domingo, 30 de dezembro de 2012

Retrospectiva Ibram 2012

Retrospectiva 2012: Ibram avança na consolidação da Política Nacional de Museus
Encontros, debates, exposições, programas, pesquisas, ações de fomento e divulgação, parcerias. O ano de 2012 foi intenso para o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) com avanços e conquistas para o setor, tendo sido dados passos importantes para a consolidação da Política Nacional de Museus (PNM).
Iniciado em março, o Projeto Conexões Ibram resume bem o legado que 2012 deixa para o campo museal brasileiro. Durante nove meses, o projeto passou por 17 estados para apresentar e debater instrumentos de gestão oferecidos pelo Ibram ao setor museal. Saiba mais sobre o  primeiro ano do projeto.
Parcerias internacionais também marcaram este ano, a exemplo da assinada no início deste mês, na França, entre o Ibram e a Escola do Louvre. O convênio prevê o intercâmbio de profissionais e estudantes da área museológica dos dois países a partir de 2013.
O Brasil, que sediou em julho a Reunião de Especialistas da Unesco sobre Promoção e Proteção de Museus e Coleções, viu a proposta de criação de instrumento normativo internacional, de iniciativa do Ibram, ser aprovada pelo Conselho Executivo da organização.
A ministra da Cultura, Marta Suplicy anunciou, também na França, o repasse de US$ 220 mil para o financiamento do estudo preliminar necessário à aprovação de uma Recomendação da Unesco sobre Proteção e Promoção dos Museus e Coleções.
Reunião em Paris com diretora-geral da Unesco: proteção e promoção de museus e coleções
Ainda como estímulo ao intercâmbio e compartilhamento de experiências, o Ibram trouxe para o Brasil representantes do Instituto Smithsonian (EUA), Instituto de Pesquisa de Museus da Alemanha e do Centro Provincial de Patrimônio Cultural (CPPC), de Granma (Cuba), para encontros com o público e visitas técnicas em Brasília e no Rio de Janeiro.
Presença social
O Ibram também promoveu em 2012 uma série de ações voltadas à divulgação dos museus brasileiros, a exemplo da 10ª Semana de Museus, que contou com 3.420 eventos em 1.114 museus, e da 6ª Primavera dos Museus, com mais de 2.400 eventos em 800 instituições.
O Circuito Ciclístico de Museus, que celebrou o 3º aniversário do Ibram, e o Roteiro Cultural Museus Rio+20, lançado durante o fórum mundial, foram outros exemplos de projetos voltados a ampliar a presença social dos museus.
Outro destaque foi o lançamento da 2ª temporada da série Conhecendo Museus, com 52 episódios que mostram a diversidade dos museus brasileiros. A série é exibida pela TV Brasil/EBC e TV Escola/MEC, além de ser utilizada como material didático em escolas e disponibilizada na internet. Saiba mais sobre a série de TV.
O 5º Fórum Nacional de Museus (FNM) reuniu mais de mil participantes na cidade de Petrópolis (RJ), de 19 a 23 de novembro, e traçou diretrizes para a PNM no próximo biênio, enfatizando a função social dos museus e seu papel transformador. O tema do fórum está em consonância, por exemplo, com o papel desempenhado pelos programa Pontos de Memória, que tem crescido e teve o segundo edital lançado este ano.

Fomento e Educação
No campo do fomento, foi lançada mais uma edição do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2012, com editais destinados a apoiar e premiar iniciativas que vão desde a construção e modernização de museus até a preservação e divulgação do memória do esporte olímpico e dos grupos sociais no Brasil, num total de mais de R$ 10 milhões investidos.
Em sintonia com os princípios da Política Nacional de Museus, o Ibram lançou, também em 2012, a chamada pública para a construção do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM). O objetivo é subsidiar a atuação profissional dos educadores de museus, fortalecer o campo profissional e garantir condições mínimas para a realização das práticas educacionais nos museus e em outros espaços culturais.

Texto: Ascom/Ibram

Nenhum comentário:

Postar um comentário