sábado, 19 de maio de 2012

80 Anos da Escola de Museologia da Unirio e Medalha de Honra ao Mérito

80 Anos da Escola de Museologia da Unirio

O Curso de Museologia da Escola de Museologia da UNIRIO foi o primeiro Curso nesta área criado no Brasil e também o mais antigo das Américas. A idéia de um Curso de Museus remonta à criação do Museu Histórico Nacional – MHN, idealizado por Gustavo Dodt Barroso, político e escritor cearense, membro da Academia Brasileira de Letras e um dos intelectuais mais atuantes da vertente regionalista e nacionalista das primeiras décadas do século XX. O Museu, aprovado pelo Decreto Nº 15.596, de 2 de agosto de 1922, foi inaugurado em 1º de outubro deste mesmo ano. O capítulo VI deste Decreto previa a criação de um Curso Technico de dois anos, commun ao Museu Histórico Nacional, à Bibliotheca Nacional e ao Archivo Nacional e cujo objetivo principal era formar oficiais para o MHN e amanuenses para o Arquivo e a Biblioteca Nacional. Este Curso não chegou a ser implantado, mas, em termos de conceito, constituiu uma espécie de embrião do que seria o futuro Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO.
Foto: Márcio Ferreira
A Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) é a mais antiga da América do Sul. Criada em 1932, vem aprimorando constantemente seu currículo e seus métodos de ensino, para formar profissionais sempre sintonizados com o mercado de trabalho existente e prospectivo.
Para comemorar a data a Escola de Museologia da Unirio organizou uma série de debates e palestras com a presença do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus e agraciou alguns abnegados profissionais que atuam em prol dos museus em todo país, com a Medalha de Honra ao Mérito 80 Anos da Escola de Museologia que foi entregue em cerimônia realizada, nessa sexta-feira, 18/05, no Auditório Paulo Freire, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Momento da entrega da medalha, o Professor Ivan Coelho de Sá - Diretor da Escola de Museologia UNIRIO e Simone Monteiro (SEM/RS)
No RS, Simone Flores Monteiro,  que possui Graduação em História pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1987). Especialista em Sociedade Economia e Política pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1994). Especialista em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Curso de Estudos Avançados em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/ABM (2008), aluna do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Atualmente é Assessora Técnica do Sistema Estadual de Museus/RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Cultura, Coordenadora de Projetos Museológicos do Museu de Ciência e Tecnologia PUCRS, Membro do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus e Membro da Equipe de professores ministrantes das Oficinas de Capacitação do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram - Ministério da Cultura. Tem experiência em Gestão de Museus e Políticas Públicas para Museus, foi a agraciada com a medalha
A equipe do SEM/RS - Sistema Estadual de Museus do RS, sente-se orgulhosa por essa homenagem a esta profissional tão competente e esforçada, que dedica seu trabalho a qualificar a gestão e a formação de políticas públicas para os museus do estado e de todo país, tornando-se uma referência no trabalho. Muito merecida esta homenagem a Simone Monteiro, que ajudou a consolidar boa parte das políticas públicas de museus em todo o país.
Nosso reconhecimento a esta grande profissional da área museológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário