segunda-feira, 9 de abril de 2012

Museu da Memória e dos Direitos Humanos do Chile Tem Interesse em Parceria com RS

Na manhã dessa quinta-feira (5), o diretor Administrativo da Secretaria de Estado da Cultura, Márcio dos Santos, se reuniu, em Santiago, com o diretor do Museu da Memória e dos Direitos Humanos do Chile, Ricardo Brodsky Baudet, para apresentar o projeto do Espaço História Memória e Verdade que a Secretaria da Cultura executará em 2012.
Ricardo Brodsky Baudet (esq.) e Márcio dos Santos (dir.) Foto: Divulgação
Há interesse no museu chileno em a parceria com a Sedac. Em uma fase inicial seria no intercâmbio de informações e na colaboração para a construção do acervo expográfico sobre a Operação Condor. A partir de um diálogo com o Governo do Chile, a parceria deverá incluir a entrada do acervo virtual e arquivístico da instituição chilena na plataforma documental que está sendo construída para o projeto História, Memória e Verdade do Mercosul, instalado no Memorial do RS.

Sobre o Museu Chileno
Inaugurado em 2010, o Museo dela Memoria y los Derechos Humanos guarda registros das violações a direitos humanos ocorridas no Chile entre os anos de 1973 e 1990, período da Ditadura Militar.
Museu impressiona pela sua arquitetura Foto: Divulgação
O museu foi criado objetivando facilitar à comunidade o conhecimento do que ocorreu no país, reivindicar a dignidade das vítimas, contribuir para a construção de uma sociedade sustentada nos valores da tolerância, da solidariedade, do respeito à diversidade, e impulsionar iniciativas educativas que convidem ao conhecimento e à reflexão.
Seu patrimônio de arquivos contempla testemunhos orais e escritos, documentos jurídicos, cartas, relatos, produção literária, material de imprensa escrita e audiovisual, longa-metragens, material histórico e fotografias documentais.

Texto: Asscom Sedac

Nenhum comentário:

Postar um comentário