terça-feira, 15 de março de 2011

Retomada das Obras da Fachada do Museu Júlio de Castilhos

Foram retomadas as obras de restauro da fachada do Museu Júlio de Castilhos, instituição vinculada a Secretaria de Estado da Cultura. O trabalho de restauração busca manter a originalidade e contribuir para a sua conservação, protegendo a fachada do Museu do desgastes provocados por agentes externos. A fachada é uma das poucas em Porto Alegre, que possui arenito na sua constituição.
O projeto de restauração foi viabilizado através de um convênio entre a Associação de Amigos do Museu Julio de Castilhos e a CEEE.

História


O Museu Júlio de Castilhos é o mais antigo museu do Rio Grande do Sul, criado em 1903 e instalado no casarão em 1905. Hoje, é composto por dois antigos casarões de Porto Alegre, localizados na rua Duque de Caxias 1231 e 1205, no centro da cidade.
O prédio, construído em 1887, é um belo modelo de residência urbana e nobre do século XIX. O então presidente do Estado, Júlio de Castilhos, ali residiu com sua família no período de 1898 a 1903, ano do seu falecimento. Ainda permanece na casa o quarto do casal e o gabinete e um valioso acervo histórico, artístico e cultural, com peças, armas, roupas, utensílios e documentos ligados à história e formação do estado gaúcho.
Destacam-se os acervos da cultura indígena, Missões Jesuíticas, Revolução Farroupilha, Guerra do Paraguai, correntes migratórias e dos primeiros anos da República Rio-Grandense. No pátio, encontram-se canhões usados durante a Revolução Farroupilha.
O Museu também apresenta exposições temporárias e promove atividades culturais.

Atendimento ao Público

Rua Duque de Caxias, 1.205 – Centro – Porto Alegre.
A instituição fica aberta ao público de terças a sábados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3221.3959, no site www.museujuliodecastilhos.rs.gov.br ou pelo e-mail museu_juliodecastilhos@cultura.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário