segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Jonas - O Artilheiro do Brasileirão

A cada gol que marca pelo Grêmio, o atacante Jonas vai fazendo história. Neste domingo, mesmo sem uma grande atuação na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, o goleador deixou novamente sua marca, ao vencer o goleiro Fábio em cobrança de pênalti e decretar a vitória tricolor. Foi o 20º gol de Jonas, artilheiro absoluto do Brasileiro.
Com isso, Jonas superou um recorde que pertencia a Rodrigo Fabri, em 2002, e Cláudio Pitbull, em 2004: com 19 gols marcados nestas respectivas temporadas, eram estes os dois maiores goleadores gremistas numa só edição de Campeonato Brasileiro. Agora, a meta é chegar aos 23 e igualar o recorde de Christian, maior goleador de um clube gaúcho num único ano, pelo Internacional, em 1997.
Jonas ainda tem mais recordes a quebrar. Marcando mais duas vezes, superará os números de Kleber Pereira, Keirrison e Washington, artilheiros em 2008, com 21 gols. É o maior número de tentos marcados numa edição de pontos corridos com 20 clubes. O principal, porém, virá se ele marcar mais cinco vezes. Com 41 gols na temporada 2010, Jonas está próximo dos 46 marcados por Jardel, em 1995, até hoje o recorde absoluto de gols numa única temporada por um jogador do Grêmio.
Caso prossiga neste ritmo, Jonas pode até mesmo alcançar a façanha de ser o primeiro artilheiro da história de um Campeonato Brasileiro a marcar o dobro ou mais de gols que o segundo colocado entre os goleadores. Com 20 gols, ele supera de longe o corintiano Bruno César, com 11, ainda o vice-artilheiro da edição deste ano. Com mais dois gols, ele iguala a marca de Renato Gaúcho, autor de 74 gols pelo clube nos anos 80.

Fonte: Site do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário