quinta-feira, 19 de março de 2009

Nasce a UFFS


O presidente Lula assinou ontem (16/07/08) projeto de lei criando a Universidade Fronteira do Sul (UFFS), que será encaminhado ao Congresso. A instituição deverá beneficiar 3,7 milhões de habitantes do Norte do Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná. A expectativa é criar 30 novos cursos e atender cerca de 10 mil estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Os cursos devem abranger as áreas de tecnologia, agricultura familiar, licenciatura e saúde popular.

A intenção é promover o desenvolvimento da região, atender aos municípios que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e ajudar o processo de integração dos países do Mercosul.

A UFFS funcionará com estrutura multicampi. Sua sede será em Chapecó (SC) e inicialmente terá quatro campi: em Cerro Largo e Erechim, ambos no Rio Grande do Sul; e nos municípios de Laranjeira do Sul e Realeza, Sudoeste do Paraná. Serão necessários 500 professores, 108 técnicos administrativos de Nível Superior e 232 de Nível Médio para o pleno funcionamento da universidade. Para o custeio e o pagamento de salários, é estimado investimento anual de R$ 194,5 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário