quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Confirmado no MARS

Apartir da próxima segunda-feira (17), estarei assumindo a coordenação dos trabalhos do MARS - Museu Antropológico do RS, ao qual recebi o convite da Secretaria de Cultura do Estado do RS, fruto de uma articulação de diversos setores museais, de lideranças políticas, de gestores culturais e de outros equipamentos culturais, ao qual referendaram a indicação de meu nome para este espaço.
A frente do MHSLS propiciamos interfaces com diversos grupos culturais que permeiam a vida museal, organizamos o acervo e inicamos um processo de revitalização do museu, de criar uma identidade visual ao museu, de fomentar ações educativas, e de principalmente tornar o Museu Histórico São Lourenço do Sul referência na região. Espero que o MHSLS siga preservando a memória e a história do povo lourenciano!
Agradeço a todos que colaboraram para que eu chegasse a coordenação deste espaço, pois compreendo que tudo há um começo e que foram estas primeiras oportunidades que fazem com que a gente possa ir adiante. Em especial agradeço aos amigos de Camaquã e de São Lourenço do Sul, ao qual não mediram esforços e foram nesses locais que as oportunidades se fizeram presentes.
Levo de tudo isso, uma gestão que focará em duas palavras que considero mágicas para o bom andamento de qualquer projeto que se pense fomentar, diálogo e solidariedade, são esses o marcos de minha gestão.
Ao MARS penso que o museu deve ser um espaço fomentador de conhecimento, seja por pesquisa, por exposição, e que o mesmo deve resignificar a memória e o patrimônio cultural de suas tipologias. Enfim agradeço muito este novo desafio que a SEDAC - Secretaria de Cultura do Estado do RS e a vida me proporcionam, e que espero honrar com muito trabalho esta confiança e que bom quando as vida nos desafia.
Acho que estas palavras ressaltam bem o que penso sobre a cultura no RS "o Rio Grande do Sul, não tem uma cultura absolutizadora, são as diversas linguagens e expressões culturais, que forjam a identidade de seu povo" (Joel Santana)
A todos muito obrigado pelo carinho e mãos à obra construir cada vez mais um futuro melhor pra todos nós!

Um comentário:

  1. Oi, Joel, meu nome é Luciano, moro em Goiânia, formado em História pela Universidade Federal de Goiás, e na época da militância estudantil eu escrevia alguns textos, e criei um blog há muito tempo a fim de postar alguns dos textos que escrevi. Agora eu resolvi reativar o blog, fazer dele um blog bem sujo, e voltar a militar novamente, depois de ter trabalhado muito pela internet durante a última campanha eleitoral para presidente, seja respondendo a e-mails mentirosos de Soninha Francine/Serra, seja no twitter. Dessa forma, informo ao senhor que estou te seguindo e peço para que coloque o link de meu blog em sua lista, fico muito agradecido e parabéns pelo seu trabalho. Valeu! - http://asarvoressaofaceisdeachar.blogspot.com/

    ResponderExcluir