terça-feira, 15 de maio de 2012

Psiquiatra Olga Falceto Receberá Título de Cidadã de Porto Alegre

Na terça-feira, 22 de maio às 19hs na Câmara de Vereadores de POA.


A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na sessão desta segunda-feira (7/5), o projeto de lei que concede o título de Cidadã de Porto Alegre à médica psiquiatra Olga Garcia Falceto. A homenagem foi proposta pela vereadora Sofia Cavedon (PT), que destaca a contribuição de Olga “para a construção coletiva de um mundo novo, intercedendo na saúde e na qualidade de vida das pessoas, especialmente das famílias em situação de risco”.
Sofia lembra que Olga nasceu em Paris em 1949 de pais exilados políticos da luta anti-franquista na Espanha. O pai, Celedonio, foi morto ainda em 1949 pela polícia do ditador Franco. Sua mãe, Remedios, chegou ao Brasil em navio fretado pela Organização das Nações Unidas para trazer refugiados políticos espanhóis. Na época, Olga tinha três anos. Em 1967, já estudante de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), naturalizou-se brasileira.
Como atesta Sofia, a homenageada fez mestrado e doutorado em Medicina na Ufrgs e hoje é professora e coordenadora geral e de pesquisa do Instituto da Família de Porto Alegre, chefe do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina e professora associada Ufrgs. Olga também tem experiência em Psiquiatria da Infância e da Adolescência.
Segundo Sofia, nas atividades na área de Psiquiatria Comunitária e Social, Olga contribuiu com a constituição de um grupo de pesquisas, na década de 1980, para estudo de casos de abandono de crianças. No final da década de 1990, começou parceria com o Grupo Hospitalar Conceição e o Instituto da Família de Porto Alegre para estudar os fatores psicossociais relacionados com o desenvolvimento de crianças, adolescentes e suas famílias, com foco inicial nos fatores que contribuem para a manutenção do aleitamento materno. “Esse projeto foi importante na formulação e na execução do Programa de Saúde da Criança do Serviço de Saúde Comunitária do GHC", afirma Sofia.
Na área de projetos, conforme Sofia, Olga desenvolveu o projeto da Rede Colaborativa de Saúde Mental e da Justiça (2002), que, por meio de um fórum de discussão, focou nos problemas gerados pelas internações por ordem judicial. Em 2011, a médica coordenou o projeto Viver Melhor na Escola, uma consultoria multidisciplinar nas escolas da área de abrangência da UBS Santa Cecília, que teve por objetivo o desenvolvimento de intervenções para a solução de conflitos entre direção, professores, funcionários, alunos, pais e comunidade.
Fonte: Esquerda Democrática (Corrente Interna do PT/RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário