolvimento do país, ou uma mera concessão de benesses a determinados grupos da sociedade.
É hora de avaliar que tipo de debate se quer estabelecer com a sociedade, um dialogo onde os operários, os empregados, os sindicalistas, os patrões, os empresários tenham vez e voz no planalto, com sua entrada e sua recepção pelo presidente da república, ou somente alguns deles sejam atendidos.
Por tudo isso, eu peço e recomendo a cada leitor desse blog, para no próximo dia (31) o voto para Dilma Presidente, é 13, Pro Brasil Seguir Mudando, assim como foi com o Lula em 2002 e 2006. É hora de avançar na mudança.
Agora é Dilma Presidente, a 1° Mulher Presidente da República.
Dilma vez por todas: Agora é que são ela na presidência do Brasil!

1° Noite de Talentos do Funcionalismo Público

Ontem me apresentei no palco do Ponto de Cultura, apresentando uma série de músicas em comemoração da data alusiva ao dia do funcionário público, hoje (28), antes de entrar ao palco, eu me lembrei de ti estrela, da gente no sofá lá de casa, entre um vinho e outro, tocando algumas músicas que marcaram nopssa caminhada na PJ, nossas músicas quando nos conhecemos, e por um minuto ao fechar os olhos eu me lembrei de ti.
Algumas pessoas, vem ressaltando que eu pareço distante, e estou mesmo, na verdade, acho que estou mais instrospectivo e mais intimista do que antes, isso é bom, pareço estar amadurecendo e lidando melhor com os percalços da vida, mas tua ausência, é a dose do meu silêncio, juro que tento de tudo para me distrair, mas tu é a minha sina mesmo.
Bom, escolhi músicas alegres e parece que a platéia gosotu, por que eu tenho certeza, se fossem mais calmas, eu até poderia chorar, de saudade, de angústia, de aflição, de tudo, mas algo bom aconteceu e tive a impressão de que tu estavas comigo naquele momento, me olhando, parecia que eu estava te vendo, me empolguei, e as coisas foram bem.
Sem querer, ou por eu querer, tu sempre estarás comigo, estrela.

Rede de Educadores em Museus/RS em Montenegro

No ultimo sábado (16), ocorreu a reunião da REM – Rede de Educadores em Museus/RS, em Montenegro, cerca de 20 representantes de diversos municípios, entre eles o Assessor de Memória e Patrimônio da Coordenadoria de Cultura Joel Santana, estiveram debatendo assuntos importantes para o fortalecimento da REM no estado, como a estruturação, a interiorização das reuniões e as temáticas transversais dos profissionais em Educação em Museus.
Além da reunião os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a ação educativa na Estação Cultura que abriga o Museu de Arte de Montenegro e também o Museu Histórico Nice Antonieta Sehüler, que realiza interface com os setores patrimoniais da cidade.
A próxima reunião acontecerá no próximo dia 6 de novembro de 2010, no IPDAE - Instituto Popular de Arte e Educação na Lomba do Pinheiro, na capital Porto Alegre.

Fonte: MHSLS - Museu Histórico São Lourenço do Sul

Uma Argentina Mais Triste

A morte repentina do ex-Presidente da Argentina, Nestor Kirchner (60 anos) e esposo de Christina Kirchner, atual Presidenta da Argentina, pegou a todos de surpresa, o líder que tirou o país de uma grave crise econômica, reorganizando a economia e a atuação dos trabalhadores em prol do seu desenvolvimento, morreu ao sofrer uma ataque cardiaco fulminante.
Seu legado e sua ausência é uma perda a centro-esquerda latino-americana, no qual Kirchner na Argentina provocou e intensificou diversos debates acerca desses entendimentos com setores agrários e com a própria mídia, esclarecendo e evidenciando pontos de vista equivocados e reacinários da oposição, que se utilizava de um denuncismo barato para desestabilizar em decorrência da crise mundial o governo de Christina.
Por toda a sua militância e por toda a sua luta da Argentina que cresce entre 8% a 11% ao ano, melhorando a qualidade de vida de seu povo, a Argentina e a América Latina está mais triste!
Obrigado Nestor Kirchner!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Um Bom Jogo


Essa é a melhor definição para o equilibradissimo Grenal 383, o Grenal da Década, um jogo bastante aguerrido e bem disputado, com boas chances para os dois clubes, tanto que o placar refletiu isso 2 X 2, mostrando que os clubes buscaram o ataque.
De um lado, o Grêmio mostrou iniciativa e esteve por duas vezes na frente do placar, mas o Inter foi competente e conseguiu em pleno Estádio Olímpico arrancar o empate do jogo.
Os destaques com boas atuações foram Fábio Santos (Lateral Esquerdo Grêmio) e D`alessandro (Meio Campo Internacional) jogaram muito e foram decisivos marcando inclusive gols na partida.
Na tabela do Campeonato Brasileiro pouco se alterou com o empate, mas manteram os dois vivos na competição que falta 7 rodadas para ser definido, com uma média de 8 a 9 pontos os dois clubes gaúchos dos líderes.
_______________________________________________
Já o Guarany de Camaquã bateu no jogo de volta o Juventus de Santa Rosa em casa por 2 X 0 e se classificou para as quartas de final da Copa Ênio Constantin Milan, e aguarda o vencedor de Inter B e Lajeadense. Parabéns ao Bugre.

Foto: Assessoria de Imprensa do Guarany de Camaquã

domingo, 24 de outubro de 2010

2 Anos no Ar!

Mesmo contra a vontade de algumas "autoridades", este blog completa hoje seus 2 anos de atividade no ar, tentando oportunizar um debate que leve~m as pessoas a uma reflexão no seu modo de pensar e agir, que transmita parte de minha indignação enquanto cidadão e as barbaridades que se apresentam cotidianamente. Um blog que retrata meu estado de espírito, que fala das minhas dores e dos meus amores, mas que também fala das minhas conquistas e alegrias, enfim um blog com a minha cara!
Muito me orgulha e ver que ao longo desse tempo, esse humilde blog já recebeu mais de 15.552 visualizações, um número expressivo que mostra que o que escrevemos, também é reflexo das mesmas indagações na sociedade, mas que estamos sempre dispostos a debater questões pertinentes sob um ponto de vista crítico.
Quero agradecer a cada um que aqui vem e acolhe minha indagação e meu debate, acrescendo suas opiniões e seus contextos, fica aqui o meu muito obrigado!
E vamos em busca do ano 3!

Joel Santana

Último Grenal da Década

Chegamos ao fim de uma década com um Grenal bem interessante, de um lado está o Inter já Bi-campeão de uma Libertadores da América em busca de um Bi-Mundial, e do outro o Grêmio que tem no comando do seu time o maior do clube, simplesmente Renato Gaúcho, o matador do Hamburgo com dois gols e que sacramentou o título gremista de Campeão Mundial, e que pegou o time na zona de rebaixamento e hoje está prestes a classificar o clube para uma vaga na Libertadores de 2011.
Esse sim é o enredo de um Grenal Histórico, e que por força das circunstâncias ainda há o ingrediente que é apenas 1 ponto que os separa, implicando numa disputa direta na tabela do Campeonato Brasileiro.
Enfim vamos a peleia!

25 Anos do Dia Nacional da Juventude

Essa é uma história linda que eu já tive o prazer de participar e ajudar a coordenar, uma luta de uma juventude que busca celebrar essa fase da vida em prol da própria vida, em busca de tornar a sociedade melhor, por isso me orgulho de poder ver chegar o DNJ - Dia Nacional da Juventude aos seus 25 anos.
Longa vida, a PJ - Pastoral da Juventude!

sábado, 23 de outubro de 2010

Cadê as Palavras Certas...

Embora eu esteja atarefadíssimo pela Campanha Dilma Presidente, não há um momento sequer que teu rosto não me vem na lembrança, da vontade que eu sinto em sentir novamente o teu cheiro, o teu corpo, o teu olhar, a tua risada, a tua voz, e principalmente o teu sorriso, que é para mim como um brilho de uma estrela que me orienta.
Como eu queria te falar de como minhas mãos tremem, quando tu estás do outro da internet, como escolho cada palavra pra te escrever, na esperança de que elas possam tonar teu dia melhor, de como tento recontar todos os dias aqui neste blog, as angústias que transpassam meu coração, de como tudo parece ter perdido a cor e nos meu olhos pairá uma nuvem acizentada que agora enconbre o céu me impedindo de te ver.
De como eu estou disposto a jogar tudo pro alto pra ficar contigo, pra te ter acordando do meu lado, pra ter uma nova chance de tentar fazer feliz, de poder bradar a todos meu canto de amor por ti, estrela. De como, de repente tu surge em meus sonhos, uma, duas, cinco ou dez vezes me encantando sempre, mesmo distante.
De como procuro, a cada momento notícias tuas, pra saber se tu tá bem, se tu não precisa de nada, se eu posso te proteger, por que não quero te ver sofrer, quero tu linda e determinada com aquele olhar de transformar a realidade pra melhor.
Quero o teu beijo mais ardente, na química em que nem o sol pode emitir tamanha intensidade, de quem se importa com você, de quem ainda estás procurando novas formas de dizer que te ama, de quem busca as palavras certas pra dizer que te quer, de quem acredita que o amor pode vencer as dificuldades, e que só com amor se pode vencer as tristezas, de quem te ama incodicionalmente, de quem te espera o tempo que for, de quem apenas aprendeu a amar somente uma mulher.
Porque embora eu não seja um "Pequeno Princípe" já me tornei responsável por amar uma "Grande Princesa".

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Próximas Denúncias

Próximas denúncias que vão surgir antes das eleições... Essas denúncias são sérias e precisam ser investigadas.

. Folha afirma que Dilma planeja a invasão aos Estados Unidos
. Investigação francesa revela que Dilma embriagou motorista da Princesa Diana no dia de sua morte.
. Veja: Dilma colocou remédio na água da Vanusa antes dela cantar o hino nacional.
. Folha de São Paulo: Dilma tentou quebrar o sigilo da receita da Coca-Cola.
. Dilma foi responsável pela queda da Torre de Babel.
. Folha: Dilma tem ligações com as Farc, Ferc, Firc,Forc e Furc
. Folha de São Paulo: Há 100 dias não chove por culpa de Dilma. Serra a critica e diz que vai solucionar o problema.
. Folha Exclusivo: O PT roubou cavalo de D.Pedro, obrigando-o a proclamar a Independência em cima de um pangaré!
. Capa policial: Dilma é acusada pela prisão de ventre de toda sua turma!
. Folha de São Paulo: Descoberta participação de Dilma nos atentados de 11 de setembro.
. Globo Repórter: Dilma é responsável pelo terremoto no Haiti.
.Folha: Fevereiro tem menos dia por culpa de Dilma.
. Estado de Minas revela: Dilma não quer transposição do mar para Minas Gerais
. Escândalo: Os sete ganhadores da Mega Sena pertencem a campanha de Dilma.
. Época revela: Dilma seria culpada pelo excesso de peso do jogador Ronaldo.
. Le Monde para a Folha, exclusivo: "Polícia descobre que Dilma matou Joana D'Arc".
. Marina denuncia 2 crimes ecológicos de Dilma: devastação de Serra e extinção de tucanos.
. William Bonner confessa que Dilma é culpada de ter arranhado sua hérnia de disco .
. Estadão descobre que Dilma é a mãe do Chaves e abandonou ele na vila dormindo no barril.
. Exclusivo: Foi Dilma quem cortou dedo de Lula.
. Denúncia da revista IstoÉ: Neto de Dilma nasce violando sigilo de Veronica Serra! PSDB pede impugnação do nascimento do moleque!.
. Manchete Veja: Dilma é criminosa: mandou cortar a perna do saci pererê.
. Folha: Dilma envenenou a maçã da Branca de Neve.
. O Globo - exclusivo: Foi Dilma quem entregou o dinheiro a Judas Escariotes.
. Exclusivo Veja: Dilma afundou o Titanic e agora ameaça afundar o Serranic!
. PSDB denuncia: Dilma é acusada de interferir no romance de Tiririca com Florentina de Jesus.
. Fontes seguras da Folha confirmam que Dilma, quando era das Farc, matou John Lennon!
. Segundo a professora primária bernadete, Dilma matou duas aulas no curso primário.
. DEM denúncias: Foi Dilma quem matou Odeth Roithmann.

E quem quiser que denuncie outra "malineza" dela.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Seria Uma Volta do "Espírito da Ditadura"

Me deparei a uma novela em plena campanha presidenciável, uma sucessão de boatos e obras de quem faz isso e quem faz aquilo, quem é mais cristão do que o outro, eu te prometo dar isso e tu vota em mim, comigo a vida vai ser assim e assado, e com o outro só desastre.
A boataria é tanta, que já tem gráfica especializada reproduzindo folhetos, altas perfomances de agressões por um bolinha de papel, muitas caras e bocas, e fora as tentativas de ligarem partidos e políticos com o narcotráfico e como a bomba nuclear.
Na verdade, quase uma instalação do sentimento que perdurou anos da ditadura militar, de instalar o caos, e de fazer de uma brisa, um furacão. Por isso, os artistas e os intelectuais voltaram a se reunir, a dizer que eles mostrarão a sua cara e a sua arte, para defender o "País de todos", não de meia dúzia como querem boa parte da imprensa desse país, e que irão mostrar que sua arte pode ajudar a mudar a vida, a denúnciar o cinismo, a mostrar que o que está em jogo é muito mais que obra e que números, que recordes, que homem ou mulher, que cristão ou ateus, que rico e que pobre.
O que está em jogo é uma concepção de mundo, de olhar os iguais diferentes, e os diferentes iguais, de regionalização das políticas de desenvolvimento, do futuro do patrimônio brasileiro e do tratamento do seu povo, que agora tem vez e voz e pode entrar no Palácio do Planalto pra falar com o Presidente, seja sindicalista, trabalhador rural, desempregado, jovem, mulher, negro, índio e tantos outros.
Um Brasil que tem autonômia nos debates mundiais, um Brasil que estabelece novas formas de diálogo na educação, na cultura, no turismo, na sociedade, com seu comitês gestores e conselhos, decisões tomadas em conjuntos, pro fortalecimento desse país, que é meu, que é seu, que é nosso, assim como é o Pré-Sal e a Petrobrás.
Um Brasil, que tem que olhar com mais respeito para as questões de acessibilidade, da diversidade de gênero, do imigrante, dos museus, das bibliotecas, da luta pela moradia, pelo acesso ao ensino, do direito de ir e vir, do trabalho infantil, dos presidiários, dos trabalhadores da agricultura familiar, dos negros e índios, enfim da consolidação da democracia.
É isto que está em jogo nessa eleição, é esse o debate que vai fazer o Brasil crescer, um debate em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas, por esse tipo de sociedade e de projeto político que o Brasil precisa seguir mudando! É Dilma Presidente! É 13

Joel Santana
Historiador/ Assessor de Memória e Patrimônio da Casa de Cultura
 São Lourenço do Sul/RS

Eu Ainda Não Sei

Não sei porque não me respondes? Não sei porque não paro de pensar em você? Não sei porque fico assim tão angustiado, cada vez que entro na internet? Não sei porque te quero tanto? Não sei? Não Sei? E não sei?
Na verdade não busco muitas respostas, aprendi que as perguntas são mais importantes, que as vozes que pairam na minha cabeça, são frutos dos meus sonhos e desejos, que essa voz desafinada que te ama, e que fica aqui cantando suas melodias diuturnamente são o canto que me mantém vivo ainda.
Eu acho que não apendi bem a melodia, talvez seja isso que você esteja tão distante, mas como diz a letra de João Gilberto "[...]os desafinados também tem coração" e vou buscar ainda cantar e te encantar, por que não aprendi só a perguntar, mas a responder ou ao menos a procurar respostas.
Acho que por isso gosto tanto da pesquisa, de folhear um livro, talvez seja você a minha inspiração para o conhecimento, pra ficar a tua altura, pra ficar ao teu lado, pra ficar contigo.
E enquanto não aprendo, fico no aguardo das tuas respostas.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Em Vez de Lutar, Desistir!

Essa foi a máxima de Marina e do Partido Verde, que se omitiu de escolher lado na disputa eleitoral, renegando sua história de trabalhadora e de militante de causas sociais, que como em seu Twiter o Deputado Federal (PSB/RS) Beto Albuquerque muito bem ressaltou "O Partido Verde, Amarelou". Um amarelão que lembrou que mostra que Marina se omitiu, renegou seu passado de ministra e os esforços do governo do Presidente Lula de melhorar a vida de quem mais precisa, de negar as conquistas sociais e os avanços econômicos, que tornam o Brasil respeitado no ambiente munidal, e se colocando a serviço do neoliberalismo.
Como Historiador, é triste ver alguém perder ou tentar esquecer a sua história, uma falta de memória imperdoável Dona Marina, uma falta de memória que desrespeita o povo do Acrê e todos os Povos da Amazônia.
Mas você está no lugar certo mesmo, ao lado do Gabeira, que parece já ter esquecido de um todo a história do Brasil e a Ditadura Militar, bem que me disseram "Na ditadura todos lutam contra porque há a perda de direitos de todos, mas não se engane, pois alguns lutam apenas pelos seus direitos e suas benesses, quando voltar a democracia, aí é que saberemos quem está do lado de quem mais precisa", e não é que era verdade. Mais a esperança irá vencer o medo, e nestas eleições o ódio e a calúnia.
Que pena Marina, que tu fizeste como o Pilatos e lavaste as mãos, com o sabonete verde.

Foto: Extraída da Internet

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Porque Dilma?

Porque queremos que esta nova luz que começou a brilhar no olhar de milhões de brasileiros, como sinal de afirmação humana e cidadã, continue a brilhar sempre mais.
Porque queremos que esta autoestima que se afirma no coração e na mente de um povo por tanto tempo humilhado e excluído se consolide e afugente para sempre o triste "complexo de vira-latas" que vitimou aqueles que diziam nos representar.
Porque sabemos que a chave e a questão mais profunda do atual debate eleitoral é esta: a emergência de uma nova consciência, de um novo posicionamento de milhões de pessoas mantidas até aqui cuidadosamente "em seu lugar", destinadas apenas a reproduzir a riqueza e a reproduzir o pensamento, usos e costumes dos senhores e dos "formadores de opinião".
O significado do governo deste presidente, que desconcerta tanto os seguidores dos velhos manuais, vai muito além do novo posicionamento do Brasil na comunidade internacional; vai muito além da implementação deste modelo econômico que nos permitiu crescer e ao mesmo tempo distribuir renda e retirar milhões da miséria.
Vai muito além dos benefícios sociais e de tantas conquistas obtidas pelas maiorias e minorias marginalizadas, levando mais de 30 milhões de brasileiros a ingressar na classe média.
Todas elas são, por certo, muito importantes e constituem base material que assegura o apoio ao presidente e a seu governo, mesmo após anos seguidos da mais dura e absolutamente livre crítica, muitas vezes infundada, desrespeitosa e eivada de vil preconceito.
Na verdade, o significado mais profundo do exercício do governo por este "sobrevivente da tribulação", com todos os seus limites e erros, é esta ruptura que ocorre quando a população percebe que "um de nós" mostra ser possível ultrapassar muros antes intransponíveis.
Porque esta relação com um presidente que representa as maiorias não só por ter sido eleito mas por "ser um dos nossos" produziu no nosso povo um fenômeno inédito, de identificação que teve consequências de difícil avaliação. Porque esta identificação não ficou apenas na simples contemplação, mas na assunção efetiva de um novo papel que as grandes maiorias passaram a exercer.
Essa gente começa a ocupar seu novo lugar e a exigir a vigência de uma democracia verdadeira, em que novos direitos são conquistados e partilhados, sem guerras, mas com muita firmeza.
Esse povo começa a pisar em terrenos antes proibidos, do Palácio do Planalto às poltronas dos aviões, dos supermercados e lojas de eletrodomésticos às universidades, teatros e cinemas... Essa gente começa a pensar com cabeça própria. E aí não tem volta.
É, de fato, muito difícil para a casa grande, particularmente para seus áulicos, admitir que a senzala se moveu e que não se sabe onde isso pode parar. Isso explica a raiva destilada em tantos textos de iluminados e donos da verdade... É justamente este processo do nosso povo, com o qual sempre sonhamos, e que apenas começa, que queremos ver continuar... E Dilma, que não tem um projeto pessoal, mas que se entrega a um projeto coletivo; Dilma, que tem toda a energia deste povo com quem passou a conviver; que tem grande competência, forjada em tantos anos de trabalho, e que tem, sobretudo, um coração sensível, pode levar adiante esta reconstrução de nosso povo e do nosso país.
Para o bem da democracia plena e verdadeira. Para o bem da paz social, do respeito aos direitos de todos e para a queda de tantos muros que até aqui separam irmãos. Por isso, Dilma!

Gilberto Carvalho
Chefe de Gabinete da Presidência da República.

Foto: Extraída da Internet 

Jonas - O Artilheiro do Brasileirão

A cada gol que marca pelo Grêmio, o atacante Jonas vai fazendo história. Neste domingo, mesmo sem uma grande atuação na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, o goleador deixou novamente sua marca, ao vencer o goleiro Fábio em cobrança de pênalti e decretar a vitória tricolor. Foi o 20º gol de Jonas, artilheiro absoluto do Brasileiro.
Com isso, Jonas superou um recorde que pertencia a Rodrigo Fabri, em 2002, e Cláudio Pitbull, em 2004: com 19 gols marcados nestas respectivas temporadas, eram estes os dois maiores goleadores gremistas numa só edição de Campeonato Brasileiro. Agora, a meta é chegar aos 23 e igualar o recorde de Christian, maior goleador de um clube gaúcho num único ano, pelo Internacional, em 1997.
Jonas ainda tem mais recordes a quebrar. Marcando mais duas vezes, superará os números de Kleber Pereira, Keirrison e Washington, artilheiros em 2008, com 21 gols. É o maior número de tentos marcados numa edição de pontos corridos com 20 clubes. O principal, porém, virá se ele marcar mais cinco vezes. Com 41 gols na temporada 2010, Jonas está próximo dos 46 marcados por Jardel, em 1995, até hoje o recorde absoluto de gols numa única temporada por um jogador do Grêmio.
Caso prossiga neste ritmo, Jonas pode até mesmo alcançar a façanha de ser o primeiro artilheiro da história de um Campeonato Brasileiro a marcar o dobro ou mais de gols que o segundo colocado entre os goleadores. Com 20 gols, ele supera de longe o corintiano Bruno César, com 11, ainda o vice-artilheiro da edição deste ano. Com mais dois gols, ele iguala a marca de Renato Gaúcho, autor de 74 gols pelo clube nos anos 80.

Fonte: Site do Terra

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Deputada Estadual Stela Farias Homenageia o Professor

Manifesto de Reitores das Universidades Federais à Nação Brasileira

EDUCAÇÃO - O BRASIL NO RUMO CERTO

Da pré-escola ao pós-doutoramento - ciclo completo educacional e acadêmico de formação das pessoas na busca pelo crescimento pessoal e profissional - consideramos que o Brasil encontrou o rumo nos últimos anos, graças a políticas, aumento orçamentário, ações e programas implementados pelo Governo Lula com a participação decisiva e direta de seus ministros, os quais reconhecemos, destacando o nome do Ministro Fernando Haddad.
Aliás, de forma mais ampla, assistimos a um crescimento muito significativo do País em vários domínios: ocorreu a redução marcante da miséria e da pobreza; promoveu-se a inclusão social de milhões de brasileiros, com a geração de empregos e renda; cresceu a autoestima da população, a confiança e a credibilidade internacional, num claro reconhecimento de que este é um País sério, solidário, de paz e de povo trabalhador. Caminhamos a passos largos para alcançar patamares mais elevados no cenário global, como uma Nação livre e soberana que não se submete aos ditames e aos interesses de países ou organizações estrangeiras.
Este período do Governo Lula ficará registrado na história como aquele em que mais se investiu em educação pública: foram criadas e consolidadas 14 novas universidades federais; institui-se a Universidade Aberta do Brasil; foram construídos mais de 100 campi universitários pelo interior do País; e ocorreu a criação e a ampliação, sem precedentes históricos, de Escolas Técnicas e Institutos Federais. Através do PROUNI, possibilitou-se o acesso ao ensino superior a mais de 700.000 jovens. Com a implantação do REUNI, estamos recuperando nossas Universidades Federais, de norte a sul e de leste a oeste. No geral, estamos dobrando de tamanho nossas Instituições e criando milhares de novos cursos, com investimentos crescentes em infraestrutura e contratação, por concurso público, de profissionais qualificados. Essas políticas devem continuar para consolidar os programas atuais e, inclusive, serem ampliadas no plano Federal, exigindo-se que os Estados e Municípios também cumpram com as suas responsabilidades sociais e constitucionais, colocando a educação como uma prioridade central de seus governos.
Por tudo isso e na dimensão de nossas responsabilidades enquanto educadores, dirigentes universitários e cidadãos que desejam ver o País continuar avançando sem retrocessos, dirigimo-nos à sociedade brasileira para afirmar, com convicção, que estamos no rumo certo e que devemos continuar lutando e exigindo dos próximos governantes a continuidade das políticas e investimentos na educação em todos os níveis, assim como na ciência, na tecnologia e na inovação, de que o Brasil tanto precisa para se inserir, de uma forma ainda mais decisiva, neste mundo contemporâneo em constantes transformações.
Finalizamos este manifesto prestando o nosso reconhecimento e a nossa gratidão ao Presidente Lula por tudo que fez pelo País, em especial, no que se refere às políticas para educação, ciência e tecnologia. Ele também foi incansável em afirmar, sempre, que recurso aplicado em educação não é gasto, mas sim investimento no futuro do País. Foi exemplo, ainda, ao receber em reunião anual, durante os seus 8 anos de mandato, os Reitores das Universidades Federais para debater políticas e ações para o setor, encaminhando soluções concretas, inclusive, relativas à Autonomia Universitária.

*Alan Barbiero - Universidade Federal do Tocantins (UFT)*
*José Weber Freire Macedo - Univ. Fed. do Vale do São Francisco (UNIVASF)*
*Aloisio Teixeira - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)*
*Josivan Barbosa Menezes - Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)
*Amaro Henrique Pessoa Lins - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)*
*Malvina Tânia Tuttman - Univ. Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)*
*Ana Dayse Rezende Dórea - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)*
*Maria Beatriz Luce - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)*
*Antonio César Gonçalves Borges - Universidade Federal de Pelotas (UFPel)*
*Maria Lúcia Cavalli Neder - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)*
*Carlos Alexandre Netto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)*
*Miguel Badenes P. Filho - Centro Fed. de Ed. Tec. (CEFET RJ)*
*Carlos Eduardo Cantarelli - Univ. Tec. Federal do Paraná (UTFPR)*
*Miriam da Costa Oliveira - Univ.. Fed. de Ciênc. da Saúde de POA (UFCSPA)*
*Célia Maria da Silva Oliveira - Univ. Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)*
*Natalino Salgado Filho - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)*
*Damião Duque de Farias - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)*
*Paulo Gabriel S. Nacif - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)*
*Felipe .Martins Müller - Universidade Federal da Santa Maria (UFSM).*
*Pedro Angelo A. Abreu - Univ. Fed. do Vale do Jequetinhonha e Mucuri (UFVJM)*
*Hélgio Trindade - Univ. Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)*
*Ricardo Motta Miranda - Univ. Fed. Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)*
*Hélio Waldman - Universidade Federal do ABC (UFABC)*
*Roberto de Souza Salles - Universidade Federal Fluminense (UFF)*
*Henrique Duque Chaves Filho - Univ. Federal de Juiz de Fora (UFJF)*
*Romulo Soares Polari - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)*
*Jesualdo Pereira Farias - Universidade Federal do Ceará - (UFC)*
*Sueo Numazawa - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)*
*João Carlos Brahm Cousin - Universidade Federal do Rio Grande - (FURG)*
*Targino de Araújo Filho - Univ. Federal de São Carlos (UFSCar)*
*José Carlos Tavares Carvalho - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)*
*Thompson F. Mariz - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)*
*José Geraldo de Sousa Júnior - Universidade Federal de Brasília (UNB)*
*Valmar C. de Andrade - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)*
*José Seixas Lourenço - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)*
*Virmondes Rodrigues Júnior - Univ. Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)*
*Walter Manna Albertoni - Universidade Federal de São Paulo ( UNIFESP)*

______________________________________________________________
Parabéns a todos os educadores, que fazem da educação o nosso alicerce na construção de uma sociedade justa e igualitária neste país. 

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

13/10/10 = 33 Mineiros em Resgate

O dia de hoje, entra para a história, a partir do resgate histórico que acontece no Chile dos 33 mineiros que ficam por 68 dias soterrados, recebendo alimentos e água por sondas, abaixo de quase 700 metros da planície da terra.
Histórico pelo feito de sobrevivência, pelo feito da tecnologia, pelo feito do trabalho de quem faz o resgate, de quem se solidariza, de quem acredita na esperança, vencendo o medo da morte.
O Brasil vai ter a mesma oportunidade de voltar a vencer o medo, o medo que Serra tenta criar, um medo que já foi vencido por Lula, e que Dilma irá vencê-lo, vencer para continuar a dar para este país a esperança da casa própria, do emprego, da faculdade ao filho do pobre, da conquista de direitos sociais a comunidades, da saúde, e principalmente a esperança em fazer deste país um lugar cada vez mais justo e igual para se viver.
Por isso, te convido, vamos vencer o medo do abandono, das privatizações, da estagnação do estado, vamos votar em Dilma Presidente, Vamos de 13!

Eu e Maria Rita

Fico feliz que voltaste a rede social, minha estrela, não sabe como isso me faz bem, que pelo menos me possibilita olhar-te um pouco mais a luz do dia ou da noite. Mesmo que nossas conversas contém ainda com respostas evazivas tuas, mas que sei que mesmo assim me acalenta o coração, continuo o mesmo menino, que escutou contigo, a música de Maria Rita, álias nunca mais a escutei com o mesmo gosto, nem a escutei pra falar a verdade, não que ela não seja boa, pelo contrário, pra mim é a melhor da atualidade, mas porque parece ter perdido a graça, sem ter você por perto.
Ainda não sei bem o que faço, só sei que parece ter me restado apenas ela, a música de Maria Rita, isto ainda é bom, mas meu coração precisa de mais, de um pouco mais, e principalmente de ti, talvez nem perceba bem ao certo, o quanto fazes falta, mais saíba que ela é insuportável.
A vida? Vai se levando com que os ponteiros do relógio possa levar adiante, isto que chamamos de tempo.
O certo é que o futuro está incerto, mesmo para quem tem convicção e fé no futuro, acho que a certeza é virtude de poucos, e como muitos, eu vou seguindo atrás de dias melhores, quem sabe ao seu lado, e com a volta do encanto da Maria Rita.

O Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mundo

Tarso o 1° Governador do Rio Grande eleito no 1° Turno, Orbigado Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mundo!

Museus Lourencianos Presentes na 23°Südoktoberfest

O Museu Histórico São Lourenço do Sul, a Casa Hartmeister (Bom Jesus) e a Casa da Imigração (Coxilha do Barão) realizaram exposição na 23° edição da Südoktoberfest no Galpão Crioulo do Camping Municipal nos dias 8, 9 e 10 de outubro, com objetos e fotos referentes a colonização alemã/pomerana no município, ressaltando o papel do trabalho destes imigrantes que forjaram parte da história e da memória do município.
A exposição dos museus teve a coordenação da Casa de Cultura, dentre as peças no espaço temático, estavam a interação de símbolos da colônia e da cidade, que mostraram a um bom número de visitantes uma parte dessa história.

Fonte: Casa de Cultura

Profundos Agradecimentos

Quero manifestar meu profundo agradecimento aos (as) nossos (as) 17.308 eleitores (as). Muito especialmente aos 10.988 votos obtidos em São Lourenço do Sul, no interior e na cidade. E aos demais 131 municípios onde foram registrados votos à nossa candidatura para a assembleia legislativa. Agradecer muito à nossa militância, às milhares de pessoas que se engajaram de forma espontânea, consciente e cidadã. Àqueles (as) companheiros (as) que compartilharam conosco a coordenação da campanha, referências de contatos e de construção política em dezenas de cidades. Aos coordenadores de áreas estratégicas como comunicação e finanças. Enfim, a dezenas, centenas e milhares que sonham o nosso mesmo sonho, de seguir transformando São Lourenço do Sul, a Costa Doce, o Rio Grande do Sul, o Brasil e o Mundo.
Realizamos uma campanha ética, humilde, fundada em propostas e compromissos concretos para o futuro. Semeamos a esperança e a boa política, atuando com alegria, paixão, consciência crítica e sentimento transformador. Vamos sempre referenciar nossos exemplos positivos, fomentando o protagonismo da sociedade e a construção de um mundo justo, democrático e com oportunidades para todos (as).
O momento agora é de reaglutinação de forças, precisamos seguir transformando o Brasil e eleger Dilma Presidente. Tarso Governador e Dilma Presidente é a sintonia perfeita para aprofundarmos e ampliarmos conquistas da sociedade brasileira e gaúcha. Convido a todos (as) para realizarmos um segundo turno militante pelo bem do Brasil. Vamos tomar as ruas e eleger Dilma Presidente - 13!
Mais uma vez, meu muito obrigado! Vamos seguir caminhando e labutando juntos para implantação de um programa comprometido com o desenvolvimento regional sustentável, apoio a agricultura familiar, promoção do turismo, saneamento, valorizador da cultura e da identidade local, investidor da saúde, educação, assistência social, esporte, lazer, ciência e tecnologia. Que atue na melhoria da qualidade de vida das pessoas, estimulando sujeitos críticos, conscientes, livres e cidadãos.

Zelmute Oliveira

Em nome da Coordenação de Campanha, também quero agradecer a todos que nos apoiaram neste luta, nesta campanha militante que de forma modesta e aguerrida, contribuiu para o avanço do debate regional e de políticas públicas voltadas para a Metade Sul e a Costa Doce. Obrigado companheiro Zelmute, por ser o nosso porta voz nesta jornada e por se dedicar a construir uma sociedade mais justa e igualitária, mas principalmente obrigado pela oportunidade de aprender contigo a fazer cada vez mais a boa política.

Joel Santana

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

2º Chá da Memória Traz Conquistas ao Museu Histórico São Lourenço do Sul

A 4° Primavera dos Museus que teve como tema “Museus e Redes Sociais”, foi organizado pela 2° edição do Chá da Memória com a Casa de Cultura e o grupo da 3° idade Conviver, acontecendo conjuntamente com a Abertura da Semana do Idoso, realizado no CTG Sepé Tiarajú no último dia 24, ao qual teve a doação de imagens por meio de scanner, apresentação de slides sobre a 1° edição e a entrega do Livro de Inventário de Registros do Acervo do Museu Histórico, organizado pelo Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas sob a Coordenação da Prof° Nóris Leal, que também coordena a 7° Região do Sistema Estadual de Museus do RS.
Um grande público compareceu ao Chá da Memória, mostrando que o evento tem tudo para se tornar uma marca no resgate da história na comunidade lourenciana, com a entrega do livro tombo do Museu Histórico São Lourenço do Sul, cumpre-se uma importante etapa de organização que esta dentro do projeto de reestruturação do MHSLS iniciado em 2008, para a Coordenadora de Cultura, Joice Kaul “é importante estabelecer formas que garantam o registro de nossa memória, para que não percamos nossa história”.

Fonte: Museu Histórico São Lourenço do Sul

Um Turbilhão de Notícias

Estive nesse último período meio ausente deste espaço, pois me encontrava em Camaquã, dedicado a Campanha eleitoral, lá depois de uns dias pude rever amigos, lugares, refazer alguns trajetos, reolhar alguns de meus livros e poder provar da comidinha da mamãe. Mas também revi como algumas pessoas mudam de posturas rapidamente, pude ver que as vezes o interesse sobrepassa a ideologia de alguns, de que ainda muitos lutam pelo acreditam, embora não seja fácil vencer, numa sociedade cada vez mais individual. Lá lembrei do meu amor, e reencontrei outros amigos, que são também meus amores, e no meio do debate político, entre uma e outra casa, a sensação retrô, de voltar a ativa, mesmo com dificuldades de minha militância, uma dificuldade que era somente estrutural da campanha, mas com o sabor da velha e boa militância, sem medo de defender o que acredita, a boa política que ganha as pessoas pelo convencimento e não pela compra, o debate que liberta e não a sacolinha ou o favor que aprisiona.
Assim levei o nome dos companheiros Zelmute para Deputado Estadual, do Henrique Fontana para Federal, da Abgail e do Paim para o Senado, do Tarso para Governador e da Dilma para Presidente, companheiros que trazem na sua trajetória de vida, compromisso com os trabalhadores, compromisso com as pessoas, e principalmente compromisso pela defesa dos que mais precisam, daqueles que se encontram desassistidos pela luta social.
Aqui também registro e agradeço a bela votação que não só São Lourenço do Sul deu ao companheiro Zelmute, mas a de Camaquã, fazendo com que este militante ultrapassasse a barreira dos 17 mil votos, numa primeira eleição de sua vida. Sendo o 1° colocado na São Lourenço do Sul e o 3° mais votado de Camaquã.
Já o companheiro Henrique Fontana, eleito Deputado Federal, com nossa modesta colaboração, fica a certeza e o compromisso da boa política que este parlamentar já executa na defesa do governo do Presidente Lula.
Abgail também cumpriu a sua grande tarefa militante de garantir Paim no Senado, sendo fundamental para a reeleição do Senador de todos os gaúchos.
Já Tarso e Beto Grill, comprovaram que o povo do Rio Grande não aceita mais a política do toma lá da cá, e quis mudar, e mudou elegendo pela 1° vez na história deste estado um governador no 1° turno, numa vitória histórica para o Partido dos Trabalhadores, mas principalmente para o povo do Rio Grande.
E por último, cabe lembrar que a luta não terminou, e agora todas as forças apontam para Dilma Presidente, unir forças e levantar as bandeiras em prol a continuidade da mundaça do governo do Presidente Lula.