terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ponto de Cultura ArtEstação Promove Exposição Multíplos

MÚLTIPLOS de JOÃO AUGUSTO SANTOS


MÚLTIPLOS é o nome da nova mostra de fotografias digitais do artista riograndino João Augusto Santos a ser inaugurada em 14 de janeiro de 2011 no ARTESTAÇÃO, na praia do Cassino.
A maioria das colagens apresentadas tem sua origem nas fotografias realizadas em Barcelona (Espanha), em 2006, e os objetos em questão são detalhes das obras do arquiteto catalão Antoni Gaudí (1852-1926).
A obra de Gaudí causou forte impacto em João Augusto e o material reunido digitalmente estava arquivado, desde então, esperando por uma oportunidade para que fosse trabalhado e mostrado, o que acontece agora.
Gaudí foi um mestre da arquitetura moderna espanhola e suas ideias de reaproveitar cacos cerâmicos em mosaicos ímpares se aproximam das obras expostas, pois de certa maneira as fotografias apresentadas também resultam de imagens de fragmentos repetidos exaustivamente como um mosaico.
Nas fotos-colagens apresentadas é possível observar detalhes de diferentes obras-primas do mestre catalão como o Parque Güell, Casa Batlló e La Pedrera.
Nos anos oitenta, ainda residindo em Rio Grande e fazendo sua formação em Artes Plásticas na FURG, João Augusto realizou as primeiras experimentações em fotografia e registrou boa parte do patrimônio arquitetônico histórico da cidade e da praia, atividade realizada como bolsista do Projeto Arquitetônico Cidade do Rio Grande, sob a orientação da professora Zilá Nunes Lawson. Também foi premiado na Iª Oceanofotográfica da FURG em 1988, na categoria preto e branco e foi selecionado no I Salão Nacional de Artes Plásticas de Pelotas com três fotografias em 1989.
A mostra MÚLTIPLOS traz João Augusto Santos de volta a sua terra natal depois de quinze anos, pois o artista reside em Porto Alegre desde 1995 atuando no magistério público da Prefeitura Municipal de Porto Alegre como arte-educador.
MÚLTIPLOS também comemora os trinta anos de produção artística de João Augusto Santos, que realizou sua primeira exposição em 1981 no Senac, em Porto Alegre.

Contatos sobre a exposição:
Célia Maria Pereira
(53) 323-69028 / 99560767
Rua 1 - N. 10 - Km 4
Vila Olinda - Senandes
Rio Grande/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário