sábado, 15 de outubro de 2011

PT Anuncia Lindenmeyer Como Pré-candidato a Prefeito do Rio Grande

Em coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje, 06, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Rio Grande, Ademir Casartelli, anunciou que o pré-candidato do partido para concorrer à Prefeitura rio-grandina em 2012 é o deputado estadual Alexandre Lindenmeyer. O deputado não estava presente à coletiva, mas em setembro, por meio de nota na rede social Facebook, já tinha informado que era pré-candidato e no final da tarde de ontem, por telefone, reafirmou essa condição.
Crédito: Marcelo Bertani - Ag. AL
Acompanhando Casartelli na coletiva, estavam Dirceu Lopes, superintendente do Porto do Rio Grande, e João Carlos Cousin, reitor da Furg, cujos nomes também circulavam como pré-candidatos do PT a prefeito. Ambos retiraram suas pré-candidaturas em favor do nome de Lindenmeyer. Casartelli disse que o partido é organicamente constituído para que a pluralidade seja sinônimo de democracia e não de divisão. "No momento que o partido chega a um consenso, fica mais fortalecido", ressaltou.
Conforme ele, o PT municipal dialogou e chegou a um conjunto de entendimentos que passa pelo processo interno e também pela importância que tem o porto rio-grandino e a Furg, nos quais acredita que é melhor não haver solução de descontinuidade.
A candidatura de Lindenmeyer será homologada no encontro municipal da sigla, que deve ocorrer só no ano que vem. "O encontro municipal irá homologar internamente a candidatura dele. Hoje anunciamos para a comunidade que o PT do Rio Grande tem um único pré-candidato", explicou.
Dirceu Lopes observou que Cousin tem um grande projeto para desenvolver na Furg e ele (Dirceu) junto ao porto. "Não tem como se fazer boas gestões com substituições constantes. No PT não há individualismo. Quem decide é o partido e este nos pediu para continuarmos tocando nossos projetos para que o Alexandre venha a concorrer. Agora vamos trabalhar no plano de governo", salientou.
Cousin, falou que nunca se manifestou pré-candidato e que, a partir da reflexão sobre os trabalhos que estão sendo realizados na universidade, deseja concluir seu mandato na Furg. Lindemeyer disse sentir-se honrado com a manifestação de apoio de Cousin e Lopes à sua pré-candidatura, pois eles são referência política dentro do cenário municipal e estadual.
A possibilidade de perda de representatividade do Município na Assembleia Legislativa caso Lindenmeyer se eleja prefeito, não preocupa o partido. "Nossos vereadores têm contato direto com a AL e temos (o PT) deputados importantes que suprirão a lacuna", avaliou Dirceu Lopes.

Alianças
O pré-candidato a vice ainda não está definido. Casartelli afirmou que neste momento não há preocupação com essa questão e observou que o vice pode ser de outro partido. Segundo ele, estão sendo buscadas alianças com siglas que tenham afinidade com o PT para concorrer ao pleito municipal em 2012, como sempre ocorre.
Apesar de o PCdoB ter manifestado intenção de ter candidatura própria ao Executivo Municipal, Casartelli não descarta aliança com esse partido, com o qual o diálogo de parceria é histórico. Ele acredita que a aliança entre PT e PCdoB ocorrerá. Isso acontecendo, abre possibilidade de Júlio Martins (PCdoB) vir a ser candidato a vice, como vem sendo cogitado por pessoas próximas ao partido.

Por Carmem Ziebell
carmem@jornalagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário