quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

MAC/RS Terá Sede Própria em 2013

Na noite dessa sexta-feira (07) a abertura de duas exposições e o lançamento de um livro marcaram o final das comemorações pelos 20 anos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). A principal comemoração, no entanto, foi o comunicado de que no segundo semestre de 2013 o MACRS terá sua primeira sede própria.
O novo endereço do museu será junto ao centro cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS – Campus Porto Alegre), na avenida Voluntários da Pátria, antigo prédio da Mesbla, onde foi realizada a primeira Bienal do Mercosul. Para marcar a inauguração o Museu de Arte Contemporânea exibira as novas doações para seu acervo na mostra MAC 21.
Secretário Assis Brasil e primeira Dama Sandra Genro elogiaram trabalho do MACRS

A solenidade de abertura das exposições contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, e da primeira dama do RS, Sandra Genro, que representou o governador. O secretário elogiou o trabalho desenvolvido pelo diretor do MACRS e agradeceu o apoio de Sandra Genro para concretizar a transferência do museus para a nova sede. “ O MAC transformou-se numa referência da arte contemporânea e era isso o que pensávamos, no projeto de governo e de gestão de governo, para a Casa de Cultura Mario Quintana e para o museu. Estas exposições são uma mostra do quanto estamos afinados com a contemporaneidade”.
A primeira Dama destacou a importância da nova sede para museu .  “ Reconhecemos que o trabalho realizado no museu é extremamente valoroso e nem sede ele tem. Após um tempo de escuridão que viveu a cultura do Rio Grande do Sul, voltamos a ter luz e hoje o Museu de Arte Contemporânea é reconhecido em todo o Brasil”.
O diretor do MACRS, André Vezon, ressaltou a importância da imagem no mundo contemporâneo e a visão do estado em criar seu museu há 20 anos. “ Hoje reassumimos plenamente sua missão de revalorizar a arte atual, a arte do hoje, para torná-la uma riqueza coletiva, um bem público amplo e acessível a toda a sociedade”.  Sobre a nova sede Venzon falou da atuação conjunta de educação e cultura. “ Na nova sede unimos educação e arte, como defende o secretário Assis Brasil, o Brasil não pode se dar ao luxo de as separar”. O projeto da nova sede do MACRS, com a exposição MAC 21, ganhou o prêmio Marcantonio Villaça /Funarte, do Ministério da Cultura.
MACRS recebe a escultura de Gonzaga
Também presente da solenidade o presidente do Conselho Consultivo do MACRS, Renato Malcon, que junto com os demais descerrou a placa comemorativa dos 20 anos do muses e a escultura O Homem do Rio, da série Xingu, do artista Gonzaga, que participou da XVII Bienal de São Paulo, em 1991.

Sobre as exposições
Gravando e O Último Homem na Lua são as duas exposições que podem ser visitadas até 24 de fevereiro de 2013.
Livro O Último Homem na Lua foi lançado junto com a exposição

Na Galeria Xico Stockinger, 6º andar da CCMQ, O Último Homem na Lua é um projeto que une   artes plásticas e literatura,   o livro homônimo foi lançado junto com a abertura da mostra. A realização é do  artista visual Antônio Augusto Bueno e pelo jornalista, músico e escritor Rodrigo dMart. Com curadoria de Laura Castillhos, tem financiamento do Fumproarte.
Gravando reúne mais de 100 artistas e diversas técnicas
Na Galeria Sotero Cosme, também no 6º andar da instituição, a exposição Gravando está subdivida em duas mostras de gravura contemporânea: Projeto 12×14, com diversas técnicas da arte da gravura, de 125 artistas convidados, que doaram obras em pequenas dimensões (12x14cm) formando uma importante e representativa coleção da gravura contemporânea brasileira para o acervo do MAC; e Espaço + Ateliê, que reúne trabalhos das artistas Cris Rocha e Kika Levy, idealizadoras do Projeto 12×14, que também assinam a curadoria desta exposição com a artista Graziela Salvatori, responsável por convidar 70 artistas gaúchos a participarem do projeto, que recebeu o apoio institucional do Museu do Trabalho para impressão de diversas gravuras.

 Texto: Asscom Sedac

Nenhum comentário:

Postar um comentário