segunda-feira, 12 de setembro de 2011

175 Anos da Proclamação da República Rio-Grandense

Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
A cidade de Piratini viveu um momento histórico na comemoração dos 175 anos da República Rio-Grandense (11 de setembro de 2011), com uma programação organizada pelo Governo do Estado do RS através da Secretaria de Estado da Cultura.
Não é por menos, que a cidade de Piratini se orgulha de ser a primeira Capital Farroupilha, a comunidade respira a guerra farrapa, e sua arquitetura conserva os traços da época, evocando uma viagem sobre o protagonismo e memória de Piratini.
A densa programação contou com pontos fortes que incluiu cinemas a comunidade através do projeto Rodacine, a reinauguração do Museu Histórico Farroupilha com a exposição "Fragmentos de uma Guerra, o Rio Grande em Luta com o Império" que contou com o apoio do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, do Museu Julio de Castilhos e do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore.
Tarso Genro e Assis Brasil decerram o Lenço da República Rio-Grandense (acervo MJC) e placa comemorativa aos 175 anos da Proclamação da República Rio Grandense no MHF. Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
A encenação de "De Seival a Porongos" sob a direção de Marcelo Restori - Diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas, foi algo que emocionou o público na saga que recontou um fragmento histórico sobre os lanceiros negros.
E por fim, a OSPA fez um concerto bem gaudério, dentro da igreja matriz em Piratini, que lotou as suas dependências numa mística que finalizou o dia histórico em Piratini proclamou novamente a República Rio-Grandense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário