segunda-feira, 12 de março de 2012

As Campeãs do 28° Reponte

“Se A Mata Morre” na Linha Livre e “Quando A Saudade Anda A Cavalo” na Linha Campeira são as vencedoras o 28º Reponte

São Lourenço do Sul conheceu na noite de encerramento do 28º Reponte da Canção as composições premiadas. Receberam o Troféu Seival as primeiras colocadas. Na Linha Livre a composição “Se A Mata Morre” conquistou o 1º lugar. “Quando a Saudade Anda a Cavalo” de São Lourenço do Sul foi a primeira colocada na Linha Campeira.

Classificada através do 20º Pérola Em Canto, “Menino João Pescador” foi eleita através de votação a composição mais popular. A canção lourenciana também ficou em 2º lugar na linha livre, demonstrando a qualidade desta edição do Pérola Em Canto, que revela e valoriza os talentos locais.

As dezesseis finalistas foram apresentadas no domingo (11). Os vencedores receberam troféus confeccionados pelo grupo de ceramistas da Associação dos Artistas Plásticos de São Lourenço do Sul. Também foram entregues troféus especiais da Caixa Econômica Federal e da Corsan.

O Vice-Prefeito Daniel Raupp destacou a qualidade das composições inscritas, que proporcionaram um belo espetáculo. Daniel comemorou a revitalização do evento que se afirma como um festival renomado a nível internacional.

Nesta edição o evento celebra a superação e também a solidariedade de todos que, de alguma forma, trabalharam na reconstrução do município. Realizado em uma data simbólica para a comunidade, um ano após a enxurrada que atingiu o município em março de 2011, o 28º Reponte da Canção consolida a sua identidade.

O Prefeito Municipal José Nunes destacou a sua satisfação em ver o Galpão Crioulo lotado, assim como o Camping Municipal, desde a quinta-feira (08). Aliada aos patrocinadores, a Administração Municipal investe na preservação e difusão da cultura nativista, qualificando o festival e aumentando o nível da competição. “Este ano, foram mais de 600 músicas inscritas para participar do evento. Cumprimos nossa missão, o festival adquiriu qualidade, um aspecto cultural mais evidente, assim como superamos as expectativas de participação popular.” – declarou o Prefeito, que juntamente com o Vice-Prefeito Daniel Raupp recebeu da comissão organizadora, através de uma decisão unânime, o Troféu Raízes. O troféu é oferecido a personagens que se dedicaram e auxiliaram na construção da história do Reponte da Canção.

Através de votação popular foram selecionados os jurados da 29ª edição do Reponte. Na linha livre, com 33% dos votos foram escolhidos Sílvio Genro (Uruguaiana), Loma (Osório) e Gil Soares (Pelotas). Já a linha campeira será julgada por Agenor de Mello Coelho (São Lourenço do Sul), Demétrio Xavier (Porto Alegre) e Everson Maré (Pelotas), com 42% dos votos.


Durante o intervalo o grupo “Os Fagundes” subiu ao palco principal. A reconhecida família de músicos, que cativou o público com sucessos como “Canto Alegretense” e “Querência Amada”, se despedindo com a execução do Hino Rio-Grandense, sendo aclamada pelo público que lotou o Galpão Crioulo.

Nas quatro noites de festival, passaram pelo palco principal Jairo Lambari Fernandes. Adão Quevedo, Mulita, Cristiano Quevedo, Os Fagundes e a atração nacional Renato Teixeira. Na praça de alimentação César Oliveira & Rogério Melo e o Grupo Querência se apresentaram. O Secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio Gilmar Pinheiro salientou a importância do planejamento do evento, que este ano trouxe artistas consagrados no cenário nacional e internacional.

Paralelamente também foram realizados o 7º Encontro Estadual de Invernadas “São Lourenço Em Dança”, que reuniu mais de 50 grupos de todas as regiões do Rio Grande do Sul e a 8ª Feira da Economia Solidária. Os eventos paralelos agregam valor ao festival, que vem sendo reestruturado a cada ano.

O 28º Reponte da Canção conta com o apoio dos patrocinadores e das Leis de Incentivo à Cultura.  Supermercados Guanabara, Petrobras e Alimentos Castro são os patrocinadores master. O Badesul, Caixa Econômica Federal, Corsan, Secretaria Estadual de Turismo, Blue Ville e Banrisul também patrocinam o evento. São apoiadores culturais o BRDE, Corag e a TVE/FM Cultura. Realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio, o 28º Reponte da Canção é produzido pela Tabla Produções Artísticas.

Confira todas as premiadas do 28º Reponte da Canção:


- Se A Mata Morre (Capão da Canoa e Santa Maria) – 1º Lugar Linha Livre – Troféu Seival; Melhor Poesia Linha Livre – Troféu Lanceiros Negros (Vaine Darde); Melhor Tema Ambiental – Troféu Chico Mendes;


- Quando A Saudade Anda A Cavalo (São Lourenço do Sul) – 1º Lugar Linha Campeira – Troféu Seival; Melhor Intérprete – Troféu César Passarinho (Robledo Martins);


- Menino João Pescador (São Lourenço do Sul - classificada através do 20º Pérola Em Canto) – 2º Lugar Linha Livre - Troféu Estância do Salso; Composição Mais Popular – Troféu Caixa Econômica Federal;


- Retratos (Pelotas e Canguçu) – 2º Lugar Linha Campeira – Troféu Estância do Salso; Melhor Arranjo Instrumental – Troféu Lagoa dos Patos (Cícero Camargo); Melhor Poesia Linha Campeira – Troféu Lanceiros Negros (Marcio Nunes Correa e Helvio Luis Casalinho).

- De Água, Concha e Areia (Porto Alegre) – Melhor Tema Litorâneo – Troféu Troféu Costa Doce; Melhor Instrumentista – Troféu Ernani Ferreira (Miguel Tejera);

- Saberás de Mim (Palmeira das Missões e Porto Alegre) – Melhor Melodia – Troféu Noel Guarany (Gabriel dos Santos “Selvage”);

- No Seu Lugar (Bagé) – Troféu das Águas – Oferecido pela CORSAN

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação da Prefeitura de São Lourenço do Sul e Crédito fotos Rafael Grigoletti

Nenhum comentário:

Postar um comentário