terça-feira, 22 de março de 2011

Direitos Humanos é Tema de Livro

Direitos Humanos é tema do 6º volume
 de “2003-2010 O Brasil em transformação”

Lançamento da Editora Fundação Perseu Abramo, “Direitos Humanos
como direitos de todos, sem exceção” analisa os avanços promovidos
durante o período do governo Lula.

A Editora Fundação Perseu Abramo (EFPA) dá seguimento aos lançamentos da coleção 2003-2010 O Brasil em transformação e apresenta o sexto volume da série, intitulado Direitos Humanos como direitos de todos, sem exceção.

Com organização da primeira ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Matilde Ribeiro, o livro traz análises e depoimentos de ativistas políticos, intelectuais e integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo da obra é propor um balanço acerca dos avanços promovidos através das políticas públicas para a promoção dos direitos humanos e igualitarismo no país, implementadas pelo Estado na última década.

Nomes do primeiro escalão do governo Lula assinam parte dos artigos que compõem o livro. No capítulo “Direitos das Mulheres”, Nilcéia Freire transcorre sobre as ações governamentais sob a ótica de quem vivenciou por seis anos a responsabilidade de comandar a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). Em “Igualdade Racial”, o ex-ministro da SEPPIR, Edson Santos, fala sobre a construção das políticas de combate ao racismo com a recente articulação entre o governo federal e o movimento negro. Matilde Ribeiro também aborda o tema, partindo da valorização da descendência africana para a compreensão da história do Brasil.

Nilmário Miranda e Paulo Vannuchi, ambos ex-ministros da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), dividem o quarto capítulo. Em artigos diferentes, Miranda e Vannuchi dialogam sobre a trajetória institucional dos direitos humanos desde a década de 1960, a importância da atuação e ampliação da SDH/PR no governo Lula, analisam o marco das Conferências Nacionais convocadas pela Presidência e desmitificam o Plano Nacional de Direitos Humanos-3 (PNHD-3), que sofreu resistência dos setores conservadores da sociedade.

A compilação conta ainda com textos assinados por intelectuais e lideranças representativas do movimento social brasileiro, como Cida Abreu, Gersen Baniwa, Kabengele Munanga, Laisy Moriére, Márcio Augusto Freitas de Meira e Tatau Godinho.

O registro da transformação

Com coordenação do vice-presidente da Fundação Perseu Abramo, Elói Pietá, a coleção “2003-2010 O Brasil em transformação” visa registrar e analisar as mudanças promovidas no Brasil durante os oito anos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Os livros são resultado de um trabalho coletivo realizado entre 2009 e 2010, elaborados a partir de exposições orais feitas por seus interlocutores.

Além de “Direitos Humanos como direitos de todos, sem exceção”, a EFPA publicou os títulos: “A nova política econômica”, “As novas bases da cidadania”, “Justiça e Segurança”, “A nova política externa” e “A criação de um novo futuro na Educação, Cultura, Ciência & Tecnologia, Esportes e Juventude”. Ainda estão previstos os lançamentos de outros volumes que discutam o papel das empresas estatais, democracia brasileira e cidadania.

Sobre os organizadores

Matilde Ribeiro é graduada em Serviço Social, mestre em Psicologia Social e doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Desde 1984 é militante do Partido dos Trabalhadores (PT) e do movimento negro e feminista. Em 2003, foi escolhida pelo presidente Lula para inaugurar a chefia da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), permanecendo ministra até 2008. Atualmente é assessora do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), integrante de conselhos da Revista Estudos Feministas (REF), Revista de Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos e da Associação do Museu Afro Brasil

Elói Pietá é vice-presidente da Fundação Perseu Abramo desde 2008. Prefeito da der Guarulhos (SP) entre 2001 e 2008, foi vice-presidente de relações internacionais da Frente Nacional de Prefeitos. Exerceu dois mandatos de deputado estadual em São Paulo e dois de vereador em Guarulhos. Foi militante de movimentos sociais, professor de Língua Portuguesa e atuou como advogado.


Ficha Técnica

Direitos Humanos como direitos de todos, sem exceção
Organização de Matilde Ribeiro
Editora Fundação Perseu Abramo
São Paulo, 2011
ISBN 978-85-7643-093-3
144 páginas
Coleção “2003-2010 O Brasil em Transformação” – Volume VI
R$30,00


Fundada em 1997, a Editora Fundação Perseu Abramo é um espaço para o desenvolvimento de atividades de reflexão político-ideológica, estudos e pesquisas, destacando a pluralidade de opiniões, sem dogmatismos e com autonomia. Com mais de 180 livros em catálogo, a editora conta com autores importantes como Antonio Candido, Celso Furtado, Aloysio Biondi, Michael Löwy, Marilena Chaui, Lélia Abramo, Milton Santos, Maria da Conceição Tavares, Francisco de Oliveira, Maria Rita Kehl e Leandro Konder, entre outros.

www.efpa.com.br                    twitter:@editora_perseu


Contribuição feita por Brunno Almeida Maia
Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário