sexta-feira, 13 de março de 2009

Reponte 25 anos

Há exatos 25 anos, no ano de 1985, acontecia em São Lourenço do Sul, a primeira edição do Reponte da Canção, festival que se tornaria mais tarde um dos principais eventos nativista do estado do Rio Grande do Sul.
Após o sucesso da primeira edição, foi construído o local que seria a sede da realização de todas as edições do festival, o Galpão Crioulo, construído de costaneiras e santa fé, situado no camping de São Lourenço do Sul.
O Reponte da Canção foi um dos poucos festivais do Estado que não teve interrupção, porém passou por algumas mudanças. Em suas últimas edições, a administração municipal fez investimentos que qualificaram o evento, entre elas, a abertura a artistas de paises vizinhos, o que enriqueceu o evento tonando-o uma mostra da musica lationamericana. Outra mudança significativa refere-se a captação de recursos através de projetos que garante a sustentabilidade do festival sem depender dos cofres públicos.
A partir da 17º edição a premiação divide-se em duas linhas: Campeira e Livre. Já na 22º edição o festival passou a receber também composições em língua espanhola, abrindo espaço para manifestações de todas as fronteiras do grande Pampa Gaúcho.
Considerado um dos mais conceituados Festivais pelo meio musical, traz a São Lourenço o melhor da música nativista e muitos visitantes que se encantam com as belezas naturais da Pérola da Lagoa.

São Lourenço em Dança
O 4º Encontro de Invernadas São Lourenço em Dança acontece paralelo ao Reponte da Canção e reúne 70 grupos integrando invernadas e CTGs e fomentando um ambiente agradável e familiar a todas as pessoas que participam do evento.
O Encontro de Invernadas valoriza a arte e a dança folclórica do Rio Grande do Sul, representada num belíssimo espetáculo, fazendo do evento um dos maiores espetáculos de dança da América Latina. Os participantes do Encontro ficam acampados junto ao complexo do camping municipal.

Diversas Atrações
Além das diversas atrações no galpão crioulo do camping, o evento trará shows junto à praça de alimentação que esta sendo montada para o evento. A Economia Solidária vem este ano com 12 pirâmides montadas para a exposição dos artigos criados pelos grupos de EPS, haverá ainda espaço para trabalhos de grupos de outros estados e municípios, como é o caso de Tubarão (Santa Catarina), Pelotas, Camaquã, Cachoeira do Sul, Piratini, Canguçu, entre outras cidades que estarão presentes no 25º Reponte da Canção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário