sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Implantação do Comitê Gaúcho do Escudo Azul - UNESCO


Em uma iniciativa das Professoras Andréa Bachettini e Silvana Bojanoski do Curso de Conservação e Restauro da UFPEL, inicia-se o processo de implantação do comitê regional no Brasil do Escudo Azul, nesta última quinta-feira (04) no Auditório Dom Antônio Zattera da UCPEL, orgão este criado em diversos países e que reúne profissionais de diferentes áreas, governos locais e nacionais, serviços de emergências e forças armadas, integrando-os em ações conjuntas na salvaguarda e na conscientização da herança cultura, em zonas de risco e sobre ações preventivas em casos de emergência.
O ICBS (International Commitee of the Blue Shield) é uma organização vinculada a UNESCO, onde sua sede está localizada em Paris no International Council of Archives e têm como três atribuições básicas a prevenção do sinistro, as medidas de urgência durante a catastrófe e a organização de equipes de reconstrução após os sinistros. O escudo Azul se equivale ao trabalho que a Cruz Vermelha executa, um voltado a saúde e outro voltado a preservação do patrimônio. A Bahia, São Paulo e Minas Gerais já criaram seus comitês regionais.
A programação do evento oportunizou conferências com o consultor da UNESCO e representante do Comitê Francês do Escudo Azul, Antonio Mirabile; a representante do Comitê Brasileiro e do Comitê Paulista do Escudo Azul, Gina Machado; e a representante do Comitê Mineiro do Escudo Azul, Jussara Vitoria. Também está programada uma reunião de trabalho com os representantes das instituições que formarão o Comitê Regional Gaúcho do Escudo Azul. Paralelamente serão exibidos filmes e documentários sobre resgates de acervos e patrimônios culturais.
A Secretaria de Estado da Cultura esteve presente com uma delgação ao evento, o Diretor do Museu Julio de Castilhos, Joel Santana, o Diretor do Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa, Augusto Bier, o Diretor do Parque Histórico General Bento Gonçalves, Pedro Alexandre e representando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, Roberto ao qual participaram das atividades e estiveram interagindo com diversas autoridades e profissionais que atuam no campo do patrimônio histórico.
Após as atividades, foram definidos uma coordenação estadual para o Comitê seguindo os padrões adotados pelos demias comitês brasileiros do escudo azul compondo um colegiado de 3 coordenadores e dois secretários:
Os três coordenadores, Silvana, Joel , Andréa e o consultor da UNESCO e representante do Comitê Francês do Escudo Azul, Antonio Mirabile.
Foto de: Héron Moreira
Coordenadores: Andréa Bachettini – Curso de Conservação e Restauro da UFPEL (Pelotas)
Silvana Bojanoski – Curso de Conservação e Restauro da UFPEL (Pelotas)
Joel Santana – Diretor do Museu Julio de Castilhos (POA)

Secretários: Karine Dias Sehn – Movimento Moinhos Vive (POA)
Maria Lucia Souto – Arquivo Público do Estado do RS (POA)

A sede do Comitê Gaúcho do Escudo Azul será a cidade de Pelotas, vinculado a UFPEL. "Este é um novo desafio que se apresenta a nossa gestão frente ao museu, e que é de extrema importância para a consolidação da importância do papel institucional que o museu mais antigo do Rio Grande do Sul, tanto como instituição de memória, mas quanto de patrimônio tem com a comunidade deste estado" ressalta Joel Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário