Detran realiza muitas abordagens na operação Balada Segura.
Neste feriado do dia 12 de outubro, as equipes de fiscalização e sensibilização da Operação Balada Segura estarão em atividade na Capital. Com a estruturação das equipes e das rotinas de trabalho, o número de abordagens das blitze vem aumentando. Na segunda semana da nova fase da Operação, a média de abordagens aumentou 25% em relação à primeira. De 28 de setembro a 1º de outubro, nos três dias de blitze (excluindo-se o dia do lançamento e a sexta-feira de chuva), foram realizadas 59 abordagens diárias, em média. Na semana seguinte, de 05 a 08 de outubro, a média diária subiu para 74 veículos fiscalizados.
Nos quatro dias da primeira semana (incluindo a noite de estreia), foram abordados 201 veículos, 78 foram autuados e 28 recolhidos. Os agentes aplicaram 188 testes do bafômetro e autuaram 35 condutores por embriaguez (incluindo as 13 recusas), 10 deles responderão por crime de trânsito. Já nos quatro dias da segunda semana, foram 296 abordagens, 95 autuações e 25 remoções de veículos. Duzentos e sessenta e três testes do bafômetro foram realizados e 50 condutores foram autuados por embriaguez (33 recusas), três responderão por crime de trânsito. O total de autuações passou de 94 para 107 e o número de CNHs recolhidas, de 36 para 51.
O número de abordagens está de acordo com o esperado pelo Detran/RS. A meta estabelecida para os próximos três anos (até 2014) é que sejam fiscalizados 500 mil veículos em todo o Estado. De 27 de setembro, quando foi lançada a nova fase da Operação, com blitze de quarta a sábado e 100% bafômetro, 497 veículos foram fiscalizados e 451 exames do bafômetro realizados. Os 46 condutores que se recusaram a realizar o bafômetro foram autuados e sofrerão as mesmas penalidades do condutor flagrado alcoolizado, conforme prevê o Artigo 277 do Código de Trânsito Brasileiro. Nesse período, 13 condutores foram flagrados dirigindo com concentração de álcool por litro de ar nos pulmões que o CTB configura como crime de trânsito (Art.306).
Fonte: Site do Detran
Nenhum comentário:
Postar um comentário