quinta-feira, 12 de abril de 2012

Camaquã Recebe Diretores de Montadora Chinesa de Caminhões

Reunião no Gabinete da Prefeitura
Empresários chineses da Dongfeng Motor Corporation estiveram nesta segunda-feira (10), à tarde, em visita a Camaquã. A intenção dos chineses é instalar no Brasil uma montadora de caminhões leves, com peças importadas da China, e, no futuro, fabricar boa parte dos veículos aqui.
A delegação foi recebida pelo prefeito Ernesto Molon e a comitiva visitou o terreno oferecido pela Prefeitura no Distrito Industrial, além do IFsul e da barragem. À noite foram recepcionados com um jantar. Nesta terça-feira, eles realizam visitas a indústrias e participam de um almoço com empresários.
Visita ao IFSul
Pela manhã, eles estiveram no Palácio Piratini quando o Governo do Estado apresentou a estrutura produtiva do RS e um panorama da indústria gaúcha à missão chinesa. O vice-governador Beto Grill recebeu a comitiva, que demonstrou grande interesse em instalar no Estado a Yunlihong, fábrica de caminhões leves e pick ups. Segundo o presidente da holding chinesa, controladora da Yunlihong, Bailing Xiang, essa será a primeira montadora da empresa no Brasil. O Rio Grande do Sul tem a preferência do grupo chinês por ser o segundo maior parque de autopeças e um dos maiores em número de montadoras do Brasil, mão de obra qualificada e cadeia produtiva diversificada. Reconhecido nacional e internacionalmente por programas de qualidade, o Estado conta com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), diversos distritos industriais, parques tecnológicos, estrutura de ensino técnico, universidades, logística etc.
O vice-governador Beto Grill destacou que o Executivo está mostrando suas potencialidades, avaliando a empresa e tem a intenção de facilitar, de todas as formas, para que a negociação tenha êxito. "Criamos, por orientação do nosso governador Tarso Genro, uma política de desenvolvimento e vamos exercê-la na plenitude de forma que possamos avançar, desenvolver e tornar o Rio Grande um lugar melhor para viver", afirmou Grill.
Visita a Barragem do Arroio Duro
As negociações com a Dongfeng começaram em maio de 2011, quando o governador Tarso Gerno (PT) esteve na China. As tratativas foram feitas, inicialmente, pelo governo gaúcho, que indicou as cidades de Santa Maria e Camaquã como prováveis sedes do futuro investimento. A decisão final da empresa deve ser anunciada em 30 a 45 dias. Por enquanto, um grupo de diretores da fábrica está visitando as cidades. A Dongfeng teria 120 mil funcionários e faturamento anual de R$ 38 bilhões, fabricando também automóveis. "Acompanhei ontem caravana de empreendedores da China que visitam Camaquã para avaliar o munícipio como possível local para instalação de uma montadoura de caminhões. Recepção da Prefeitura. Visita área oferecida no Distrito Industrial. Visita IFSul (que maravilha). Visita Barragem Arroio Duro (presença vice governador Beto Grill). Jantar Hotel Bartz (acolhedor). Hoje almoço na ACIC. Fiz todas as articulações possíveis para ajudar. Agora é torcer. E muito!", comentou Copes em sua página no Facebook.

Fonte: Assessoria de Imprensa ao Vereador Copes (PT/Camaquã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário