segunda-feira, 9 de março de 2009

Fauna da Costa Doce inspira peças de artesanato

Um passeio pelo belo cenário natural da Costa Doce, no Rio Grande do Sul, é a proposta da nova coleção de artesanato do grupo Bichos do Mar de Dentro. As mais de 200 peças, inspiradas na fauna e flora da região, serão lançadas oficialmente durante a 16ª Paralela Gift – Feira de Design e Produtos Contemporâneos. A edição do evento, que apresenta semestralmente ao mercado brasileiro as principais novidades do setor, será realizada, em agosto, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O Bichos do Mar de Dentro, formado por 45 artesãos dos municípios de Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Piratini e Camaquã, conta com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e Sebrae Nacional, por meio do projeto Artesanato do Mar de Dentro.

O aperfeiçoamento de técnicas artesanais e a responsabilidade de preservação ambiental são, de acordo com a gestora do projeto Artesanato do Mar de Dentro, Jussara Cruz Argoud, os principais conceitos que integram a coleção 2009 do Bichos do Mar de Dentro. “Voltados às tendências atuais de mercado, os artesãos participaram de oficinas com designers, estilistas e consultores especializados durante os últimos três meses. Os encontros resultaram na criação de mais de 200 novos produtos, como almofadas pintadas à mão, bolsas com estampa de pegadas de animais, entre outros”, adianta a gestora.

Entre os destaques da nova coleção está a ampliação da linha de bichos de pelúcia. As 12 peças que fizeram sucesso na primeira coleção do grupo ganharam a companhia de outras 12 espécies de animais tradicionais da região da Costa Doce: cardeal, noivinha-do-rabo-preto, mão pelada, ema, peixe anual, rã-macaco, tartaruga tigre d’agua, tatu, saíra das sete cores, tamanduá e duas espécies de borboletas. Além da confecção dos produtos, os artesãos do Bichos do Mar de Dentro trabalham hoje na organização de um catálogo voltado aos lojistas. O material, que também deverá ser divulgado durante a 16ª Paralela Gift, reúne fotos dos artigos produzidos pelo grupo, histórico dos empreendedores participantes do projeto, dados sobre a fauna da região e informações comerciais.

Para o artesão José Carlos Neutzling, integrante do núcleo do Bicho do Mar de Dentro, em São Lourenço do Sul, as novidades que serão apresentadas, em 2009, consagram o sucesso conquistado pelo grupo por meio do empenho de seus participantes. “O alto grau de aceitação dos produtos no mercado lojista nos deixa muito orgulhosos. Em apenas três anos de trabalho, somamos mais de 2 mil peças comercializadas nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília”, resume. Para os próximos meses, o grupo espera que os artigos customizados à mão conquistem novos consumidores, disseminando para maior número de estados os aspectos culturais da região.

A Costa Doce, uma das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, é constituída pelo maior complexo lacustre da América Latina, que inclui o Lago Guaíba, o Rio Camaquã, o Canal São Gonçalo e as Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira. Os destinos, ideais para a prática de turismo ambiental, cultural e de aventura, trazem na natureza a cultura e a história do povo gaúcho em 12 municípios: Pelotas, Piratini, Jaguarão, Arambaré, Barra do Ribeiro, Camaquã, Chuí, Guaíba, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Tapes, e ainda o Balneário do Cassino e da Ilha dos Marinheiros, ambos no município de Rio Grande.

O projeto Artesanato do Mar de Dentro tem como objetivo a ampliação e comercialização de produtos artesanais da região, gerando aumento de renda. As ações beneficiam 300 artesãos de zonas rurais, periferias urbanas e colônias de pescadores, dos municípios de Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu. O foco do projeto são produtos elaborados com técnicas artesanais que incluem biscuit, bordado, costura, crochê, madeira, lã, couro, escamas de peixe e fibras naturais.

Bichos do Mar de Dentro

O grupo, criado em dezembro de 2006, foi constituído a partir da união de artesãos de Camaquã, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar. Com o auxílio de uma equipe de designers, os empreendedores desenvolveram uma coleção de artesanato inspirada na Costa Doce do Rio Grande do Sul. Essa região, que engloba o chamado “Mar de Dentro”, configura-se em um dos maiores santuários ecológicos do Estado.

A primeira coleção confeccionada pelos artesãos é formada por 12 espécies encontradas na região – cisne-do-pescoço-preto, capivara, tachã, biguá, coruja do campo, quero-quero, gambá-de-orelha-branca, jacaré-do-papo-amarelo, jararaca-da-praia, garça grande, garça pequena e graxaim –, além de almofadas, bolsas, cachecóis, caixas decorativas, cortinas, fantoches de dedos, imãs de geladeira, nécessaires, entre outros produtos. São parceiros do Bichos do Mar de Dentro a Caixa Econômica Federal, a Agência de Desenvolvimento Turístico da Costa Doce e biólogos atuantes na região.

Um comentário:

  1. http://www.riogrande.com.br/pelotas_fauna_da_costa_doce_inspira_pecas_de_artesanato-o180174.html

    ResponderExcluir