segunda-feira, 30 de abril de 2012

Tarso Volta a Responder a ZH

Mais uma vez, apelamos às redes

Foto:
Tarso Genro
Pela segunda vez neste mês, um articulista de ZH utiliza o espaço do jornal para fazer ataques diretos a políticos do governo do Estado, reportando-se diretamente à pessoa do governador. Neste domingo, foi a vez da jornalista Rosane de Oliveira "sentenciar" que Tarso Genro será "incoerente ou irresponsável", na solução para o pagamento do piso nacional do magistério. A colunista desconsidera o fato de que o governo da Unidade Popular Pelo Rio Grande adotou uma outra posição para retirar o estado da crise, que não a do governo anterior de criação do "déficit zero", que diminuiu as funções do Estado, sucateou a administração pública e congelou salários.

Neste sábado, ao ler a coluna, quando voltava de mais uma edição da Interiorização de Governo, em Rio Grande, o governador fez algumas considerações sobre o novo episódio de ideologização da notícia, através do falseamento da verdade.

1- Sobre o Colunismo Político predominante
"É um certo tipo de colunismo político que ainda não se esgotou no país, mas que tende rapidamente a esgotar-se pela falta de credibilidade, pois ele vem perdendo a sua capacidade de transmitir informações e críticas fundadas. Ele perdeu a “fala” universal, que caracterizou os grandes colunistas políticos do país, com capacidade de informar e criticar com seriedade e passou a defender posições ideológicas dissimuladas, “adaptando” ou inventando os fatos, para contentar um público determinado –aquele que este tipo de jornalismo cativa, com seus malabarismos factuais e lugares comuns: os que adoraram as ideias do neoliberalismo que está levando a Europa à ruína e que, aqui, foram retratados no famoso “déficit” zero. Aliás, não é de graça que a colunista de política da Zero Hora é a mais saudosa do “déficit zero”, que não só paralisou o estado, mas aplicou um brutal arrocho salarial nos servidores, situação que agora estamos começando a reverter".

2- As constantes criações de factóides e inverdades
"O mesmo estilo de jornalismo político que "define" que o governador será incoerente ou irresponsável, é o mesmo que inventou, por exemplo, que eu defendi uma posição contrária aos sistema de PPPs no caso da RS 10, quando, na verdade, defendi e defendo a PPP e tenho negociado com os prefeitos a adaptação para baratear a proposta. Nunca fui contrário a PPPs. O que sou contrário é que elas sejam apenas um negócio bom para as empresas e não atendam o interesse público. Sou, inclusive, um dos elaboradores da atual lei que rege as parcerias público-privadas no país, cuja redação foi comandada pelo Fernando Haddadd quando ele era Secretário do Ministério do Planejamento e eu era ministro do CDES, no primeiro governo Lula. Este tipo de jornalismo inventa, por exemplo, que prometi “mundos e fundos” para os servidores e que prometi pagar o piso dos professores imediatamente. Isso é uma deslavada inverdade, pois está gravado nos debates e está escrito numa carta remetida ao CPERS que nós criaríamos as condições para pagar o piso e que isto ocorreria de forma processual. Esta foi e é a minha posição. Nunca prometi "mundos e fundos", mas uma política de recuperação salarial que está sendo implementada, e que, aliás, está sendo criticada pela oposição, representada na coluna de ZH de domingo pelo presidente do PP e ex-secretário de Relações Institucionais do governo anterior, Celso Bernardi. Este jornalismo, recentemente, também inventou que a nossa proposta de aumento para uma parte da categoria dos professores era a mesma da governadora Yeda. E o fez rapidamente, sem ter a mínima noção do que é uma transação judicial. Omitiu deliberadamente que a posição do governo não exigiu nenhuma renúncia de direito pelos servidores do magistério; que a nossa posição não retira a proposta de alcançar o piso até 2014; que ela não exigiu a alteração do "quadro de carreira" e que o aumento atual constituiu-se, apenas, em mais um aumento -um adiantamento de aumento ao magistério. Ao dizer isso -que a nossa proposta era igual a da governadora Yeda- a colunista revela duas coisas: primeiro, que não se informou sobre o que estava acontecendo e, segundo, que se apressou a forjar uma suposta informação que confirmaria a nossa “incoerência”. Na verdade, quando ela fala em incoerência, quer é lembrar que o bom era o “déficit zero”. Por isso sua análise das nossas medidas salariais envolve dois extremos: critica os aumentos excessivos aos servidores e diz, ao mesmo tempo, que os aumentos -no caso dos professores- são insatisfatórios".

3- Sobre a estratégia, pouco compreendida ou não aceita pela oposição ao nosso governo, de consolidar o Estado como indutor do desenvolvimento ecônomico e social
"A nossa estratégia, até agora, está dando certo: usar os recursos próprios para reorganizar a máquina pública que estava destruída e melhorar os salários dos servidores; buscar recursos do Governo Federal para investimentos -inclusive através do recebimento da dívida da União com a CEEE; buscar financiamentos no BID, no Banco Mundial e no BNDES; aumentar, com meios técnicos adequados, as receitas sem aumentar impostos; estabelecer uma política de relações internacionais para atrair investimentos produtivos; retomar o crescimento no estado tendo como ponto de partida a base produtiva local, voltados para a renovação da nossa base tecnológica; fazer um “déficit” responsável sem cair na armadilha neoliberal de reduzir políticas de proteção e promoção social, deixando os pobres a ver navios".

4- A utilização das redes socias e dos blogs para responder à grande mídia
"Eu passei a responder através dos “blogs” e das redes, porque esta forma de colunismo que estamos falando é, também, uma armadilha: constrói fatos para promover a sua visão de mundo, de Estado e de política, e também quer monopolizar o debate, frequentemente só publicando parte das respostas daqueles que são alvos da suas invenções. Quando se tratam de matérias que contam fatos verdadeiros e que pendem, sobre ela, uma interpretação política, ideológica ou econômica, acho adequado que se responda pelo próprio jornal, quando ele permite a resposta, como, aliás, é o caso da Zero Hora".

5- Direito de resposta também em tom crítico
Tenho respeito pela colunista Rosane de Oliveira. Acho que ela cumpre rigorosamente o seu papel crítico, que é esperado pelo jornal a que serve, que, como sabemos, não pode ser considerado simpatizante do projeto que nós, do PT e da esquerda, representamos. Mas ela merece, da nossa parte, a atenção e respeito que temos com todas as forças políticas democráticas do estado. Nem acho que se trata de má-fé, mas de miopia ideológica: se os fatos não tem confirmado que o Tarso é incoerente, mas, ao contrário, tem confirmado que temos aplicado o nosso programa de governo de forma coerente, é preciso “adaptar” os fatos e repetir a acusação de incoerência para, ao final, consolidar uma “verdade” pela repetição. E também, imediatamente, para salvaguardar a defesa do “déficit zero”, que sempre foi apresentado pela colunista como um exemplo de boa gestão pública".

6- Sugestão

"Assim como fui cobrado como governador, também defendo que a colunista seja mais responsável e não crie falsas incoerências ou irresponsabilidades. Recomendo à ela, por exemplo, que leia todas as colunas do falecido Carlos Castello Branco, do Márcio Moreira Alvez e do grande Newton Carlos, paradigmas da seriedade no jornalismo político".

Fonte: PTSUL

É Proibido Ficar Doente em Alvorada, Hoje e Amanhã!


Gol Histórico e Classificação Muito Perto do Bugre

Na manhã deste domingo, o Guarany recebeu o Inter SM, no estádio Cel. Silvio Luiz, jogo da 16ª rodada do Gauchão Série A2.
Em um horário atípico, em virtude do Grenal, a partida foi realizada às 11 horas da manhã. O torcedor aceitou bem este horário e compareceu em grande número no estádio. E presenciaram mais uma vitória do Bugre na competição, com o placar de 2 x 1.
Uma partida que podemos resumir em uma única frase: O Guarany foi melhor que o Inter SM todo os 90 minutos de jogo.
Foi isso mesmo o que aconteceu, o Guarany não deu chance para o Inter, jogou melhor, foi soberano o jogo todo e venceu de forma simples e efetiva.
O primeiro tempo o placar foi de 0 a 0, mas com belas jogadas de ataque do Bugre, parando nas boas defesas do goleiro do Inter.
Já no segundo tempo o Guarany voltou com sede de gol, pressionou o tempo todo, indo pra cima do adversário. Logo aos 3min. o zagueiro Gustavo se machucou e teve que sair de campo, sendo substituído por Alan Delon.
Aos 8min. em jogada individual de Waldir Baiano pela direita, ele carregou a bola, se livrou da marcação, invadiu a área e quase sem ângulo, chutou forte no canto do goleiro Bastos, abrindo o placar no Cel. Silvio Luiz.
Baiano marcou seu primeiro gol pelo Bugre e o 100º gol do Guarany como time profissional, gol este que irá marcar a história do Clube e que com certeza ficará na memória do torcedor que pôde presenciar este grande momento.
Aos 12min. Alexandre Matão sentiu um desconforto e foi substituído por Flaviano, o atacante faria sua reestréia com a camisa do Bugre.
1 minuto depois, com toda sua estrela, Flaviano recebeu cruzamento de Waldir Baiano, que em uma bela jogada, driblou o zaqueiro, correu para fundo do campo e cruzou a bola nos pés do estreante Flaviano, ele encheu o pé e marcou o segundo gol do Bugre aos 13min.
Depois disso só deu Guarany, que teve várias situações claras de gol, mas acabaram sendo desperdiçadas. O téc. Fabiano Daitx ainda fez mais uma alteração, saindo Alteri para entrada de Douglas Alemão.
Já nos acréscimos, aos 47min. o Inter conseguiu diminuir o placar com gol de Lucas. Mas não havia tempo para mais nada, logo depois do gol, o árbitro encerrou a partida.
A vitória de hoje, deixa o Guarany praticamente classificado para a segunda fase, somando 27 pontos, restando apenas mais duas partidas para finalizar a 1ª fase, o Bugre abre uma vantagem considerável para as equipes que lutam por uma vaga.
Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa do Guarany de Camaquã

sábado, 28 de abril de 2012

Feliz Dia da Sogra

Sogra é como é chamada a mãe do cônjuge.
Na cultura popular moderna, a sogra é vista como um fardo a ser carregado e muitas vezes, a palavra acaba por adquirir sentido pejorativo. No Brasil, o cantor Dicró ficou famoso por fazer músicas onde conta piadas a respeito da própria sogra, piadas estas que costumam sempre ser muito populares entre comediantes do mesmo país. Também no Brasil, o escritor Andrey do Amaral lançou o sucesso Como Enlouquecer Sua Sogra, com diversas reimpressões. Em 28 de Abril se comemora o Dia da Sogra.

A homenagem da minha está aí...

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Palacinho Promove Encontro Sobre Acervos Fotográficos


Juventude Que Faz Agora!


Governo do Estado do RS Anuncia o Pagamento do Piso Nacional do Magistério

Foto destaque O Governo do Estado anunciou que pagará o Piso Nacional do Magistério aos professores da rede estadual. O pagamento dos R$ 1.451 foi assegurado pelo Executivo ainda na folha de abril. O acordo parcial neste sentido foi formalizado com o Ministério Público e divulgado em entrevista coletiva no Palácio Piratini na manhã desta quinta-feira (26) pelo chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, o Procurador do Estado, Evilázio Carvalho da Silva, e pelo Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga. "É um acordo em que ninguém perde e beneficiará mais de 20 mil professores", afirma Carlos Pestana.
Pelo acordo, nenhum professor do Estado receberá, como vencimento básico, valor inferior ao Piso Nacional fixado pelo Ministério da Educação (MEC), que hoje é de R$ 1.451,00 para regime de 40 horas semanais. Para tanto, o Estado pagará uma parcela completiva ao vencimento básico dos professores ativos e inativos que hoje recebem menos que o Piso Nacional, a fim de que atinjam o valor mínimo de R$ 1.451,00. O pagamento da parcela completiva retroage integralmente ao mês de abril de 2012 e será pago em folha complementar no dia 15 de maio. O benefício atingirá cerca de 20 mil professores.
O chefe da Casa Civil explicou que a parcela completiva não servirá como base de cálculo de vantagens temporais, gratificações e demais vantagens que incidam sobre o vencimento básico da carreira e, da mesma forma, não repercutirá no escalonamento de classes e níveis do plano de carreira do Magistério.
Pestana ressaltou que o acordo possibilita o atendimento à reivindicação da categoria: "Não estamos mexendo no plano de carreira e estamos cumprindo o compromisso de pagar o Piso Nacional a todos os professores, além de oferecer ao magistério o maior reajuste já oferecido para a categoria por um Governo, de 76,64% até 2014".
Para o Procurador Eduardo de Lima Veiga, "Hoje é um dia feliz. O Governo sempre se mostrou sensível à necessidade de pagar o piso e fez todos os esforços para cumprir este compromisso. Com este acordo, ninguém perde e as duas partes não abandonam suas teses", disse.


Texto: Letícia Vargas
Foto: Camila Domingues
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

STF Derrota DEM Aprovando as Cotas na UnB

O Supremo Tribunal Federal derrotou ontem, ação do DEM que questionou princípios da igualdade e razoabilidade quando a UnB definiu um sistema de cotas de 20% das vagas para negros e pardos. Por dez votos a zero, foi o placar que a corte brasileira deferiu como legais a ação da universidade.
Esta vitória do reconhecimento de mecanismos compensatórios de acesso ao ensino superior é mais uma vitória das ações afirmativas no Brasil. Este entendimento deve servir de parâmetro para as outras universidades brasileiras que adotam sistemas de cotas, atualmente, segundo dados da ONG Educafro, 129 instituições públicas brasileiras têm algum tipo de ação afirmativa para a seleção de candidatos, sendo que 57 delas são federais.

Análise
Esta é mais uma derrota de um partido conservador, que não sabe reconhecer a diversidade brasileira, e compreender a exclusão do negro, ao longo da história, do papel de protagonistas da sociedade brasileira, atuando nos espaços de formação do conhecimento.
Um partido que tentou barrar, aliado a imprensa golpista, um mecanismo reparador das distorções sociais, obviamente, este não é o único, mas um mecanismo, empoderador de autonomia, pois o conhecimento liberta.
Não é atoa, que o DEM vem encolhendo a sua representação política em todo o Brasil, além de tentar trocar de identidade toda a hora, alterando o nome de sua sigla, o ex-PFL, capitaneado pelo seu ex-líder Demóstenes Torres, e o agora Onix Lorenzoni, vem atacando direitos dos trabalhadores e dos menos favorecidos em prol da antiga oligarquia que governava esse país.
O STF derrotou o DEM, mostrando claramente o desejo e o pensamento da sociedade brasileira, que quer lutar para combater as desigualdades sociais tão latentes em nosso país.
Por isso Cotas Sim!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Livro e o Piche

Por *Jackson Raymundo

O município de Bento Gonçalves foi o que mais investiu em educação em 2011 no RS, segundo o TCE. Tem espaços culturais qualificados e políticas culturais permanentes. Graças ao prefeito Roberto Lunelli, a educação e a cultura têm recebido muito mais recursos do que a média das gestões municipais. Graças ao prefeito Roberto Lunelli e à sua gestão, Bento Gonçalves tem não só o melhor IDH do Estado – e um dos maiores PIBs, mas também um dos melhores índices de FIB (Felicidade Interna Bruta) do país.
Isso tudo contraria a mediocridade que permeia boa parte da política brasileira. Um vereador tucano de Bento simboliza isso: disse que o dinheiro destinado à Feira do Livro daria para fazer “200 metros de asfalto”. É este pensamento que faz com que, a despeito do grande crescimento econômico da última década no país, tenhamos tanta dificuldade em melhorar os indicadores sociais. O pensamento conservador pensa mais no piche do que no cidadão.
A (encerrada) polêmica sobre a participação do artista Gabriel O Pensador demonstrou, de um lado, um preconceito generalizado em relação a cultura enquanto política pública. Por outro lado, aquilo que muito bem a escritora Martha Medeiros sintetizou na ZH: de que está “embutido no inconsciente coletivo” que “o escritor não precisa comer” e que “a sociedade acha profano associar dinheiro com literatura” (essa síndrome de São Francisco de Assis, ela lembra, acomete os próprios escritores).
O cantor Gabriel O Pensador faz de sua arte um jeito de expressar os anseios e o cotidiano de quem não tem voz, em especial das comunidades de periferia. As suas músicas promovem a reflexão e o pensamento crítico. Poderia muito bem se acomodar, fazer seus shows e ganhar dinheiro. Mas não! , virou referência em ações que estimulem, principalmente dentre os jovens, a formação de leitores – reflexivos e críticos, como deve ser.
Tivesse o prefeito Roberto Lunelli contratado qualquer cantor sertanejo do momento, certamente teria pago muito mais, reunido um grande público e não teria essa polêmica toda. No entanto, o prefeito ousou dar maior visibilidade logo a uma feira do livro. O livro e a leitura, sabemos bem, promovem a reflexão e a crítica, transformando a vida das pessoas. E pessoas reflexivas e críticas não acreditam em tudo o que leem nos jornais – e nem votam mais em quem lhes dê apenas o piche.

*Jackson Raymundo é graduado em Letras pela UFRGS e Secretário de Cultura do PT/RS.

Publicado originalmente no Jornal Sul 21

Dicró: A Irreverência no Samba

Carlos Roberto de Oliveira, mais conhecido como Dicró (Mesquita, 14 de fevereiro de 1946 – Magé, 26 de abril de 2012), foi um cantor e compositor brasileiro de sambassatíricos. Ao lado de Moreira da Silva, Osmar do Breque, Germano Mathias e Bezerra da Silva, é considerado um dos principais sambistas da linha humorística. Entre suas letras bem-humoradas, destacam-se aquelas em que ele falava mal da própria sogra.
As sogras sentirão saudades do mestre.
A música popular brasileira está enlutada... Saudades do grande Dicró.

Bugre Reencontra a Vitória

Na tarde desta quarta-feira o Guarany recebeu a equipe do Farroupilha no estádio Cel Silvio Luiz. O Bugre vinha em uma seqüência de quatro derrotas, e precisava do resultado positivo para se encontrar novamente com a vitória e permanecer entre os primeiros colocados da sua Chave. E não poderia ter sido diferente, os atletas do Téc. Fabiano Daitx entraram em campo com toda a garra, vontade e determinação para conquistar a vitória, o que aconteceu, com o placar de Guarany 2 x 0 Farroupilha.
No primeiro tempo as oportunidades foram iguais para as duas equipes, com posse de bola dividida. Mas quem chegou ao primeiro gol, foi o Guarany.
Aos 25 min. Altieri fez boa jogada e laçou a bola para Alexandre Matão, ele dominou, virou de frente para o gol e chutou no canto do goleiro do Farroupilha, abrindo o placar no estádio Cel Silvio Luiz.
No segundo tempo o Guarany foi superior, teve mais chances de aumentar o placar do que o adversário chegar ao empate.
Aos 38min. Alex Pereira cruzou a bola na área e de cabeça, o goleador Alexandre Matão marcou o segundo gol do Bugre.
Ainda nos minutos finais, o Guarany teve mais lances claros de gol, mas acabou desperdiçando as oportunidades.
Com a vitória de hoje, o Guarany chega aos 24 pontos, assume a liderança temporária do Grupo 1 e está a um passo da classificação para a próxima fase.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Guarany de Camaquã

quarta-feira, 25 de abril de 2012

4° Região Museológica do Sistema Estadual de Museus Define Coordenação Para o Biênio 2012-2013

No dia 24 de abril de 2012 foi realizada a Reunião da 4ª Região Museológica do SEM/RS, acerca da eleição do Coordenador e do Vice da Região em comento, além da definição das Oficinas que ocorrerão nos meses de junho e agosto, respectivamente, Elaboração de Projetos, em São Luiz Gonzaga, e de Conservação de Acervos, em Ijuí.
Na referida Reunião houve a participação de representantes dos seguintes Municípios: Santo Ângelo, Cerro Largo, Ijuí, Tucunduva, São Luiiz Gonzaga, Três de Maio e Pejuçara.
Luciana, Joel, João Alberto, Maria Clotilde, Denise e Diva
Na oportunidade, ainda, comunicamos que foram eleitos na qualidade de Coordenador da 4ª RM, João Alberto Hengen, do Museu Municipal Senador Pinheiro Machado e Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga/ São Luiz Gonzaga e como Vice Maria Clotilde Farias, do Museu Municipal José Olavo Machado / Santo Ângelo; tesoureira: Luciana Cardoso, do Museu Antropológico Diretor Pestana / Ijuí; secretarias: Denise Holsbach Berwanger, Museu Municipal José Olavo Machado / Santo Ângelo e Diva Maristela Mazzardo Peripolli, Museu Municipal de Tucunduva / Tucunduva.

#Bora 16

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Flaviano é o Novo Reforço do Guarany-CAM

Após a dispensa do atacante Fabinho Natal, a direção foi atrás de um substituto para o ataque e contratou o centroavante Flaviano. O experiente jogador já teve uma passagem pelo Bugre, onde apresentou um grande futebol. Flaviano disputou o Gauchão da 1ª divisão pelo Avenida.
O atleta realizou exames e na parte da tarde já realiza seu primeiro treino com o restante do grupo. A direção tenta acelerar sua regularização junto a CBF, mas sua estréia deve acontecer no domingo, contra o Inter-SM em casa.
 
Fonte: Blog do Celiomar

Copes Participa da Conferência Estadual Eleitoral da Esquerda Democrática

Nosso Pré-Candidato a Prefeito José Carlos Copes

O vereador José Carlos Copes participou neste fim de semana da Conferência Estadual, dirigida aos pré-candidatos a prefeito e veradores, promovida pela Esquerda Democrática, corrente interna do PT e pelo gabinete do Deputado Federal Henrique Fontana. O encontro realizou-se na Igreja Pompéia em Porto Alegre, e estiveram presentes de Camaquã a pré-candidata Cátia Pogozelski e o assessor Maiquel Oliveira.
Zé Nunes apresenta o Jeito Petista de Governar
Fizeram parte do encontro o Governador Tarso Genro, o Deputado Estadual Alexandre Lindenmeyer, a Secretária da Administração e Recursos Humanos Stela Farias, o Secretário da Assessoria Superior do Governador João Victor Domingues, Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Marcelo Danéris, a Secretária Adjunta de Estado de Políticas para Mulheres Catherine Topper, a Secretária Adjunta da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico Ghissia Hauser, Prefeito de São Lourenço do Sul Zé Nunes, o Deputado Federal Henrique Fontana, e os pré-candidatos a Prefeito e Vereadores para 2012, além de vários militantes e simpatizantes da tendência.
Governador Tarso Genro na abertura da Conferência
Foram abordados temas como a publicação da Apresentação da Cartilha de Políticas Públicas, que faz uma análise dos avanços dos primeiros meses do Governo Tarso, Estratégias de Comunicação, Legislação Eleitoral, e apresentação sobre o Jeito Petista de Governar, onde foram apresentadas as transformações produzidas pelo governo do companheiro Zé Nunes a frente da Prefeitura de São Lourenço do Sul.
Alexandre Lindenmeyer, pré-candidato a Prefeito em Rio Grande
Deputado Federal Henrique Fontana fala sobre os desafios de 2012

domingo, 22 de abril de 2012

Capelinhas Memória e Fé

REM Volta a Camaquã

Na quinta-feira, 26/04, o Memorial da Câmara de Vereadores de Camaquã estará recebendo os integrantes da Rede de Educadores de Museus do RS http://remrgs.blogspot.com.br, para discutir o tema “Construindo a cidade com Ações Educativas”. 
Convidamos a todos para participar da programação.

Pela manhã, às 10h, está programado um giro cultural pelo Centro Histórico.
Ao meio-dia, almoço por adesão no Círio´s (Restaurante Cirio´s /Rua Júlio Castilhos, 285 - Centro)
Pela tarde o trabalho será no Memorial, que fica na Câmara de Vereadores, Rua João de Oliveira, 147, a partir das 14h. Trabalho este que terá como foco experiências educativas no Memorial.
Fonte: Rede de Educadores em Museus do RS

Guarany de Camaquã: Mais Duas Derrotas Consecutivas e Dispensa Jogador

O Guarany de Camaquã depois de sair ganhando do Riopardense, hoje, acabou tomando a virada em apenas 3 minutos no segundo tempo, e perdeu o jogo por 2 x 1. Antes disso, em casa, a equipe que era líder da chave 1 da Divisão de Acesso, perdeu o jogo, para o Riograndense por 2 x 0, e sofreu a primeira derrota em casa, caindo para terceira colocação, que com os resultados de hoje, se manteve na mesma posição.
E antes dessa quarta derrota, a crise já dava sinais de estar rondando o bugre, com a dispensa do atacante Fabinho Natal, um dos artilheiros da equipe no campeonato.
Veja a versão do blog: Celiomar Garcia para a dispensa do jogador.
Fabinho Natal era um dos artilheiros da equipe
O atacante Fabinho Natal não é mais atleta do Guarany de Camaquã. O jogador foi dispensado nesta sexta-feira pela direção do clube. Fabinho participou de 11 jogos e marcou cinco gols, dividindo a artilharia do alvi-azul na Divisão de Acesso com o atacante Matão.
As informações que chegam até a redação deste site é que o motivo teria sido por indisciplina. Na noite da quinta-feira, ocorreu uma reunião com atletas, comissão técnica e diretoria, onde informações também dizem que as colocações do atacante não foram bem digeridas pela diretoria e comissão técnica.
Na manhã desta sexta-feira, o técnico Fabiano Daitx esteve reunido em sua sala com o zagueiro Éder Paulista e depois com o meia Esquerdinha. Porém, não se tem informação de que uma coisa tenha ligação com a outra. O fato é que após três derrotas consecutivas, o clima esquentou no Sílvio Luis e pintou a primeira dispensa.
Conversei por telefone com o técnico Fabiano Daitx e o mesmo disse que a dispensa se deu por vários motivos, que já vinham sendo detectados. Já em contato com o atleta, o mesmo disse que o real motivo foi a sua manifestação durante a reunião da quinta-feira, ocasião em que o atleta foi cobrado pelas três derrotas e respondeu dizendo que a culpa também era do técnico que havia feito modificações erradas.
Fabinho também alegou ser perseguido pelo comandante que já queria sua dispensa bem antes do começo da competição, mas que teria sido garantido no plantel por intervenção da direção. Fabinho já rescindiu seu contrato com o Bugre e hoje mesmo viaja para Natal.
Fonte: Peleia.FC

Convite de Lançamento do Livro "Eu Sou Você"

Região Centro-Sul Elege em Camaquã Prioridades Para o Orçamento 2013

População reuniu-se para discutir Orçamento no dia do aniversário de 148 anos de Camaquã (foto Camila Domingues)

(foto Camila Domingues)

A Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadão promoveu nesta quinta-feira (19) mais uma audiência pública regional do Orçamento 2013. No dia em que comemora 148 anos, o município de Camaquã sediou a reunião para definição das prioridades da região Centro-Sul. Mais de cem pessoas participaram do encontro durante toda a manhã no auditório da Fundasul.
A saúde foi a mais votada entre as áreas consideradas prioritárias para receber o investimento do Governo do Estado, seguida pelo Desenvolvimento Rural, em segundo, e a Educação Básica, Profissional e Técnica em terceiro. De acordo com o coordenador regional da Participação Cidadã do Centro-sul, Aclenei de Jesus, a principal demanda apresentada foi a instalação de uma Unidade de Tratamento Intensivo na região. "A população participou com entusiasmo dos debates", ressaltou.
A primeira reunião da coordenação regional eleita foi marcada para a próxima quarta-feira (25), para organizar as plenárias municipais, que começam em maio. Também participaram da audiência pública o prefeito municipal de Camaquã, Ernesto Molon, e o presidente da Câmara dos Vereadores, Renato Dillmann.
As dez áreas que receberam maior número de votos para investimentos na região foram: Saúde: Desenvolvimento Rural: Educação Básica, Profissional e Técnica; Segurança Pública; Desenvolvimento Econômico; Cultura e Inclusão Digital; Turismo, Esporte e Lazer; Desenvolvimento Urbano e Saneamento; Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza; e Educação Superior.

Coordenação Regional eleita:
Governo: Aclenei de Jesus, Gildo Silva e Rosângela Dornelles
Corede: Luiz Leite, Álvaro Werlang e Henrique Borba
Plenária: Gelson Gouvêa, Paulo Emílio e Reni Lucas

Orçamento Estadual
O orçamento é elaborado pela Secretaria do Planejamento e Gestão e deve ser encaminhado pelo Governador do Estado à Assembleia Legislativa até o dia 15 de setembro de cada ano, na forma de Projeto de Lei de Orçamento Anual (PLOA). As audiências públicas fazem parte do Sistema de Participação Popular e Cidadã como um novo instrumento que busca a integração entre as diversas instâncias do governo e da sociedade civil. O processo culmina na votação das prioridades em todo o Estado, em julho, e o Fórum Estadual da Participação Popular e Cidadã, em agosto.

Confira o calendário:
Abril - Audiências Públicas
Maio - Assembleias Municipais
Junho - Fóruns de Delegados
Julho - Votação de Prioridades em todo o Estado
Agosto - Fórum Estadual da Participação Popular e Cidadã
Texto: Juliano Pilau/ SECOM
____________________________________________________________________

Participei neste processo articulando pessoas e instituições para garantir o eixo 1 (Cultura e Inclusão Digital) nas ações prioritárias da Região Centro-Sul, isso nos possibilitou a 6° colocação nas prioridades, e nos sinaliza uma possibilidade de maior repasse de recursos do orçamento 2013 para as ações estratégicas da Secretaria de Estado da Cultura.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

1° Região Museológica do Sistema Estadual de Museus do RS Define Sua Coordenação Para o Biênio 2012-2013


No dia 17 de abril, foi realizada a reunião da 1ª Região do Sistema Estadual de Museus, no auditório do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Aldo Malagoli-MARGS, com a presença do diretor Gaudêncio Fidélis que fez uma fala de sua gestão frente ao equipamento cultural e do Coordenador do Sistema Estadual de Museus, Joel Santana, que acompanhou a reunião. Neste encontro foram eleitos os representantes do biênio 2012-2013.
Alice, Mariana, Natália e Amanda
A nova coordenação ficou constituída por Alice Bemvenuti, do Museu do Trem de São Leopoldo, reeleita como coordenadora; Mariana Rutenberg, do Museu do Inter, eleita como vice-coordenadora; Amanda Eltz, do Museu da Santa Casa, eleita como tesoureira e Natália Santos da Costa, do Museu Militar, eleita como secretária.
Foi aprovada e definida a constituição de um Conselho Consultivo cuja representação inicial será feita através de: Andrea Reis da Silveira, pelo Museu Felizardo; Simone Mirapalheta, do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica; Jacqueline Martins Frison, pelo Centro de Memória da Justiça Eleitoral TER/RS, Maria Cristina Pons da Silva, pelo Museu da UFRGS e Isabel Cristina Martins Alves, pelo Memorial do SERPRO. A participação como membro do Conselho Consultivo será aberta, podendo a qualquer momento vir a integrá-lo quem assim o desejar e se manifestar.
Coordenação eleita da 1ª região: (E) Alice Bemvenuti, do Museu do Trem; Mariana Rutenberg, do Museu do Inter; Natália Santos da Costa, Museu Militar e Amanda Eltz, do Museu da Santa Casa.

Texto: Mariana Rutemberg
Fotos: Marcelo Cavalcanti da Silveira

Conferência Estadual Eleitoral

Companheir@s, as eleições municipais deste ano serão um novo momento de acúmulo de forças na sociedade e no Partido dos Trabalhadores. Um acontecimento nacional que colocará em disputa nosso projeto de município, estado, país e nosso posicionamento interno no PT.
Nestes 32 anos do nosso partido, construímos muitos exemplos que são referências internacionais importantes no campo da disputa ideológica de modelo de sociedade e de gestão. Ao mesmo tempo, nosso convívio direto com a esfera pública nos evidenciou diversas contradições internas e externas, como é característico nos processos complexos e dialéticos.
As vitórias nacionais com Lula e Dilma, nossos governos no Rio Grande do Sul com Olívio e Tarso, nossos mandatos parlamentares, administrações municipais e a forte atuação do PT nos movimentos sociais, constituem um patrimônio político que deve ser defendido e honrado pela esquerda, com democracia e a radicalidade necessária para permanecermos encantando e semeando a esperança em milhares de mulheres e homens em cada localidade deste estado, produzir debates coletivos, conceber novas sínteses na esteira do novo ciclo de desenvolvimento que inauguramos, fundado na inclusão social, distribuição de renda e equidade, estão entre nossos desafios permanentes.
Neste sentido, o mandato do deputado federal Henrique Fontana e a tendência interna do PT Esquerda Democrática convocam a tod@s seus militantes e simpatizantes, dirigentes, pré-candidat@s às eleições municipais de 2012, para a sua Conferência Estadual Eleitoral, no dia 21 de abril, a partir das 9h, na Igreja Pompéia em Porto Alegre.Nossa história tem sido marcada pela defesa do PT democrático e socialista, pela atuação municipalista extremamente associada à conjuntura de cada cidade onde possuímos laços políticos, portanto é imprescindível a tua participação nesta Conferência e, principalmente, teu apoio na mobilização para presença de centenas de militantes petistas que serão candidat@s em 2012, comprometidos com nosso jeito de fazer política.

Quando: 21 de abril de 2012
Onde: Auditório da Igreja Pompéia (Dr. Barros Cassal, 220) POA
Horário: 9h às 18h

Zelmute Marten
Chefe de Gabinete do Deputado Federal Henrique Fontana 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Primeiro Museu Litúrgico da América Latina é Inaugurado em Tiradentes

A histórica cidade mineira de Tiradentes ganhou no dia 14 de abril, o primeiro museu litúrgico da América Latina. Reunindo um acervo de 429 peças de arte sacra, das quais 325 ficarão expostas ao público, o Museu da Liturgia foi implantado com apoio financeiro não reembolsável de R$ 10,6 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O novo espaço cultural está instalado em uma das casas paroquiais da Igreja Matriz de Santo Antônio, uma construção de meados do século XVIII. Por causa da obra, um espaço contíguo ao prédio foi reformado para abrigar a nova residência do pároco — cargo ocupado desde 1987 pelo padre Ademir Sebastião Longatti, que cedeu em comodato a edificação e o acervo para o museu pelo prazo mínimo de 50 anos.
Desde a concepção até a conclusão das obras de readequação do espaço, foram necessários cerca de dois anos. Os trabalhos foram acompanhados por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) que moram na cidade. A manutenção das características originais e a integração do conjunto arquitetônico orientaram as obras.
Grande parte das peças que compõem o acervo estava deteriorada, pela ação dos cupins, da oxidação e de outros agentes, demandando um minucioso trabalho de restauração. Foram abertas várias frentes de trabalho, para o restauro da prataria, do mobiliário e do vestuário.
Parte do acervo ficará exposto na edificação histórica, onde também haverá projeção de vídeos referentes ao acervo. O projeto inclui ainda ações complementares, como o website do museu, um catálogo de todas as peças e um programa de educação patrimonial dirigido aos diversos perfis de visitantes — tais como estudantes, pesquisadores, historiadores, turistas e a comunidade em geral.
O Museu da Liturgia fica na Rua Padre Toledo, 2, centro de Tiradentes. A instituição ficará aberta ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Os ingressos custarão R$ 5. Crianças, idosos e moradores do município estão isentos da taxa.

Fonte: Divulgação BNDES
Edição: Ascom/Ibram

terça-feira, 17 de abril de 2012

Governo Tarso Genro Garante Montadora Chinesa em Camaquã

Chineses anunciam instalação de montadora em Camaquã, no Sul do Estado.

É NOSSA..É NOSSA...É NOSSA!!!

Fábrica de caminhões deve gerar 500 empregos diretos na região

A comitiva de executivos chineses da Dongfeng Motos Corporation anunciou, nesta terça-feira, a instalação de uma montadora de caminhões em Camaquã, no Sul do Estado. Os empresários chegaram ao Rio Grande do Sul há uma semana e desde então viajaram para Santa Maria, Tapes e Camaquã, para analisar o melhor local para receber a instalação.
O investimento total dos empresários asiáticos no Rio Grande do Sul será de 70 milhões de dólares. A fábrica, que deve gerar 500 empregos diretos, terá potencial para produzir 40 caminhões leves e picapes mensalmente.

Lideranças de Camaquã comemoraram o anúncio da escolha da cidade para sediar a montadora chinesa. De acordo com uma representante da comitiva chinesa, a instalação será imediata, já havendo contratações em breve. 

PARABÉNS CAMAQUÃ...

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Guarany de Camaquã Perde, Mas Mantém Liderança no Grupo 1

O Guarany de Camaquã queimou a sua última gordurinha na Divisão de Acesso do Campeonato, no último domingo, enfrentando o Brasil de Pelotas, onde foi derrotado por 1 x 0 no estádio Bento Freitas em Pelotas.
Volante Índio é um dos destaques na campanha do bugre - Foto: Guarany de Camaquã
Um pouco da queda do ritmo da equipe, se dá nos jogos enfrentados fora de casa, longe do alcance de sua torcida, e especialmente no último jogo em Pelotas, com a contusão do Volante Índio, um dos principais destaques da equipe.
A vantagem de três pontos a frente do time pelotense se foi, agora ambos tem 21 pontos e dividem a liderança, o Bugre leva vantagem no saldo de gols que lhe garantem a liderança do grupo 1 da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho.
Mas o Alvi-azul tem a chance de se recuperar no próximo jogo em casa, no Coronel Silvio Luiz, no dia (18/04 - quarta feira) contra o Riograndense, ganhando o Guarany de Camaquã deve manter a liderança.

sábado, 14 de abril de 2012

Henrique Fontana Avalia Caso Demóstenes

Guarany de Camaquã Tem Novo Reforço

Concretizada a contratação de William Silva.

O meia William Silva já encontra-se em Camaquã. Ontem a noite, em reunião realizada entre a Diretoria do Clube e o atleta ficou definida sua contratação. 
Hoje o jogador passa por exames médicos e assina contrato com o Bugre. William que estava no Lajeadense tem condições físicas para jogar, só dependerá da documentação para estrear.
A Direção acredita que para o jogo da próxima quarta-feira, em Camaquã, o atleta já estará à disposição do técnico Fabiano Daitx. 
William, já teve passagem pelo Bugre no Gauchão de 2011, e foi um dos principais jogadores daquela equipe. Seja bem vindo mais um guerreiro para a família Guarany.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Guarany de Camaquã

Homenagem Póstuma

Ex-prefeito de Camaquã, José Cândido de Godoy Netto recebeu homenagem póstuma.

Foi realizada na sexta-feira (13/04), às 17h, no Cemitério São João, em Camaquã, uma homenagem póstuma ao ex-prefeito, José Cândido de Godoy Netto. A cerimônia organizada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e familiares que contou com a colocação de uma placa no túmulo onde estão guardados os restos mortais do ex-chefe do executivo.
Zé Cândido, como era conhecido, foi prefeito por três mandatos e certamente um dos políticos mais influentes da história de Camaquã. Nasceu no dia 14 de abril de 1929 e faleceu no dia 13 de agosto de 2011, aos 82 anos.
Esta homenagem buscou resgatar um pouco da história do homem público que tanto lutou por um Camaquã melhor. A data 13 de abril marca os oito meses de seu falecimento e 83 de nascimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador Copes (PT/Camaquã)

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Rio Grande Quebra Sequência de Vitórias do Bugre Camaquense

Em um jogo tumultuado, com vários erros de arbitragem, em que o principal prejudicado foi o Guarany, o resultado não poderia ser diferente, com esse adversário a mais, o Bugre perdeu pelo placar de 3 x 2 para a equipe do Rio Grande.
O Guarany saiu na frente com gol de Alexandre Matão aos 17min. do primeiro tempo.
Ainda do primeiro tempo aos 30min, Valdomiro empatou a partida.
Já no segundo tempo aos 8 min. o Rio Grande virou o placar com gol de Aguinaldo.
Logo em seguida aos 15min. Alexandre Matão empatou para o Bugre, marcando seu segundo gol na partida.
E aos 23 min. Aguinaldo colocou novamente o Rio Grande na frente.
Mesmo com esta derrota o Guarany permanece na liderança da chave 1 com 21 pontos, o segundo colocado é o Brasil de Pelotas com 18 pontos, este que será o próximo adversário do Bugre. Jogo que será realizado no domingo, dia 15/04 às 19h30min. no estádio Bento Freitas.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Guarany de Camaquã

Camaquã Recebe Diretores de Montadora Chinesa de Caminhões

Reunião no Gabinete da Prefeitura
Empresários chineses da Dongfeng Motor Corporation estiveram nesta segunda-feira (10), à tarde, em visita a Camaquã. A intenção dos chineses é instalar no Brasil uma montadora de caminhões leves, com peças importadas da China, e, no futuro, fabricar boa parte dos veículos aqui.
A delegação foi recebida pelo prefeito Ernesto Molon e a comitiva visitou o terreno oferecido pela Prefeitura no Distrito Industrial, além do IFsul e da barragem. À noite foram recepcionados com um jantar. Nesta terça-feira, eles realizam visitas a indústrias e participam de um almoço com empresários.
Visita ao IFSul
Pela manhã, eles estiveram no Palácio Piratini quando o Governo do Estado apresentou a estrutura produtiva do RS e um panorama da indústria gaúcha à missão chinesa. O vice-governador Beto Grill recebeu a comitiva, que demonstrou grande interesse em instalar no Estado a Yunlihong, fábrica de caminhões leves e pick ups. Segundo o presidente da holding chinesa, controladora da Yunlihong, Bailing Xiang, essa será a primeira montadora da empresa no Brasil. O Rio Grande do Sul tem a preferência do grupo chinês por ser o segundo maior parque de autopeças e um dos maiores em número de montadoras do Brasil, mão de obra qualificada e cadeia produtiva diversificada. Reconhecido nacional e internacionalmente por programas de qualidade, o Estado conta com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), diversos distritos industriais, parques tecnológicos, estrutura de ensino técnico, universidades, logística etc.
O vice-governador Beto Grill destacou que o Executivo está mostrando suas potencialidades, avaliando a empresa e tem a intenção de facilitar, de todas as formas, para que a negociação tenha êxito. "Criamos, por orientação do nosso governador Tarso Genro, uma política de desenvolvimento e vamos exercê-la na plenitude de forma que possamos avançar, desenvolver e tornar o Rio Grande um lugar melhor para viver", afirmou Grill.
Visita a Barragem do Arroio Duro
As negociações com a Dongfeng começaram em maio de 2011, quando o governador Tarso Gerno (PT) esteve na China. As tratativas foram feitas, inicialmente, pelo governo gaúcho, que indicou as cidades de Santa Maria e Camaquã como prováveis sedes do futuro investimento. A decisão final da empresa deve ser anunciada em 30 a 45 dias. Por enquanto, um grupo de diretores da fábrica está visitando as cidades. A Dongfeng teria 120 mil funcionários e faturamento anual de R$ 38 bilhões, fabricando também automóveis. "Acompanhei ontem caravana de empreendedores da China que visitam Camaquã para avaliar o munícipio como possível local para instalação de uma montadoura de caminhões. Recepção da Prefeitura. Visita área oferecida no Distrito Industrial. Visita IFSul (que maravilha). Visita Barragem Arroio Duro (presença vice governador Beto Grill). Jantar Hotel Bartz (acolhedor). Hoje almoço na ACIC. Fiz todas as articulações possíveis para ajudar. Agora é torcer. E muito!", comentou Copes em sua página no Facebook.

Fonte: Assessoria de Imprensa ao Vereador Copes (PT/Camaquã)

terça-feira, 10 de abril de 2012

Guarany de Camaquã Distribuiu Chocolate Para o Xará de Venâncio Aires

Nem a estreia de Marcelo Rospide, como Técnico do Guarany de Venâncio Aires, nem a deprimente arbitragem de Douglas Perdomini, foram suficientes para impedir o chocolate que em pleno domingo de páscoa, foi aplicado no estádio Cel. Silvio Luiz em Camaquã pelo Guarany de Camaquã ao seu Xará, com o elástico placar de 5 x 0.
Gustavo (Zagueiro) abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo, Alexandre Matão (Centroavante) ampliou para 2 x 0 para o bugre, já no segundo tempo o Guarany de Camaquã não se acomodou e logo nos 3 minutos Fabinho Natal (Atacante) voltou a marcar os 3 x 0, e o destaque da partida Índio (Volante) fechou a cesta de páscoa com dois gols aos 22 e 30 min, contabilizando a goleada de 5 x 0 para Guarany de Camaquã.
O Goleiro Geo foi preciso e seguro, realizando grandes defesas na meta, já o Lateral Direito Alex Pereira também foi firme e com boa colocação para saída de jogo do bugre, chegando bem na frente, o Centroavante Matão, brigou, disputou, e infernizou a zaga adversária. Mas o grande destaque do jogo, foi o Volante Índio, que desarmou, articulou ataques e chegou na frente marcando gols e decidindo o jogo em favor do alvi-azul camaquense e presenteando a grande torcida bugrina que lotava o estádio.
Assim o Guarany de Camaquã segue líder na chave 1 da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho.

Esse é o Jeito Petista de Governar São Lourenço do Sul

Vereador Copes vai a São Lourenço do Sul para trazer experiências administrativas.

Estiveram reunidos nesta última quarta-feira, 04/04, a partir das 9h, o Prefeito Municipal de São Lourenço do Sul José Nunes, o Vice-Prefeito Municipal Daniel Raupp e a equipe de secretários municipais, com o Vereador José Carlos Copes, representantes de Canguçu e Cristal, para apresentar o "Jeito Petista de Governar São Lourenço do Sul".  
O objetivo foi compartilhar a história de organização do partido no município, os princípios que orientam as ações de governo, método de planejamento, programas e políticas públicas municipais. Além de um debate geral sobre a conjuntura política, sistema de participação popular, relação com a sociedade e democracia participativa, foi apresentado às ações realizadas em áreas como: saúde, turismo, meio ambiente, desenvolvimento local, agricultura familiar, saneamento, captação de recursos e finanças.
Entre as ações que deram certo no município, estão o PAC, Programa de Aceleração de Calçamento que conta com mais de 100 quadras já calçados no período, o Orçamento Participativo, que promove a participação direta da comunidade, e que entre as ações citadas, está a conquista por parte da juventude Lorenciana a conquista de uma tão sonhada pista de skate no valor de R$ 71 mil reais, inaugurada no ano passado, construção de uma escola infantil, tendo um investimento total de R$ 1.375.514,05, conquista de uma unidade do Corpo de Bombeiros, no valor de R$ 100 mil reais, entre tantas realizações alcançadas através do OP.
Pela manhã ainda, a comitiva visitou a Secretaria Municipal da Saúde e Bem-Estar Social - SMSBES, onde foram relatadas as principais ações da pasta, apresentadas pelo Secretário Arilson da Silva Cardoso, onde foram compartilhadas as ações e experiências de sucesso na área de saúde, e visita ao Posto de Saúde da Família, do Bairro Navegantes, onde se viu na prática o resultado positivo de todo o empenho para conquistar a qualidade tão necessária para os usuários do SUS. No município, são nove PSF instalados para atender a comunidade.
À tarde, foi visitada a Secretária de Turismo, Indústria e Comércio, coordenada pelo secretário Gilmar Pinheiro, onde no primeiro momento foram apresentadas pelo Secretário de Desenvolvimento Rural, Gilmar Lüdtke , as experiências da pasta, como o Programa Vigilantes da Estrada, Programa de Agroindústria, Piscicultura e Programa de Descentralização da Patrulha Agrícola. Logo após o secretário Gilmar Pinheiro fez uma explanação das principais ações da SMTIC, como o Banco do Povo e as experiências de sucesso dos programas de Economia Solidária.
"Coloco-me a disposição para que possamos estar colaborando, com nossas experiências na administração de São Lourenço do Sul. O Copes como candidato a prefeito de Camaquã, é pra mim o que representa mudança, que traz a esperança de um novo rumo do desenvolvimento, com políticas municipais e regionais que tragam efetivamente o progresso tão esperado por todos os cidadãos", comentou Zé Nunes.
"O dia hoje foi de muito aprendizado. Através de experiências de sucesso, poderemos fazer com que a nossa proposta, e sua futura implementação, faça com que nossa Camaquã se desenvolva em um ritmo acelerado. Idéias com o Programa de Aceleramento do Calçamento, que é uma demanda histórica em nossa cidade, e o Orçamento Participativo, onde a comunidade decide onde são prioridade os investimentos públicos, vem de encontro com o que estamos em conjunto com os partidos que compõe o campo popular, elaborando como proposta de governo e que será baseada em três pilares: Participação Popular, Inclusão Social e Desenvolvimento Regional Sustentável", comentou Copes.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Vereador Copes (PT/Camaquã)

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Museu da Memória e dos Direitos Humanos do Chile Tem Interesse em Parceria com RS

Na manhã dessa quinta-feira (5), o diretor Administrativo da Secretaria de Estado da Cultura, Márcio dos Santos, se reuniu, em Santiago, com o diretor do Museu da Memória e dos Direitos Humanos do Chile, Ricardo Brodsky Baudet, para apresentar o projeto do Espaço História Memória e Verdade que a Secretaria da Cultura executará em 2012.
Ricardo Brodsky Baudet (esq.) e Márcio dos Santos (dir.) Foto: Divulgação
Há interesse no museu chileno em a parceria com a Sedac. Em uma fase inicial seria no intercâmbio de informações e na colaboração para a construção do acervo expográfico sobre a Operação Condor. A partir de um diálogo com o Governo do Chile, a parceria deverá incluir a entrada do acervo virtual e arquivístico da instituição chilena na plataforma documental que está sendo construída para o projeto História, Memória e Verdade do Mercosul, instalado no Memorial do RS.

Sobre o Museu Chileno
Inaugurado em 2010, o Museo dela Memoria y los Derechos Humanos guarda registros das violações a direitos humanos ocorridas no Chile entre os anos de 1973 e 1990, período da Ditadura Militar.
Museu impressiona pela sua arquitetura Foto: Divulgação
O museu foi criado objetivando facilitar à comunidade o conhecimento do que ocorreu no país, reivindicar a dignidade das vítimas, contribuir para a construção de uma sociedade sustentada nos valores da tolerância, da solidariedade, do respeito à diversidade, e impulsionar iniciativas educativas que convidem ao conhecimento e à reflexão.
Seu patrimônio de arquivos contempla testemunhos orais e escritos, documentos jurídicos, cartas, relatos, produção literária, material de imprensa escrita e audiovisual, longa-metragens, material histórico e fotografias documentais.

Texto: Asscom Sedac

sábado, 7 de abril de 2012

Vamos Comemorar a Páscoa Com o Guarany de Camaquã

É o inicío do segundo turno, neste domingo, em casa, contra o tocaio Guarany de Venâncio Aires, a partir das 15h30min no Cel. Silvio Luiz. Vamos lá torcedor do Bugre Camaquense, torcer e comemorar a páscoa, renovando a esperança em busca da primeira divisão do Campeonato Gaúcho.

FELIZ PÁSCOA!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Governo do Estado Lança o FAC 2012: R$ 10 Milhões Para a Cultura

O teatro Bruno Kiefer, da Casa de Cultura Mario Quintana, com seus 200 lugares foi pequeno para a comunidade cultural que superlotou o espaço a fim de acompanhar o anúncio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) 2012. O evento, que contou com a presença do governador Tarso Genro, foi realizado no final da tarde dessa terça-feira (03).
O governo do Estado vai investir R$ 10 milhões de reais na cultura. Os recursos permitirão que a Secretaria da Cultura realize os dois primeiros editais de Estímulo ao Desenvolvimento da Economia da Cultura. Um deles vai para a sociedade civil e o outro para prefeituras municipais.
Comunidade cultural aplaudiu lançamento do FAC 2012- Foto: Eduardo Seidl
Acompanhado do secretário da pasta, Assis Brasil, do Adjunto Jéferson Assumção e do presidente do Conselho Estadual  de Cultura,Walter Galvani,  o governador destacou a importância que o setor tem no governo. “É  realmente um marco político e programático no nosso governo.  Fizemos questão, em nosso plano de governo, de  falarmos sempre em desenvolvimento econômico e social. Gostaria que quando nosso  governo terminar e as pessoas tivessem discutindo porque o Rio Grande do Sul foi bem, porque deu certo, que as pessoas dissessem: foi a economia, as finanças, mas foi especialmente a cultura”.
O secretário Assis Brasil destacou ser este o maior investimento na área já feito por um governo do estado. “Só trabalhamos com editais o que assegura a transparência. A  data de hoje ficará na historia do nosso estado, como  a marca da atuação cultural do estado. Teremos um reforço da secretaria através da potencialização da autoestima da população rio-grandense, que deixando de ser objeto passa a ser protagonista do processo cultural”.

Jéferson Assumção apresentou os seis editais- Foto: Eduardo Seidl
Os editais
O secretário adjunto da Cultura, Jéferson Assumção detalhou os seis editais do FAC 2012. “ Estamos diversificando a forma de financiamento da cultura, cada vez mais diminuindo a dependência exclusiva da isenção fiscal. Essa é uma aspiração de toda a comunidade cultural do estado “.
O diferencial destes primeiros editais é que, ao invés de determinarem áreas culturais, os textos propõem que cada segmento encaixe seu projeto em uma das finalidades do processo criativo, reforçando o conceito de Economia da Cultura. Tal iniciativa dialoga com um conceito contemporâneo de cultura, no qual as fronteiras entre as áreas estão diluídas. Assim, a seleção de projetos de todas as áreas culturais e artísticas acontecerá de acordo com cinco finalidades : Apoio à Criação e Produção; Apoio ao Registro e à Memória; Apoio à Difusão e à Circulação; Apoio à Programação Continuada em Espaços Culturais e Apoio à formulação de Indicadores, Informação e Qualificação.
Ainda no primeiro semestre de 2012, serão lançados os demais editais para concessão de apoio à programação em Feiras de Livro e a projetos de eventos com mais de cinco edições realizadas. O FAC também vai conceder Prêmios nas áreas de Artes Cênicas, das Artes Visuais, da Música e do Audiovisual. Projetos de educação patrimonial, de circulação de acervos históricos e de curadoria de acervos em museus públicos de artes visuais também compõem o conjunto dos 6 editais do FAC neste ano.

Bloco da Lage encerrou evento- Foto: Caco Argemi
Um padrinho ilustre
O presidente do Conselho Estadual de Cultura anunciou a comissão, já eleita, pelo CEC para analisar os projetos e lembrou o significado do dia 3 de abril para a história. “Em 1862, neste dia, Victor Hugo realizou a façanha de lançar seu livro Os Miseráveis em 5 cidades simultaneamente. É um grande padrinho para um projeto maravilhoso como este”.
O Fundo de Apoio à Cultura, estabelecido por lei em 2001, só teve um único edital lançado até hoje, em dezembro de 2010. Esta seleção distribuiu um valor total de R$ 880 mil reais em 2011.
A cerimônia encerrou com a apresentação do grupo Bloco da Lage, com direção de Marcelo Restori.

Texto: Asscom Sedac

terça-feira, 3 de abril de 2012

FAC 2012: Maior Investimento Direto à Cultura na História do RS

Em 2012, o Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, aposta no fomento direto para estimular todos os setores e etapas que envolvem os processos criativos nas diversas regiões do Estado através de 6 editais do Fundo de Apoio à Cultura – FAC.
Na próxima terça-feira, 3 de abril, o governador Tarso Genro anunciará um investimento total de R$ 10 milhões que permitirá à Secretaria da Cultura realizar os dois primeiros editais de Estímulo ao Desenvolvimento da Economia da Cultura, um para sociedade civil e o outro para prefeituras municipais. Estas duas primeiras seleções somam um total de R$ 5,3 milhões e já terão a primeira fase de inscrições aberta a partir do anúncio. O evento acontece às 17 horas no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana e é aberto ao público.
O diferencial destes primeiros editais é que, ao invés de determinarem áreas culturais, os textos propõem que cada segmento encaixe seu projeto em uma das finalidades do processo criativo, reforçando o conceito de Economia da Cultura. Tal iniciativa dialoga com um conceito contemporâneo de cultura, no qual as fronteiras entre as áreas estão diluídas. Assim, a seleção de projetos de todas as áreas culturais e artísticas acontecerá de acordo com cinco finalidades : Apoio à Criação e Produção; Apoio ao Registro e à Memória; Apoio à Difusão e à Circulação; Apoio à Programação Continuada em Espaços Culturais e Apoio à formulação de Indicadores, Informação e Qualificação.
Ainda no primeiro semestre de 2012, serão lançados os demais editais para concessão de apoio à programação em Feiras de Livro e a projetos de eventos com mais de cinco edições realizadas. O FAC também vai conceder Prêmios nas áreas de Artes Cênicas, das Artes Visuais, da Música e do Audiovisual. Projetos de educação patrimonial, de circulação de acervos históricos e de curadoria de acervos em museus públicos de artes visuais também compõem o conjunto dos 6 editais do FAC neste ano.
O Fundo de Apoio à Cultura, estabelecido por lei em 2001, só teve um único edital lançado até hoje, em dezembro de 2010. Esta seleção distribuiu um valor total de R$ 880 mil reais em 2011.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Cultura do RS

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ensina-me a Te Amar

Você apareceu de repente
Como uma brisa de verão
De um dia quente
Escaldante, reluzente, ardente
Efervescente...
Fazendo borbulhas em meu coração,
Um brilho no olhar questionador
E um sorriso encantador
Que me tirou o juízo, o ar e a dor
Dor de acreditar, que não poderias mais amar
E você devagarinho, com cada gesto
Fez esse muro desmoronar
E ao pouco fui me rendendo aos momentos
Desse encanto que é te amar...
Os fantasmas o passado foi levar,
E hoje apenas te peço...
Ensina-me a te amar
Mais e mais como a cada dia fosse
O primeiro e o último de nossos dias...
Pois aprendendo a te amar, aprenderei as cores da vida,
E saberei descobrir no verde que reluz em teus olhos
A esperança de um amor sem fim...
Ana amo-te como sem igual...
Como se a vida pudesse sobrevoar as nuvens
E chegar ao infinito...
Apenas para trazer o brilho da lua
Para iluminar o teu rosto
Amo-te minha pequena
Que faz meu coração grande,
De tanta alegria que carrega, quando você chega...
Perto de mim...
Agora estou aprendendo a amar de verdade...

Programa de Combate as Desigualdades Regionais - Região Centro Sul

Vereador Copes participou nesta sexta-feira em Tapes do lançamento do Programa de Combate às Desigualdades Regionais

Vice Governador Beto Grill
O vereador José Carlos Copes, juntamente com o Vice Governador,  Beto Grill, acompanhado do secretário do Planejamento, João Motta, e do Secretário do Gabinete dos Prefeitos e das Relações Federativas, Afonso Motta, participou nesta sexta-feira, dia 30 de março de 2012, com início às 14 horas, tendo por local o plenário da Câmara de Vereadores de Tapes, da solenidade de abertura Regional com as lideranças da região Centro-Sul do “Programa de Combate as Desigualdades Regionais”.
O grupo formado pelo Governo Estadual, Administração Municipal, pelo prefeito, Sylvio Tejada, Vereadores, lideranças e entidades locais identificaram nesta reunião um conjunto de ações prioritárias para incentivar e promover o desenvolvimento regional. Considerando a presença do Governado do Estado, buscou-se validar a Agenda e constituir uma Comissão Mista (Governo/Região) para o monitoramento das ações.
Uma das diretrizes do programa de Governo no combate às desigualdades regionais é coordenada pelo Gabinete do Vice-Governador e um grupo de técnicos, integrado por representantes de diversas regiões do Estado, foi formado com a intenção de estabelecer critérios, elaborar estudos e desenvolver iniciativas e estratégias para enfrentar as desigualdades microrregionais, principalmente na Metade Sul. 
Prefeito de Dom Feliciano Clênio Boeira
Para o Prefeito de Dom Feliciano, Clenio Boeira, a redução das desigualdades regionais passa obrigatoriamente pelo fortalecimento das políticas relacionadas a Agricultura Familiar e a diversificação de culturas. "Dom Feliciano é modelo de que é possível diversificar sua matriz produtiva. O Cultivo do fumo continua sendo um pilar de nossa economia, mais diversificar a matriz produtiva é imperativo para o nosso desenvolvimento a médio e longo prazo', afirmou Clenio.
Vereador PT Camaquã Copes
O vereador Copes defendeu alterações urgentes na legislação sanitária atual que impede a comercialização de produtos da Agricultura Familiar, como estratégia de combater as desigualdades sociais. Lembrou que a muitos anos este debate está sendo feito, mais até agora pouco se avançou nesta questão. "A legislação precisa viabilizar e não impedir a agregação de valor da produção no âmbito da Agricultura Familiar. Ela precisa ser facilitadora, afrouxada, no bom sentido, e não podemos tratar de forma igual os desiguais, precisamos de critérios conforme o volume da produção. O espírito da Lei atual é de valorizar apenas os grandes empreendimentos. Porquê o pequeno produtor não pode comercializar seus produtos", comentou Copes.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador Copes (PT/Camaquã)