quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Carta ao Noel

Prezado Papai Noel

Este ano de 2010, eu não tenho do que me queixar, já em janeiro me graduei em História realizando um sonho não só meu, mas como de minha família em pleno aniversário do Papai, um presentão pra ele, pude ver o primeiro jogo oficial como profissional do Guarany de Camaquã e ainda participei em Porto Alegre da Conferência Estadual de Museus e Memórias do RS, em fevereiro participei do Fórum Social Mundial em POA, fui ao Rio de Janeiro na Pré-Conferência Nacional Setorial de Museus e Memórias, um aprendizado único, já em março até deu pra curtir um pouco a praia e planejar as ações, em abril eu pude fazer o cerimonial representando a Casa de Cultura na Sessão Solene de Aniversário de Emancipação Política de São Lourenço do Sul na Câmara de Vereadores, ainda organizei junto a 7° Região do Sistema Estadual de Museus do RS uma oficina sobre Ação Educativa em Museus e ajudei a formatar a 1° Gincana Cultural do Município, em maio atingimos a postagem de n° 500 neste blog, fizemos a 8° Semana dos Museus, o 1° Chá da Memória com o Grupo Conviver, o Seminário Debates Culturais, palestras nas escolas, exposições itinerantes na Rodoviária, na loja Casa das Novidades e Santa Casa de Misericórdia, criamos os fantoches "o Seu Finoca e a Dona Lili" que interagem com as crianças e ainda tivemos as contações de histórias, integramos os museus do interior como a Casa Hartmeister em Bom Jesus e o Museu Casa da Imigração da Coxilha do Barão nas atividades, já em junho lamentamos a perda do amigo Sérgio Padilha e de José Saramago, mas o trabalhou continuou, e teve a oficina de Fotografia e Educação Patrimonial no Ponto de Cultura MusicArte, organizamos com a Associação da Biblioteca Comunitária dos Amigos do Bairro Navegantes o projeto do Ponto de Cultura NavegArte e até candenense do Rotary Club visitaram o Museu Histórico São Lourenço do Sul, já em julho foi especial, pude rever a mulher que amo e passar alguns dias ao seu lado, algo indescritível, acertei na mosca que a Espanha seria Campeã da Copa do Mundo, o blog da Casa de Cultura completou 1 ano, e pude participar do 4° Fórum Nacional dos Museus e Memórias em Brasília/DF, ao qual foi quase cursar uma universidade em uma semana, ingressei no curso de Pós Graduação de Educação em Direitos Humanos na FURG, em agosto não foi um mês muito bom, embora tenha conhecido pessoas especiais das quais só tinha ouvisto falar e escutar, fiquei emocionado ao ver meu amor falar sobre a sua apresentação em sua banca de formatura, podemos ativar a Rede de Educadores em Museus do RS e ver o Renato Gaúcho comandar o meu Grêmio, mas neste mês uma dor forte invadiu meu peito, em setembro mesmo com o inicío da campanha eleitoral organizamos as ações para a adequação dos livros tombos no MHSLS, melhorando a questão do acondicionamento do acervo, assinei o Manifesto da Cultura do Governo Tarso, e recebi a noiticia de que o projeto organizado por mim do Ponto de Cultura NavegArte foi aprovado na Rede Furg, já outubro foi alegria, este blog completou 2 anos, infelizmente faltou o Zelmute como Deputado Estadual, mas asseguramos o Henrique Fontana Deputado Federal e ainda o Paim como Senador, o Beto Gril e o Tarso Governador do RS no 1° Turno e Dilma Presidente no 2° Turno afirmando nosso processo político e social, tivemos os 25 anos do Dia Nacional da Juventude com as Pastoriais da Juventude, também tivemos o 2° Chá da Memória com o grupo Conviver e a Entrega do Livro Tombo adequado as normas da museologia em parceria com o Curso de Bacharelado em Museologia da UFPEL, realizamos mais uma exposição itinerante na 23° Südoktoberfest organizados pelos três museus da cidade, toquei na 1° Noite Talentos do Funcionalismo e parece que o povo gostou, em novembro realizamos a exposição Fotográfica do 1° e 2° Chá da Memória dentro do Bingo do Conviver,  em dezembro fiquei muito orgulhoso de ter implacado a indicação do Patrono da 31° Feira do Livro de São Lourenço do Sul, Gabriel O Pensador e também o tema Versando Mudanças, retomamos dentro da feira o debate sobre Ação Educativa em Museus, trouxemos um grupo de choro e samba Buquezeiros de São Leopoldo, simplismente fantástico, coordenamos a Rádio Feira, sucesso absoluto e deu até para dar uma palinha no palco central tocando com a Manú e fazendo um repertório bem barzinho, bar e violão. Mamãe completou 60 anos e fizemos uma bonita festa pra ela, vimos o grande Mazembe da República do Congo fazer história em cima de nosso rival em pleno Mundial Interclubes. Revi alguns amigos, fiz outros, me consolidei como uma liderança no campo dos museus e aprendi muito.
Mais sabe Papai Noel, é como se o principal se perdesse, que aquela menina lá distante, que em agosto se distanciou de mim, tivesse levado a essência de tudo isso que foi feito com dedicação e amor, como que por mais que eu possa fazer nunca e nada suprirá a sua ausência, então ano que vem não precisa me dar este monte de alegria, basta apenas trazer ela de volta pra mim. Talvez a vida não se torne tão agitada, mas mais feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário