terça-feira, 30 de agosto de 2011

Uma Ação Educativa de Referência

A Rede de Educadores em Museus do RS esteve em Pelotas neste último final de semana, mais precisamente na Universidade Federal de Pelotas na sede do primeiro Curso de Graduação em Museologia do RS, para conhecer o Projeto Autista/Artsita desenvolvido pelo Museu da Cidade do Rio Grande, a Diretora Marisa Beal.
O projeto se organizou, a partir de uma minuciosa pesquisa, que proporcionou um processo inclusivo e de apropriação por parte dos autista, em procedimentos que os tornaram protagonistas, e ao mesmo tempo, propiciou as famílias dos mesmos, um momento de conhecimento cultural e interação social.
O projeto se configura em pequenas ações que vão dando sentido a uma manifestação de plasticidade, a partir de um trabalho com um pequeno grupo de autista, mostrando outras visões de uma percepção bem peculiar que os autista tem sobre a realidade, e sobre determinado objeto, formatando uma obra de arte.
Os recursos gráficos, a pintura de quadros, e antes o desenho em tela, forjaram obras de grande beleza, e um retrato de sensibilidade que abrigou uma exposição no Museu da Cidade do Rio Grande.
Este é um projeto de vanguarda e de ousadia, organizado pela Diretora da instituição, ao qual, conseguiu de uma forma muito criativa e inclusiva, tornar os autistas agentes de apropriação da cultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário