O fundador e ex-diretor do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, Telmo Lauro Müller morreu na manhã dessa segunda-feira (9), em São Leopoldo. Aos 85 anos, o escritor, historiador, professor e museólogo era uma das principais referências da história da colonização alemã no sul do Brasil. Nascido em 17 de setembro de 1926, o professor Telmo, como era conhecido, estava internado desde o dia 2 de janeiro no Hospital Centenário, devido a complicações causadas pelo Mal de Alzheimer. A Prefeitura de São Leopoldo decretou luto oficial de três dias.
Telmo idealizou e fundou o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo em 20 de setembro de 1959, junto com o historiador e amigo Germano Moehlecke. Foi diretor da instituição por 48 anos e atualmente ocupava o cargo de diretor de honra. Recebeu diversas condecorações pelos serviços prestados à cultura, educação e história, entre elas a Medalha Negrinho do Pastoreio, em 1996, principal honraria concedida pelo governo gaúcho.
Na sua vida acadêmica, formou-se em Filosofia, Ciências e Letras pela Ufrgs, em 1951, e foi licenciado como museólogo e historiógrafo. Foi professor em muitas instituições, entre elas o Colégio Sinodal e Instituto Rio Branco.
Sobre o Museu
O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo foi fundado para salvar do esquecimento elementos que se refiram à história da imigração e colonização alemã. São retratadas as contribuições germânicas na cultura, arquitetura, política e nas diversas áreas que compõem o cenário em que hoje vivemos.
Fonte: Asscom SEDAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário