domingo, 6 de maio de 2012

Conhecendo Museus

Ministra Ana de Hollanda lança série que reúne 52 programas a serem exibidos pela TV Brasil.
Ministra na cerimônia de lançamento da série
Estreia na próxima terça-feira, 8 de maio, a série Conhecendo Museus, que será exibida na TV Brasil às terças-feiras, às 17h30, com reprises aos sábados, às 15h30. São 52 programas, de 26 minutos cada, que apresentam os museus brasileiros de forma divertida, a partir do convite de uma câmera de TV para um passeio pela memória nacional.
Produzida a partir de parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a TV Escola (MEC) e a Fundação José de Paiva Netto (FJPN), a série foi lançada na noite desta quinta-feira (3), em cerimônia realizada no ParlaMundi, em Brasília.
Presente ao lançamento, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, destacou que os museus são fundamentais para que os brasileiros conheçam sua história e cultura, e que a preocupação de se passar uma imagem leve e divertida dos museus pode incentivar o público jovem a conhecê-los.
“Quando a gente pensa em Cultura, pensa em formação de público. Quando o interesse para a arte e a cultura é despertado na infância e adolescência, ele permanece com a pessoa”, disse Ana de Hollanda.

Desafio
Presidente do Ibram lembrou o desafio da produção
Os presidentes do Ibram, José do Nascimento Junior, e da EBC, Nelson Breve, lembraram o desafio que foi produzir uma série sobre museus para que o público percebesse que museu não é “lugar de coisa velha”, como popularmente se costuma dizer. “Todos vão gostar e ter vontade de visitar pessoalmente os museus”, afirmou José do Nascimento Junior
Nelson Breve destacou, ainda, que está tentando parceria com a Embratur para levar a série Conhecendo Museus até o exterior. “É um produto que pode ser de exportação, pois mostra a cultura do Brasil”.
O primeiro episódio a ser exibido, no dia 8 de maio, será sobre o Museu do Futebol. Neste dia também será lançado o site oficial da série (www.conhecendomuseus.com.br ) com a programação, novidades e curiosidades sobre os museus e as gravações feitas.
Além da exibição na TV Brasil, a série também será transmitida pela Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), Boa Vontade TV e Rede Educação e Futuro de Televisão. A partir do segundo semestre de 2012, os documentários serão usados como material de apoio didático pela TV Escola/MEC.

Veja a lista dos 52 museus que participam da série:
AM: Museu da Imagem e do Som;
O trabalho é resultado de parceria
BA: Museu Comunitário Mãe Mirinha de Portão; Museu de Arte Moderna da Bahia; Museu do Traje e do Têxtil;
DF: Museu da Imprensa, Museu de Valores do Banco Central; Museu Vivo da Memória Candanga;
ES: Museu de Biologia Prof. Mello Leitão e Museu Histórico de Domingos de Moraes;
GO: Museu de Arte Sacra da Boa Morte e Museu das Bandeiras;
MA: Museu Casa Histórica de Alcântara, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e Museu Histórico e Artístico do Maranhão;
O lançamento atraiu a atenção do público
MG: Instituto Inhotim, Museu Regional de São João Del-Rei, Museu Casa dos Ottoni, Museu de Arte da Pampulha, Museu de Ciências Morfológicas, Museu de Ciências e Técnica da UFOP, Museu do Diamante, Museu do Ouro e Museu Regional de Caeté;
PA: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e Museu Paraense Emílio Goeldi;
PE: Museu do Mamulengo e Oficina Brennand;
RJ: Museu Casa da Hera, Museu Casa de Benjamin Constant, Museu Histórico Nacional, Museu da República, Museu de Arqueologia de Itaipu, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, Museu de Astronomia e Ciências e Afins, Museu Imperial, Museu Nacional da UFRJ, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Naval, Museus Castro Maya;
RS: Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, Museu das Missões, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu de Ciências e Tecnologias PUC e Museu Julio de Castilhos;
SC: Museu Universitário Prof. Oswaldo Rodrigues e Museu Victor Meirelles;
SP: Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu do Futebol, Museu Lasar Segall e Pinacoteca do Estado de São Paulo.

(Texto: Soraia Costa, Ibram/MinC)
(Fotos: Bruno Spada, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário