domingo, 16 de dezembro de 2012

PT/RS Debate Políticas Culturais

O Espaço Convergência da Assembleia Legislativa do RS, abrigou o Seminário de Políticas Culturais do PT/RS organizado pela Secretaria de Cultura do partido, com a presença de militantes, ativistas e gestores culturais.
A primeira mesa debateu o tema "A Cultura e a Disputa de Hegemonia" com as reflexões de Albino Rubin (Secretário de Cultura da Bahia) e Jeferson Assumção (Secretário Adjunto de Cultura do RS). 
Rubin refletiu que o país passou de um relação oral para uma audiovisual no campo da cultura, sem ter passado pelo estágio letrado, e que isto criou algumas lacunas que não foram preenchidas, como a profissionalização do estado brasileiro e ainda bastante latente o pensamento de uma ideologia neoliberal, sendo necessário redefinir o papel e o poder do mercado na cultura. Já Assumção, conectou a sua idéia a uma "ultramodernidade" que trabalha a convergência, numa era do "e" numa relação colaborativa, com formas de funcionamento comum, exemplificando a cultura, como um exercício de complexidade.
A segunda mesa debateu o tema "Os Novos Desafios das Políticas Culturais" com as reflexões de Glauber Piva (Diretor da Ancine), Leandro Anton (Representante dos Pontos de Cultura) e Edmilson Souza (Secretário Nacional de Cultura do PT).
Piva abordou que a dipusta de hegemonia na sociedade de hoje, é também uma disputa de valores, e que se faz necessário um enfrentamento da acronia e da atopia que acomete o sistema social, Anton trouxe um indicativo importante na descentralização do espaço público e conjuntamente com a multiplicidade de tecnologias como alternativas para se compreender as fronteiras e os territórios culturais. Já Souza apontou a importancia das identidade para fortalecimento da participação social e que a cultura precisa mostrar que é um campo de abrangência muito maior que, inclusive a educação e não um adereço seu.
Enfim... A cultura é um campo em disputa na sociedade, e que é necessário sempre estabelecer leituras e releituras sobre suas representações e valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário