domingo, 11 de dezembro de 2011

Deputado Estadual Jeferson Fernandes Homenageia os 30 Anos das Pastorais da Juventude

Foto: Marcos Eifler
No período do Grande Expediente, nesta quinta-feira (1º), o deputado Jeferson Fernandes (PT) homenageou os 30 anos das Pastorais da Juventude. “Atualmente, a PJ vem sendo referência no debate dos direitos humanos no Brasil ao pautar a violência contra a juventude”, frisou o parlamentar. Ele destacou a trajetória das ações da Igreja voltadas às demandas da realidade mundial e aos jovens, implantadas a partir do início do século passado.
“A grande força da Pastoral da Juventude se dá no Brasil em 1992, marcada pelo tema da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Juventude - Caminho Aberto”, lembrou o parlamentar. As iniciativas da CNBB para os jovens foram citadas, a partir da criação do Setor de Juventude em 1983. “Assumiu a Pastoral Orgânica da Juventude, tendo o jovem como protagonista de sua ação evangelizadora, visando favorecer a articulação dos jovens a partir dos ambientes onde vivem. Não é uma ação planejada para jovens e, sim, a partir deles e delas, jovens evangelizando jovens”, disse.
Por volta de 1920, mencionou Jeferson, o Papa Pio XI, preocupado com a missão da Igreja diante dos desafios e das grandes mudanças na realidade mundial com o processo de urbanização e industrialização, estimulou a chamada Ação Católica. Tratava-se da formação de um espaço de participação dos leigos no apostolado hierárquico da Igreja para a difusão e a atuação dos princípios católicos na vida pessoal, familiar e social.

Ação Católica Especializada
Com a implementação da Ação Católica Especializada –  de 1950 a 1960, passaram a ser formados grupos, como Juventude Agrária Católica, Juventude Universitária Católica, Juventude Estudantil Católica e Juventude Operária Católica. Segundo o parlamentar, a partir disso houve o início de um novo modelo de evangelização para os jovens, e a Pastoral de Juventude herdou muita coisa deste período.
“O surgimento de uma Pastoral de Juventude orgânica e transformadora como conhecemos hoje foi sendo gestado na década de 70 por iniciativa da própria Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e iluminado por um novo modelo de Igreja Latino-americana que vinha sendo construído através das conclusões e encaminhamentos das Conferências dos Bispos da América Latina ocorridas em Medelin, Colômbia,em 1968, e em Puebla, México, em 1979”, citou ainda sobre as ações desenvolvidas para os jovens ao longo dos anos.

Pastorais da Juventude
O deputado mencionou as diversas pastorais organizadas no país: Pastoral da Juventude, que organiza-se a partir dos grupos nas comunidades; PJE - Pastoral da Juventude Estudantil; a PJMP - Pastoral da Juventude do Meio Popular e PJR - Pastoral da Juventude Rural.

Menções especiais
O deputado concluiu fazendo agradecimentos e manifestou gratidão a algumas pessoas especiais, como Dom Sinésio Bohn, bispo emérito da diocese de Santa Cruz do Sul, e padre Hilário Dick, sacerdote jesuíta. “Eles são exemplos de amor pela juventude, anos de história, vidas dedicadas e gastas no serviço e pela causa da juventude. Na simplicidade de suas presenças, no trabalho e empenho, na luta em defesa da vida dos jovens, foram e ainda são incansáveis.”

Manifestações
Manifestaram-se, em apartes, os deputados Miki Breier (PSB), Altemir Tortelli (PT), Silvana Covatti (PP), Aloísio Classmann (PTB) e Giovani Feltes (PMDB).
No fim da homenagem, o músico Victor Farias Schüller, da Pastoral da Juventude de Pelotas, executou o hino comemorativo aos 30 anos das Pastorais da Juventude e a música Coração Livre.

NOTÍCIA: Claudia Paulitsch - MTB 9095
FONTE: Site da Assembleia Legislativa do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário