sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Memorial da Câmara de Vereadores Realiza Prestação de Contas de 2010

Após a Sessão Extraordinária, foi apresentado no Plenário da Câmara de Vereadores de Camaquã o Relatório das Atividades do Memorial da Casa, o mesmo apresentado ao Tribunal De Contas em sua visita habitual de fiscalização.
O Memorial vem sendo estruturado desde 2006 e atuava, juntamente com o Arquivo e o Telecentro, como braço da Biblioteca. Por orientação do Tribunal, o Memorial assume o protagonismo e o Arquivo, a Biblioteca e o Telecentro passam a funcionar como partes do Memorial, promovendo educação politica, educação patrimonial e preservação da memória local, em total sintonia com a vocação do Legislativo; nas palavras do próprio Tribunal.
O Memorial trabalha com os documentos da Câmara e do Município, recepciona visitantes, proporciona palestras e oficinas entre outros.
Este ano foi pleno de atividades importantes para o Memorial, como as participações nas Feiras do Livro de Camaquã, de São lourenço; as exposições de banners sobre história na Câmara de Porto Alegre ; no Memorial do Rio Grande do Sul, integrando a programação de 10 anos do Memorial do RS...
Também as atividades como as exposições no Centro Administrativo, nas escolas, como o Pastor Dohms; a exibição de curtas simultânea a instituições do mundo inteiro participando das comemorações do Dia Internacional da Animação...
Da mesma forma a participação no projeto da Secretaria da Educação "Abraçando a Biblioteca Escolar", através de oficinas de conservação e restauro, o intercâmbio e a colaboração com a Secretaria da Cultura, com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, a Ação Social; as trocas de informações com o Núcleo da Saúde Mental do Município; com o Grupo de Surdos de Camaquã, com a Escola Francisco Luiz, com o Advogado Joni Mar Moreira Chaves e a comunidade de portadores de necessidades especiais; os eventos desenvolvidos junto ao Núcleo de Pesquisas Históricas, do SESC, da Capocam; do Consórcio Intermunicipal Centro-Sul, da Coordenadoria de Cultura de São Lourenço do Sul, com a Rádio Camaquense e a imprensa em geral...
Foram especialmente produtivos os intercâmbios com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, com o Memorial da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, com o SEPRO RS; com o Conselho Regional de Biblioteconomia, Décima Região, CRB10; o Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas; o Laboratório de Conservação e Restauro (LACRE) da Biblioteca da FABICO-UFRGS; com o grupo de trabalho no acervo do Vereador Alberto André (ARI – Memorial da Câmara de Porto Alegre – UFRGS); com a historiadora e restauradora Maria Lúcia Ricardo Souto; com o Sistema Estadual de Museus e a Rede de Educadores em Museus RS; ao Sistema Estadual de Arquivos e o Arquivo Público do Estado; a Faders, entre outros.
Agradecemos a todos pelas oportunidades recebidas junto a instituições, pesquisadores, alunos, professores, pais, imprensa; a toda a comunidade por prestigiar nosso trabalho e o desejamos de que novas oportunidades de relacionamento venham com o ano que se inicia.

Fonte: Memorial da Câmara de Vereadores de Camaquã

Nenhum comentário:

Postar um comentário