segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cais do Sertão Luiz Gonzaga

Ministra Ana e governador de Pernambuco conversam sobre o projeto que será inaugurado em 2012.

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, recebeu na manhã desta sexta-feira, 2, em seu gabinete, em Brasília, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Durante o encontro, foram tratadas questões relativas ao esforço conjunto entre o MinC e o governo pernambucano para viabilizar a inauguração das obras do Cais do Sertão Luiz Gonzaga, museu dedicado  ao ‘Rei do Baião’, como era conhecido o músico e compositor brasileiro. As obras serão iniciadas no começo do próximo ano e a inauguração está prevista para o dia 13 de dezembro de 2012, data que marca o centenário de nascimento do instrumentista, compositor e cantor nascido na cidade de Exu (PE). O espaço cultural funcionará no Armazém 10, na região revitalizada do Porto de Recife.
Outro assunto abordado durante a reunião com a ministra da Cultura foi o projeto Restauração e Revitalização do Complexo Arquitetônico do Palácio do Campo das Princesas, que ainda será apresentado à Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), para análise e posterior aprovação com vistas à captação de recursos, de acordo com a Lei Rouanet (Lei 8.313/91).  “A reforma é urgente e necessária”, afirmou o governador. O projeto abrange restauração e revitalização do complexo arquitetônico, paisagístico e bens integrados do Palácio do Campo das Princesas – sede do governo pernambucano -, composto por um prédio sede, quatro prédios anexos e jardins.

Apresentação do Cais do Sertão
O projeto Cais do Sertão Luiz Gonzaga foi lançado em Recife, no dia 28 de dezembro de 2010, numa cerimônia que contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que mobilizou o Marco Zero (no Recife Antigo). Durante a audiência com a ministra Ana de Hollanda, o governador teve a ideia de promover, no dia 28 de dezembro próximo (um ano depois), também na capital pernambucana, a apresentação conceitual sobre todo o projeto, trabalho que ficará a cargo do Ministério da Cultura, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Elaborado pelo escritório Brasil Arquitetura, de São Paulo, o projeto contará com recursos do Ministério da Cultura, do Governo do Estado e Porto do Recife. Além do acervo de Luiz Gonzaga, o projeto prevê alta tecnologia e interatividade, oficinas de instrumentos, diversão, conhecimento, biblioteca, midiateca, estações digitais e muito mais, dentro de 7 mil metros quadrados de área construída.
O espaço contará com um terraço panorâmico, com um jardim que vai remeter ao habitat sertanejo. A ideia é trazer o sertão para o litoral, tendo Luiz Gonzaga como a figura de destaque.

Presenças
Acompanharam a audiência desta sexta-feira, no MinC, a presidente (substituta) do Ibram, Eneida Braga, o diretor do Departamento de Patrimônio Material (Depam), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Andrey Rosenthal, Kleber Rocha, da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), o coordenador-adjunto do Programa Monumenta, Robson Almeida, e o secretário de Imprensa do Governo de Pernambuco, Evaldo Costa.

(Texto: Glaucia Lira – Ascom/MinC)
(Fotos: Marina Ofugi – Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário