sábado, 1 de outubro de 2011

Revitalização do Museu Arqueológico é Destaque na Interiorização do Governo RS

A oitava Interiorização do Governo do Estado ocorreu nessa sexta-feira (30), em Taquara, na região do Paranhana. A instalação do Poder Executivo no município, realizada no Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, teve a presença do governador Tarso Genro e de secretários estaduais de todas as pastas, além de deputados, prefeitos e vereadores da região. Na solenidade de abertura da interiorização, os secretários anteciparam diversos investimentos do Governo do Estado nas áreas da Cultura, Saúde, Segurança, Educação, Infra-estrutura e Habitação.
Comunidade do Paranhana aplaudiu os investimentos anunciados para a região - Foto: Caco Argemi
O secretário de Estado da Cultura,Assis Brasil, anunciou a revitalização do Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul (Marsul) e a assinatura de Protocolo de Intenções, entre o governo e a prefeitura de Taquara, para a ampliação de uso da área de entorno do prédio do museu, por meio da implantação e manutenção de espaços recreativos e culturais pela prefeitura municipal.
Parceria com prefeitura e pedido de contratações emergenciais vão revitalizar o Marsul
O Marsul 
O Museu Arqueológico do Rio Grande do Sul foi criado em 1966, no Município de Taquara/RS, e apresenta-se no cenário nacional como uma das principais referências entre os museus arqueológicos brasileiros, seja pela abrangência e qualidade de seu acervo (estadual, nacional e internacional); pela variedade do seu material (orgânico, cerâmico, lítico, ósseo, etc.). O Marsul é um marco na história da arqueologia brasileira (PRONAPA), por ter sido um centro de formação de pesquisadores e especialistas (PUC-RS, IAP, UFRGS, USP, etc.). O museu tem um potencial regional de apoio à educação, por ser uma das principais instituições públicas da área capaz de endossar os trabalho de arqueologia exigidos pela legislação federal nos processos de licenciamento de grandes empreendimentos. Além de tudo isso a área do Marsul tem potencial turístico na região. 
O Marsul é o único museu arqueológico estadual do Brasil e o único museu do Rio Grande do Sul com instalações construídas especificamente para tal, conforme a visão e o conceito de seus fundadores. No entanto, ao longo de suas quatro décadas de existência, os investimentos em infra-estrutura e recursos humanos ficaram muito aquém do desenvolvimento da arqueologia no Estado. Agora é desejo do governo do estado mudar esse quadro.

As Mudanças 
Com a parceria entre a Secretaria da Cultura e a prefeitura de Taquara haverá a qualificação da área de entorno do Marsul, de modo a criar um pólo cultural para a população, com reflexos também na visitação na instituição. Inicialmente será implementada pelo Município pista de caminhada no perímetro da área do Museu. 
O secretário Assis Brasil também anunciou o encaminhamento para a contratação emergencial para o quadro de funcionários do Museu.

Texto: Asscom Sedac

Nenhum comentário:

Postar um comentário