terça-feira, 25 de novembro de 2008

A importância da solidariedade na sociedade

A exclusão patrocinada por um mundo globalizado, capitalista que incentiva a competição selvagem em nome de ¨um livre mercado¨ tem mostrado nos últimos tempos a falência do capital e do neoliberalismo.
As cooperativas nascem na contraposição a exploração da mão-de-obra durante a Revolução Industrial; o trabalho associativo unindo interesses comuns em torno de uma produção é sem dúvida o caminho ideal para ser seguido pela sociedade atual. É forma extraordinária de inclusão social. Hoje temos mais de oitocentos milhões de pessoas organizadas em cooperativas gerando cem milhões de empregos em todo o mundo.
A solidariedade (mesma necessidade, mesmo problema) resolve questões básicas do ser humano: produção de alimentos suficiente a todos, lazer e recreação. A oferta de financiamento (cooperativas de crédito) é instrumento de democratização do crédito, incentiva e financia pequenas e médias empresas.
Karl Marx (em sua obra ¨O Capital¨) falava sobre um socialismo utópico, na forma de organização de trabalho reconhecendo a eficiência da produção na substituição do trabalho assalariado pelo trabalho associativo.
Na cultura solidária se assenta pilares de sustentação do mundo pós-moderno, seguindo um processo de educação permanente objetivando a solução de problemas sociais, cultura de cooperação possibilitando individúos livres, conscientes de sua cidadania, vivendo igualitáriamente, alternativa a uma ordem socialista-capitalista, no combate aos monopólios e privilégios corporativos na busca de benefícios comuns, eliminando os intermediários.
______________________________________________________________________
Contribuição feita por Jorge Luiz Boemeke / SMECD-Secretaria Municipal de São Lourenço do Sul

Um comentário:

  1. Companheiro, postei este artigo em nosso blog: www.guerrilheirosvirtuais.blogspot.com
    Qquer problema, avise que tomaremos as providências.
    Atenciosamente
    Saroba

    ResponderExcluir