terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Mais Recursos Pro IBRAM em 2012

Dia do Museólogo é comemorado no Rio de Janeiro com anúncio dos recursos do Ibram para 2012
José do Nascimento Jr - Presidente do Ibram
O orçamento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para 2012 poderá ser ampliado em até 72% se o Congresso aprovar todas as emendas parlamentares em favor da autarquia apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da União. Foi o que afirmou o presidente do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, José do Nascimento Junior, em discurso na cerimônia do Dia do Museólogo, nesta terça-feira, 20, no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.
Nascimento disse que, entre os órgãos vinculados ao Ministério da Cultura, o Instituto é o que deve conseguir mais recursos por meio de emendas parlamentares. “Este desempenho mostra a consolidação da imagem da instituição no Congresso Nacional”, acrescentou.
Para o presidente do Ibram, as perspectivas da autarquia para 2012 são boas, apesar da crise econômica externa. A meta é aplicar bem os recursos recebidos. Ele garantiu que a autarquia vai investir na qualificação de pessoal e lembrou que a agenda de trabalho será intensa, já a partir do início do ano, porque a promessa do governo é não contingenciar as verbas do orçamento, ao contrário do que ocorreu este ano.
No Rio de Janeiro, os museus terão programação especial em junho, durante a Rio +20 , reunião sobre meio ambiente promovida pela Organização das Nações Unidas. Além disso,  estão previstas para o próximo ano as seguintes atividades do Ibram:  Fórum Nacional de Museus (de 16 a 20 de julho), X Semana Nacional de Museus (14 a 20 de maio) e a Sexta Primavera de Museus (setembro).
Pátio do Museu Histórico Nacional, palco da festa em homenagem ao Dia do Museólogo
Nascimento lembrou também que, em 2012, o Brasil coordenará, no âmbito da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o debate sobre a criação de um marco regulatório internacional para a preservação e a divulgação do patrimônio museológico mundial. Mais de 40 países participarão dessas negociações.

Balanço de 2011
De acordo com o presidente do Ibram, 2011 foi um ano muito produtivo. A instituição conseguiu empenhar cem por cento de seu orçamento e os 30 museus a ele vinculados realizaram um total de 70 exposições. Na área de fomento, a instituição apoiou mais de 200 projetos e realizou ações inovadoras, como a criação de pontos de memória no exterior (Espanha, Uruguai e Bélgica), rede que deverá ser ampliada em 2012, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. Outra iniciativa destacada foi o 1º Prêmio Ibram de Roteiros Audiovisuais, uma das maiores premiações do país neste setor, que recebeu a inscrição de mais de 120 propostas.
Em seu balanço das atividades de 2011, Nascimento ressaltou também a implantação do Sistema de Gerenciamento Integrado (SGI), que deu mais transparência à gestão documental da instituição. E destacou  importância do setor de publicações do Instituto na sistematização e produção de conhecimento. Segundo ele, não há terceirizações nesta área.

Publicações do Ibram
Publicações do Ibram
Este ano, a autarquia publicou dois números da Coleção Museus, Memória e Cidadania (o número nove, dedicado aos relatos sobre a luta contra a ditadura e a vida na clandestinidade durante o regime militar; e o número 10, sobre uma  experiência etnográfica com os maracatus de Recife). Foram publicados também dois volumes de Museus em Números; o Guia dos Museus Brasileiros; a quinta edição da Revista Brasileira de Museus e Museologia (Musas);  e os Cadernos Museológicos sobre Política  de Segurança para Arquivos , Bibliotecas e Museus . O Ibram apoiou ainda a edição do Inventário sobre a Arte Sacra Fluminense, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Concursos
Em sua fala, a diretora do Museu Histórico Nacional, Vera Lúcia Tostes, destacou os avanços obtidos pelo setor nos últimos dois anos, após a criação do Ibram. Ela acrescentou que, além de celebrar as conquistas, é preciso também dar mais atenção à política de pessoal. Vera Lúcia afirmou que faltam funcionários nos museus. Segundo ela, muitos estão se aposentando e, para substituí-los, o governo precisa abrir mais concursos. Em sua opinião, não se deveria falar apenas em Dia do Museólogo e sim no Dia dos Profissionais de Museus, já que muitas outras profissões participam do dia a dia do trabalho nos museus.
A representante técnica do Ibermuseus, programa de cooperação intergovernamental para a criação e fortalecimento de políticas públicas de museus, Antía Vilela, apresentou a segunda edição do Edital Conversaciones. O edital apoia projetos de curadoria, incentivando a pesquisa e a pré-produção de projetos  expositivos entre instituições de dois ou mais países. As inscrições poderão ser feitas até 20 de abril do próximo ano.
A cerimônia do Dia do Museólogo incluiu também uma homenagem à Tv Globo por seu trabalho de divulgação dos museus nas novelas Fina Estampa e Morde e Assopra. O Diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger,  disse que “qualquer museu que quiser divulgar suas exposições e atividades pode nos procurar”.
Durante a solenidade, foi exibido ainda um episódio da série Conhecendo Museus. O programa, que será veiculado em 2012  nas emissoras de Tv educativas,  foi produzido pelo Ibram, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da TV Brasil, e a Fundação José de Paiva Neto. A  série é composta por 52 episódios, com duração de 20 minutos cada. Os vídeos serão levados também às escolas públicas de todo o país, através da TV Escola, graças a um acordo firmado com o Ministério da Educação.

(Texto: Heloísa Lopes – Ascom/RRRJ/MinC)
(Fotos: André Melo  Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário